sábado, 23 de agosto de 2008

Resumo semanal

Olá pessoal!

Como foi a semana de vocês?
Creio que tenha sido bem produtiva pois foi um bom momento para darmos uma recuperada.

Conforme eu citei anteriormente, esta foi uma semana que poderíamos ter uma leve recuperação da bolsa, mas que ainda não nos mostra qualquer tendência de seguir em alta, ao contrário, ainda teremos que ultrapassar algumas marcas para que possamos considerar este período como uma tendência altista.

Analisei brevemente os gráficos do IBOVESPA e da PETR4, para ter uma noção de como está a stuação e na verdade gostei do resultado, embora que nos mostre uma possibilidade grande de queda nos próximos pregões, estamos indo de acordo com os gráficos.

Vejamos o do IBOVESPA:


Vemos ali que a tendência de queda continua, mas que podemos ter uma quebra desta tendência, mas nos tira a esperança de uma alta o gráfico pequeno, na região amarela, pois mostra que a linha azul está voltando a cair, então acredito que antes de acreditarmos em uma alta, é bom nos preparamos para cair mais um pouco, chegando até ao fundo anterior a princípio.

Vejamos agora o gráfico da PETR4:


A Petrobrás nos mostra um gráfico parecido com o do IBOVESPA, exceto porque ela já rompeu um canal de baixa que tinha e ainda está acima de uma linha de suporte/resistência e embora que a linha azul do gráfico com fundo amarelo, esteja apontando para baixo ainda podemos ter um repique. A possibilidade de durante esta semana cair mais um pouco é grande, mas o momento é de indecisão, ainda mais se der uma alta durante a segunda-feira. Se cair, o movimento pode ser considerado natural pois os preços deram uma boa esticada durante esta semana. Vamos acompanhar de perto este papel.

Outro que nao coloquei gráfico mas está com um movimento interessante, é a GGBR4, que na verdade recomendo compra para médio prazo se segunda e terça fechar em alta, mesmo que seja uma leve alta.

Bom pessoal, domingo irei postar de acordo com as informações do fim de semana e algumas coisas mais com as preparações para o início da semana.

Abraços!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Previsão semanal

Olá pessoal!

Estive analisando alguns papéis, dentre eles alguns dos quais colocarei gráficos hoje.
A minha visão geral sobre a BOVESPA é que estamos descendo uma serra, porém não sabemos onde é e quando chegaremos ao fundo.
Para algumas pessoas já deveríamos estar subindo, para outras, estamos próximos de reverter a queda e começar a subir, mas segundo os gráficos, ainda podemos cair mais e também pela visão fundamentalista.

Sobre o IBOVESPA, estamos em clara tendência de queda desde junho~julho, o que nos indica que podemos cair bem mais. Certo, mas quanto é esse 'mais'? O mais ao qual me refiro, seria a princípio a casa dos 52.000 pontos, mas claro que podemos ir além disto. Um dos movimentos previsíveis para os próximos dias, é que tenhamos um pequeno rali de alta para que o índice possa tocar na linha superior do canal de baixa mas não nos indica que estaremos revertendo.

Abaixo segue o gráfico da PETR4:


Com base no gráfico diário vemos que temos uma tendência de queda desde o início de julho, que já era prevista desde junho. Agora temos um período de indeicisão que acabou rompendo para cima o canal de baixa mas ainda temos um pequeno suporte na casa dos R$32,30. Caso não respeite este suporte, podemos dar continuidade ao canal de baixa, mas caso respeite pode ou ficar de lado por algum tempo, ou então dar um repique que pode-se tornar uma alta, mas a princípio ainda estamos na queda.

O IFR que é um dos indicadores mais utilizados também, nos mostra que as linhas estão se curzando para baixo, então ele mostra que podemos sim ir mais abaixo da reta de suporte no gráfico de cima.

É um ativo que a recomendação de compra exige muita cautela devido ao período de indecisão, então eu sugiro que para uma tomada de decisão, é bom aguardar até terça ou quarta.

Agora vejamos o gráfico do BBDC4:


O gráfico do BBDC4 está parecido com o da PETR4 e assim é a maioria das ações do IBOVESPA, gráficos parecidos, porém a grande maioria indicando queda de longo prazo e com uma possível reversão mas ainda sem dados concretos sobre isso.

O gráfico mostra que a queda vem ha bons meses, mas que já houve uma recuperação boa no preço, que finalizou caindo pós junho e encontra-se em um suporte.

Na parte do IFR, também temos a indicação de queda. É outro papel que segue as recomendações da PETR4, de muita cautela até no mínimo quarta-feira.

Bom pessoal, creio que seja por estas o movimento da nossa bolsa, mas a situação está realmente crítica e aviso, quem entrar sem ter a consciência que poderá ter uma boa perda, recomendo ficar de fora.

Abraços e muita atenção!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Previsão semanal

Olá pessoal!

Hoje vamos aos fatos desta semana que está começando.
Na sexta-feira tivemos um dia de indecisão, em virtude da influência das commodities, que possivelmente irão seguir influenciando diversos papéis da BOVESPA por algum tempo e é de se esperar que nesta segunda seja um dia assim também.

Para a Terça é possível que siga a tendência criada nesta segunda, caso o índice suba, na terça-feira poderá ter uma leve alta, não acredito ainda que possamos sofrer uma queda muito grande, pois atualmente estamos operando com base nos valores de commodities e em algumas notícias norte-americanas.

Segue o meu conselho de muita cautela, pois embora que pareca que tudo está se recuperando aos poucos, podemos sofrer com algumas poucas, porém fortes quedas. Mas creio que quem comprar ações de boas empresas agora, não esperando um lucro repentino como nos micos, pode estar comprando papéis em um preço que é considerado de promoção pois acredito que pouquíssimas pessoas acompanharam a Gerdau quando as suas ações valiam 30 reais, ou então ações da Petrobrás por menos de 34 reais.

Em uma análise breve do IBOVESPA, é provável que estejamos realmente em um movimento ladista, sem uma tendência confirmada. Ainda pode-se testar os 55,600 pontos como um suporte, sendo assim poderá em seguida subir novamente buscando os 58 mil ou até mesmo os 60 mil pontos. O prazo disto poderá ser de alguns dias de acordo com a visão gráfica, desprezando notícias e índices.

Bom pessoal, até pode ser bom esperar chegar aos 55,660 pontos para assumir uma posição comprada em algum papel bom, pois terá maiores chances de lucratividade e também terá maior segurança, por ter a certeza de que não cairá além deste patar que tem sido importante nos ultimos pregões.

Por enquanto é isto.
Abraços e bons negócios!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Resumo 06-08

Olá pessoal!

Hoje vim fazer a atualização do blog, e aproveitarei para dar algumas notícias sobre o blog. Espero que vocês, leitores, entendam que estou em na tradicional faze de 'pré-vestibulando', então agora mesmo no segundo semestre deste ano tudo estará mais complicado para mim, sendo invés de atualizar o blog diariamente, como eu vinha fazendo, irei atualizá-lo no domingo à noite ou segunda no início da tarde, às quartas após o pregão e às sextas. Isto porquê não quero repassar-lhes informações imprecisas, pois o mercado não tolera este tipo de coisa e uma informação, mesmo que com um pequeno trecho, repassada errada, pode ser fatal em algumas negociações. Então este é um tempo que consigo analisar o mercado.

Agora indo diretamente aos fatos, nesta quarta o mercado teve uma boa recuperação. Muitos dos papéis fecharam em alta. Esta volatilidade toda está sendo atribuída em especial às commodities e sua variação de preço. Há ainda alguns comentários e noticiários dizendo que os Estados Unidos ainda não encontra-se em recessão, mas na minha visão, a recessão já está presente há pelo menos uns 2 meses e agora, o que resta à quem está comprado em ações de boa solidez, é aguardar pois vender agora pode ser muito prejudicial à vida financeira de sua carteira.

Quem está operando vendido, ou seja vender uma ação sem ter a mesma em sua carteira, e já conseguiu um bom lucro, pode até segurar a posição ainda, pois acredito que ainda venha mais queda, entretanto a BOVESPA está se mostrando resistente.

Para quem quer assumir uma posição, recomendo novamente, as ações da Gerdau, Bradesco, Itaú, Vale, Usiminas e até mesmo as da Petrobrás, mas com uma certa cautela. As ações da Gerdau e Vale recomendo pelo motivo que no médio prazo, me refiro do fim do ano até meados de 2009 elas podem ter um crescimento fantástico. As ações de bancos digo pois as taxas de juros podem subir ainda mais, o que para os bancos é bem saudável, uma vez que podem aumentar a receita com empréstimos. E as da Petrobrás, com cautela, por se tratar de uma grandiosa empresa, porém muito volátil quando o assunto principal é Petróleo.

Para os próximos dias, recomendo cuidar para vermos se a movimentaçao ficará de lado ou então tomará algum sentido. Para quem quiser entrar em alguma ação boa, mas não possui o dinheiro ainda, pode-se fazer um termo de Petro ou Vale. O período que eu recomendo é superior a 60 dias. De preferência com período de 90 dias pois isto nos da 3 meses de flexibilidade, chegando em meados de novembro, que é o período que eu acredito estar mais favorável.

Bom pessoal, no momento é isto. Sexta-feira a noite voltarei a comentar sobre as nossas ações.
Abraços!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Semana 04-08/08

Olá pessoal!

Começamos esta semana com uma queda terrível tanto na noss bolsa quanto nas bolsas mundiais, isto se deu em virtude especial da queda dos valores das commodities, como o aço, petróleo e demais produtos.

A Bolsa de São Paulo sentiu fortemente a pressão, fazendo alguns de seus principais papéis caírem a preços extremos e de difícil imaginação até pouco tempo atrás. Papéis fortes como petrobrás e vale do rio doce cairam mais de 5% chegando até 7% como no caso da VALE.

As ações da TAM ficaram em leve alta em virtude do valores do petróleo, sendo uma queda no valor dos barris, bem aceita pela empresa. Em contra-parte temos a tão temida inflação que nos Estados Unidos vem aumentando como vimos nos índices divulgados nesta segunda-feira.

Nesta terça temos a reunião do FED, que deverá anunciar a manutenção dos juros para conter a inflação no país. Também tivemos por lá alguns índices não muito agradáveis nesta segunda-feira, o que colaborou também para que as bolsas operassem em queda.

Para esta terça-feira podemos esperar mais queda, tranquilamente. Também não é de duvidar se aparecer uma força compradora neste meio-tempo, uma vez que os papéis estão a preços realmente atrativos, como as ações da GERDAU(GGBR3 e GGBR4) com patamares de 25 reais. Destas ações recomendaria compra caso nesta terça seguir caindo. Outro papel que pode estar também em um bom momento para comprar é a ITSA4 que formou um suporte. Irei analisar mais a fundo este gráfico para postar tudo corretamente aqui.

No momento é isto, estas são as dicas de compra, visando o médio prazo(até o fim do ano aproximadamente), mas ainda é necessário ter muita cautela com o mercado no movimento atual.
Abraços!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Resumo 31-07

Olá pessoal!

Bem, ao contrário do que eu esperava, nesta quinta-feira tivemos um mercado totalmente baixista, com quedas acentuadas de papéis fortes. Mesmo com a alta na quarta, nesta quinta fomos afetados tanto por notícias internas quanto externas.

Nos Estados Unidos, por responsabilidades dos anúncios de crescimento da economia que ficou abaixo do esperado e dos pedidos de auxílio desemprego, que também ficaram abaixo da expectativa, acabaram impulsionando o IBOVESPA para baixo.

Por aqui, a queda teve uma justificativa que foi o relatório da ata do COPOM, que deu os motivos de porque subir a taxa de juros em 0,75% e não em 0,5% conforme era esperado. Isto mostrou que o governo está trabalhando para que a inflação seja contida o mais breve possível, leia-se até meados de 2009.

O momento continua complicado para quem quer comprar ações visando o curto/médio prazo. Mas é uma boa para comprar visando o longo prazo e de repente, quem quiser correr um risco poderá comprar algumas ações de empresas como USIM5, BOVH3, GGBR4 e aguardar até que elas dêem um repique como ontem, o que para falar a verdade, poderá ocorrer novamente, assim que tivermos mais algumas notícias agradáveis. Lembro que comprar ações em um momento como este é de um risco grande e deve ser visto como um investimento a longo prazo.

Quem está com alguma posição montada e com desvalorização acentuada, digo isto na casa de 10%, com papéis de boas empresas, leia-se Vale, Gerdau, Petrobras, Bradesco, etc, o conselho que dou é para segurar os papéis. Caso a necessidade do dinheiro seja urgente, tudo bem, entretanto se tiver disponibilidade uma boa chance, visando o longo prazo, é fazer uma nova aquisição de ações, diminuindo assim o preço-médio dos ativos em carteira.

Amanhã teremos outro índice norte-americano que pode dar uma boa idéia de como está a coisa por aqueles lados, o índice dos gastos com construção. Mas veremos, pois como é sexta-feira, sempre podemos ter alguma surpresa.

Abraços!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Resumo 30-07

Olá pessoal!
Como foi o dia de hoje para vocês?

Creio que para a grande maioria, tenha sido um dia muito bom, pois poucos papéis não subiram sequer 1% no dia de hoje. Alguns conseguiram uma valorização de 4% em alguns papéis, outros 7% e até mesmo chegando a 9% com ações de primeira linha.

Hoje foi um dia de certo modo atípico no mercado, pois como eu já comentei algumas semanas atrás, fico com receio ao ver altas tão surpreendentes como as de hoje. Isto porque logo poderá haver uma realização. É de fato pode ser uma visão pessimista, mas também nos serviu nesta quarta-feira, para vermos que os mercados são movidos por notícias, ou até mesmo a ausência delas. Um dado importante do emprego norte-americano divulgado hoje, bem como os preços do petróleo e demais commodities foram fatores primordiais para a alta consistente de hoje.

Amanhã teremos a ata da reunião do COPOM por aqui, o que acerdito que também seja motivo para uma alta, talvez não tanto quanto hoje, mas que poderá sim nos trazer uma expectativa boa no médio prazo(até o fim do ano).

Algumas ações nos deram um GAP de alta hoje, outras subiram com figuras bem agradáveis e outras mesmo, ficaram oscilando com uma alta leve. Destaco a LUPA3, que comento de vez em quando, hoje ela acompanhou bem o movimento, chegando ao patamar de R$ 59,00 novamente depois de estar nos R$52. Deu uma ótima oportunidade para quem quis entrar.

Amanhã veremos como o mercado reagirá a mais um dia, se irá nos dar o prazer de subir novamente ou se irá cair. Acredito que possa ter uma alta moderada amanhã, também vamos conferir o volume para ver a consistnência de uma possível alta de curtíssimo prazo.

Abraços!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Resumo 28-07

Olá pessoal, boa noite!

Quem acompanhou o mercado nacional hoje deve ter ficado feliz em ver as ações subindo durante o dia todo praticamente, mas ao fim do pregão, o IBOVESPA despencou devido a pressão causada pelas bolsas norte-americanas.

Foi como citei no comentário anterior, a preocupação no dia de hoje se deu em virtude do petróleo essencialmente, mas foi acrescida pela desconfiança dos investidores americanos com as agências de crédito, pois o desempenho das mesmas não tem sido satisfatório.

A bovespa operava em alta com várias ações subindo, ficando acima dos 57 mil pontos e inclusive chegando aos tradicionais 58 mil. Em praticamente meia hora, antes do fechamento, os papéis começaram a recuar fortemente e de 57.500 pontos aproximadamente, chegou aos 56.800 e ainda deu um leve repique no fim.

Graficamente, a figura que nos mostra é pessimista, formando uma figura que chamamos de martelo invertido, nos dando assim a idéia de que podemos ainda ser alvo de novas quedas nos próximos dias e a cautela deve ser ainda maior uma vez que o novo 'fundo do poço' pode ser a casa dos 53 mil pontos.

Em breve colocarei uma análise gráfica do IBOVESPA para acompanharmos mais precisamente, bem como irei acrescentar mais coisas nas análises gráficas.
Abraços e muita atenção!

Previsão para 28/07

Olá pessoal, bom dia!

Nesta segunda-feira poderemos presenciar um mercado tenso, em virtude da regularização ainda das taxas de juros e em especial por responsabilidade do petróleo que tem caído bastante nos ultimos dias, chegando ao valor de 124 dólares, sendo que pouco tempo atrás estava na faixa de 140.

Vimos durante a semana passada que o IBOVESPA chegou aos 57 mil pontos, algo que é de se preocupar no momento pois sempre houve uma certa unanimidade por parte dos analistas que o fundo do poço seria os 58 mil. Agora o que resta é ver nesta segunda como será a reação dos especuladores e também dos investidores, pois agora é considerado um bom momento para entrar comprando ações visando o longo prazo.

Ainda não vejo como um momento de pânico, mas vejo sim como um momento de cautela que está antecipando algumas ações a serem tomadas, pois se confirmar uma queda nesta segunda, será hora de preparar para uma queda ainda mais, mas caso o IBOVESPA nos mostre que é capaz de subir, o alívio pode ser bem vindo. É importante ressaltar que estamos no popular 'banho-maria', onde vamos esquentando aos poucos, sem sentirmos, mas quando vemos, já estamos com perdas de 10% ou mais em alguns casos.

Para quem quiser entrar agora em alguma posição, é ideal entrar com um percentual baixa da sua carteira, isto porque como citei, o mercado está indeciso e também colocar um stop loss curto de 5% ou menos até.

Quem quiser ir para o longo prazo, considero este um momento bom, não que seja ainda o ideal, mas estamos em uma boa hora para encarteirar ações de boas empresas que na verdade estão em preços raramente vistos. Como é para longo prazo, pode-se utulizar um stop longo ou então sequer colocar stop.

Mas vamos seguir atentos ao mercado pois realmente o mar não está para peixe... digo, peixe pequeno como nós sardinhas, pois os 'Tubas' acredito que estejam conseguindo bons lucros.
Abraços e boa semana!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Análise gráfica - Parte 2

Olá!

Seguindo nos trabalhos da análise gráfica, hoje irei citar um pouco sobre as linhas de resistência e suporte, que são quase que a mesma coisa. Quase!

Então pessoal, nós dizemos que algo há uma resistência quando há uma certa dificuldade em romper ou ultrapassar, certo? Na bolsa não seria diferente, pois dizemos que um papel ou índice possui uma resistência quando o seu valor chega a um certo patamar e nao consegue rompe-lo. Isto quando o movimento é para cima.

Quando o movimento é ao inverso, no caso, de cima para baixo e o ativo não cai abaixo de um valor X, dizemos que há um suporte, pois o papel está com aquele valor de 'chão', e aí que dizemos que "se passar dos X reais, poderá cair atingindo até -2X", onde -2X seria um outro suporte provável.

Vamos ao gráficos então para facilitar:

Neste gráfico, vemos as ações da GGBR4, mais pelo inicio do ano e fim do ano passado. Tracei uma linha na faixa de R$ 51,39 que indica um suporte e uma resistência ao mesmo tempo. Isto porque aquela linha foi se formando como uma resistência, pois o ativo teve uma certa dificuldade em ter fechamento do pregão acima deste valor. Mas também pôde ser considerado como suporte por depois de ter rompido para cima, encostar e nao fechar abaixo do valor.
Em um valor um pouco mais acima, nos R$ 57,72 marquei como uma resistência fraca, pois o valor só chegou perto em dois pregões.

Se os preços não se firmassem após romper os R$ 52,72 e caissem mais um pouco, teríamos fontes seguras de que poderia sim voltar aos R$ 51,39, que foi como falei, assim temos uma certa previsão do que poderá ocorrer nos próximos dias.

É importante frisar que, só podemos traçar uma linha de suporte, ou de resistência, quando os candles encostam duas ou mais vezes em um mesmo preço, sendo assim, não é possível formar uma dessas duas linhas somente com um toque. Só é possível formar um fundo ou um topo histórico, que sçao traços que falarei nas próximas partes.

Aproveitando esta segunda parte, irei complementar a primeira, onde falei sobre os canais. Neste mesmo gráfico aqui de cima da Gerdau, vemos que por algum período os valores oscilaram entre o suporte e a resistência, então este período pode ser considerado como um canal ladista, onde o ativo não estavam nem em tendência de alta, nem em tendência de baixa. Este é um cenário que eu acredito que estejamos neste momento, então, pode ser possível ganhar nesta 'pequena' oscilação.

Bem, para o momento, acredito que seja isto. Não tenho uma previsão em quantas partes dividirei este tipo de análise, até porque eu também estou constantemente aprendendo e farei o possível para repassar o conhecimento que adquiro, então posso dividir em 5 partes, em 10 ou quem sabe em 20 ou mais, pois realmente, é muita coisa.

Abraço!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Taxa de juros

Olá pessoal!

Estive aqui analisando alguns comentários, vendo algumas opiniões na televisão e tirando as minhas próprias conclusões.

O COPOM anunciou um acréscimo de 0,75% na taxa de juros, sendo assim, agora temos uma taxa de 13% a.a. e isto quer dizer que o consumo poderá sofrer uma diminuição ao longo do tempo. Ainda nesta expectativa dos juros, o mercado estava mais aceptível à idéia de que ocorresse um aumento de 0,50% e não de 0,75% como foi decidido, e isto pode demonstrar uma fragilidade do governo no controle da inflação, pois poderiam ter trabalhado em outras situações, mas deram preferência ao aumento de juros.

Para o mercado financeiro, falando diretamente relativo à bolsa de valores, já era esperado um aumento deste, conforme citei anteriormente, mas isto pode causar uma saída de capital da renda variável em busca de mais segurança na renda fixa, uma vez que o mercado está bastante volátil e muitas pessoas buscam maior segurança em momentos como este. A opção para estar pessoas é aplicar o dinheiro em CDB que são pré-fixados, esperando assim que dentro de algum tempo esta taxa de juros poderá cair e a crise dos mercados poderá se estender.

O governo poderia atuar em um controle mais firme nas altas de preços, em essencial em setores como transportes e tecnologias, como por exemplo, comunicações, entretanto como isto acabaria cortando alguns lucros de estatais, é preferível como sempre fazer com que a população se retráia ao invés de setores mais lucrativos e que podem gerar maiores impostos.

Posteriormente vamos aos nossos gráficos então.
Abraços!

Resumo 23-07

Olá pessoal!

Hoje tivemos um dia nervoso devido a reunião do COPOM, que deve decidir pelo aumento da taxa SELIC em 0,5% ou 0,75% ao ano. Também tivemos um mercado tenso hoje em virtude da queda do petróleo, o que acabou fazendo com que os papéis da petrobras puxassem o índice para baixo, bem como outros papéis.

As ações da PETR4 ficaram em queda de 3,55% cotada aR$ 36,10, quase na mínima que foi de R$36,04.
As ações da BOVH3 e BMEF3 fecharam em grande alta 6,05% e 5,79% respectivamente. Juntamente com estas, uma das ações responsáveis por segurar o IBOVESPA hoje foi a VALE5 que fechou em cenário positivo, com uma alta de 0,30%.

Ainda há diversos comentários que surgem dos Estados Unidos anunciando que as crises por lá ainda não estão fracas o suficiente para podermos comemorar por aqui e nem termos expectativas muito positivas, então o melhor mesmo ainda é ter bastante cautela.

O movimento está bastante instável e não encontra-se muito propício para quem deseja investir no mercado com prazo menor que 6 meses, mas para quem quer entrar no mercado e assumir algum risco, com um objetivo mais longo, continua sendo um bom momento ainda, embora que os fatores negativos que podem levar a bolsa para baixo sejam os mais diversos possíveis.

Vamos manter a atenção pois até amanhã mesmo será um dia com bastante nervosismo em virtude do COPOM ainda e também em virtude do petróleo que pode fazer com que caia ainda mais.

Abraços e em breve postarei a segunda parte das explicações sobre análise técnica.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Resumo 22-07

Olá pessoal!

Conforme disse, voltei aqui para dar as satisfações finais com relação ao dia de hoje. A bolsa não reagiu no fim do pregão e nem no after-market, deixando assim uma grande baixa no dia de hoje, puxada em especial pelas ações do setor petroleiro e siderúrgico.

A LUPA3 que citei anteriormente, acabou fechando em baixa, em especial pela dependência dos papéis da petrobrás, que são altamente atrelados à esta empresa e que despecaram no dia de hoje.

O IBOVESPA também não recuperou-se no fim, ficando abaixo dos 60 mil pontos e nos deixando assim uma margem para chegar aos 58 mil pontos novamente e quem sabe depois disto dando maior margem para ter forças e subir mais.

O volume de hoje foi próximo ao de ontem, sendo que ontem ainda teve o vencimento de opções o que na verdade seria normal que o volume fosse muito maior, mas foi algo que não tivemos ontem.

No momento é isto pessoal.
Abraços!

Análise gráfica - Parte 1

Olá!

Conforme citei, vim aqui trazer algumas coisas que utilizamos na análise de gráficos da bolsa. O essencial é que comecemos por baixo, então a princípio falarei algumas coisas que para muitas pessoas já seja de total conhecimento.

Aviso que não devemos nos basear somente por gráficos, mesmo que eles nos deem uma ótima noção dos movimentos, sempre é arriscado pois muitas vezes fazemos gráficos que nos indicam alta e nos dão ordens de compra ou de venda, enquanto a situação pode ser, na realidade, bem diferente.

Ao analisarmos os gráficos, podemos optar por alguns tipos diferentes. Em geral os analistas preferem os gráficos de Candlestick, que tiveram a sua origem há alguns séculos no oriente, com base nas vendas de sacas de arroz. Hoje são os mais utilizados pois mostram facilmente os valores que oa ativos atingiram, tanto de valor mínimo, quanto máximo, o preço de abertura, e o preço de fechamento.

Na verdade todos os gráficos que postei até hoje, são em Candle. A sua utilização é mais corriqueira pois ao ter de traçar médias, retas e demais figuras, fica mais fácil para se fazer com gráficos assim.

Hoje vou começar com algo que é de grande importância nas análises e considero como uma das coisas fundamentais. Os canais de alta e canais de venda. Eles não mais do que duas retas, que no caso de um canal de alta, a reta de baixo comanda a de cima. Vejamos um gráfico antigo da GGBR4, assim facilitaremos a explicação:

No caso, vemos que 7 pregões após o da 14/01/08 comecou a se formar um período de alta. Dois meses após foi possível criar um gráfico. Isto foi feito traçando a reta de baixo, deste pregão 7 dias após 14/01 até 31/03. A reta de cima ela deve ser colocada no ponto máximo entre este período, então está pronto o canal de alta. Este canal possui uma diferença de 23 dias entre o topo e a parte de baixo, nos indicando o período que poderemos chegar novamente ao topo ou ao fundo.

Os canais são ferramentas muito importantes na análise de gráficos, isto porque nos dá uma noção de onde o valor de determinado ativo pode chegar e o que poderá acontecer se não respeitar estas linhas. Como podemos ver neste gráfico acima, ao ultrapassar para cima o canal, os valores tiveram uma grande alta, mas caso esta alta não fosse consistente, poderia retornar para dentro do canal dando assim, uma queda mais acentuada.

Também temos os canais de baixa e laterais, sendo que, os canais de baixa são praticamente a mesma coisa que o de alta, mas ao invés de traçar primero a linha de baixo, traça-se a linha de cima do canal, com os mesmos requisitos(entre dois candles) e a de baixo também(no caso, deve ficar na menor cotação entre os dois candles da parte de cima).

Os canais que indicam lateralização do mercado, são basicamente como uma linha de suporte e outra de resistência,que já comentei ha algum tempo, mas irei citar novamente em novos posts relativos à análise gráfica.

Podemos ter canais de alta/baixa de diversos períodos, como por exemplo, o IBOVESPA possui canais que são de longo prazo, alguns são traçados desde 2000, 2001, que são canais bem duradouros e por maior que seja a crise ou a euforia, não são rompidos. Mas também há canais que podem ser de curto e médio prazo. É comum vermos nos computadores de grafistas alguns canais de duas semanas ou três, bem como canais de anos e anos, isto depende do tipo de prazo que o investidor requer e da situação da economia, como ultimamente por exemplo, que estamos passando por diversos momentos complicados, muitos investidores têm como base os gráficos mais longos a fim de ter uma projeção do 'fundo' da crise.


No momento é isto. Estou colocando as postagens sobre análise gráficas com o marcador de 'Grafismo' e 'Iniciantes' para que fique mais fácil de vocês leitores, encontrarem. Basta conferir nos links ao lado.
Abraços e em caso de dúvidas, deixe o seu comentário!

Resumo parcial 22-07

Olá pessoal!

Por enquanto, às 15h, estamos com a BOVESPA operando no negativo ao passo que nos Estados Unidos o preço do Petróleo cai e deixa a situação complicada para algumas bolsas daquele país. Mas outro fator que está preocupanco os norte-americanos é o desempenho do quarto maior banco Norte-Americano, o Wachovia, que anunciou nesta Terça-feira um prejuízo maior que os analistas de mercado esperavam, que fechou o segundo trimestre com prejuízo de US$ 8,86 bilhões.

Por aqui no cenário doméstico, temos as ações prejudicadas pela alta do petróleo, como a ações de refinarias e siderúrgicas. Os bancos estão instáveis, tendo o ITAU4 com alta em suas cotações e o BBDC4 com queda de quase 1%.

Ontem a Lupatech(LUPA3), divulgou ontem após o pregão que a sua carteira no setor de óleo e gás teve um aumento de 10% passando assim dos R$ 550 milhões. Esta valorização é cotada com a comparação do anuncio feito em 15 de abril deste ano. Hoje temos as ações da LUPA3 operando em alta de 1,65% cotada a R$ 55,40. Embora com esta notícia o número de negócios ainda está muito baixo, o que pode nos dar uma reação pelo fim do pregão. Mas esta melhora se dará no médio prazo, com apresentação de resultados melhores ainda. Reitero que eu possui ações desta empresa, e embora que eu não queira, realizarei a venda delas em breve para cobrir uma posição da PETR4 que assumi, mas as ações da LUPA3 são para quem visa o longo prazo e não tem preça, pois elas costumam ficar um bom tempo em uma cotação parecida, mas quando começam a variar, sobem bastante.

Estive comentando ultimamente que poderemos estar com um suporte na casa dos 60.000 pontos, mas hoje estamos operando em torno dos 59.300 neste momento, então temos duas possibilidades para o fim do dia de hoje: O IBOVESPA começa a reverter para fechar acima dos 60k, ou então poderemos voltar a encontrar o suporte de verdade nos 58k. Vale dar uma conferida até o fim do dia.

Por enquanto é isto, mais tarde voltarei com outro comentário, relatando o fim do pregão e as expectativas.

Abraços!

Resumo 21-07

Olá pessoal!

Após o fim de semana, nesta segunda-feira tivemos uma bovespa positiva, sendo puxada em especial pelos papéis da vale, petro, gerdau, CSN e usiminas.

Novamente o IBOVESPA, principal índice da bolsa paulista, encostou nos 60 mil pontos mas fechando em alta. Estes 60.000 pontos estão realmente se tornando uma pequena resistência pois frequentemente a cotação chega a esta pontuação e volta a subir, como foi o dia de hoje.

Nos Estados Unidos, Wall Street acabou registrando uma queda e que por milagre, não chegou a atingir tanto o nosso mercado, pois a notícia dos preços do petróleo atingiram contrariamente a petrobrás, fazendo com que ela tivesse uma alta.

Analisando rapidamente o gráfico diário da VALE5, ha três pregões ela nos deixou um GAP de baixa, o que pode nos indicar que ela poderá voltar a casa dos R$ 42,50 ou até mesmo ultrapassar os R$ 43,70. Mas isto não é um movimento que obrigatoriamente, ocorra nos próximos dias, pois podemos ter uma queda e este GAP poderá ser fechado somente daqui algum período maior. Entretanto os preços estão bastante atrativos.

Amanhã é um dia que poderá nos dar mais uma clareza da situação, pois a princípio a bolsa está se recuperando, o que pode nos indicar que um período de altas poderá estar próximo. Mas ainda por melhor que seja a nossa perspectiva, temos que ultrapassar os 61700 pontos, para então rumar aos 62600, que é onde temos um dos objetivos pode nos levar.

No momento é isto, amanhã acompanharei mais de perto o mercado.
Estou prestes a montar um 'guia' de análise técnica, desde o que são as médias móveis que traçamos no gráfico até algumas figuras. Devo separar em alguns dias para ficar mais didático e não tão massante, mas ainda não tenho uma previsão de início, porém, avisarei.

Abraços!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Complemento resumo 17-07

Olá, como falei, voltei para dar um parecer geral.

As ações da petrobrás continuaram caindo mais, chegando aos R$ 37,39 bem como as demais ações que citei na postagem anterior.

Na agenda de amanhã no cenário norte-americano não teremos algo siginifcativo, então fica praticamente a cargo do petróleo e de notícias corporativas mesmo.

Como hoje ocorreu uma baixa bem grande, é possível que amanhã alguns investidores entrem comprando e nos dê uma alta, isso me leva a crer mais concretamente que estamos andando de lado ainda.

Como complemento é isto.
Abraços!

Resumo 17-07

Olá!

Estamos agora ante o fechamento do mercado, os papéis do IBOVESPA estão derretendo, fora alguns poucos que conseguiram se manter no cenário positivo, como os bancos por exemplo, refletidos pelo o que comentamos anteriormente, a melhora do crédito das hipotecas norte-americanas e a força que o governo dos Estados-Unidos têm dado à esas agências.

Mas que não possui ações dos bancos, deve ter ficado preocupado hoje pois ao ver que os principais índices europeus fecharam em alta, era de pensar que aqui seguiria o mesmo rumo, que na verdade foi bem diferente e chegou a estar com mais de 3% de queda no índice IBOVESPA.

Certamente alguns analistas irão comentar sobre o petróleo e colocarão parte da culpa no produto para justificar as quedas de papéis como PETR4, entretanto esta queda seria boa para os papéis de outras empresas e pela lógica teriam de subir, mas não foi bem este o movimento. Só favoreceu mesmo as empresas do setor aéreo que com a queda dos preços do petróleo aí sim elas gastam menos para operar.

Agora poucos minutos atrás o banco de investimentos Goldman Sachs mudou a recomendação das ADRs da VALE de neutra para situação de compra, então, se eles estão vendo uma possibilidade de compra, pode ser que realmente esteja em um bom momento pois é de crer de eles não querem mais prejuízos do que já têm.

Mais tarde voltarei a me manifestar com os resultados do After-market pois poderemos ter uma base para o dia de amanhã. Agora o fechamento ficou em: -3,14% do IBOVESPA, segurando-se na casados 60k pontos, que foi o que comentei ontem, acredito que este seja um suporte, mas deu uma recaída pois antes do fechamento as cotações estavam em melhores preços.

As ações da PETR4 estão em R$ 37,80 com uma queda de 4,95%.
As ações da VALE5 estão em R$ 40,30 com uma queda de 5,40%.
As ações da GGBR4 estão em R$ 33,32 com uma queda de 5,63%
As ações do BBDC4 estão em R$ 33,50 com uma alta de 0,63%.

Para o momento é isto, vamos fazer um comparativo do fechamento com o fim do after.
Abraços!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Resumo 16-07

Olá!

Hoje conseguimos ver nitidamente com o que cada ação tem maior relação.

Vimos que as empresas do setor aéreo reagiram favoravelmente com a queda do petróleo, pois isto significa redução de custos de manutenção da frota enquanto por outro lado tivemos a baixa das ações da petrobrás, que caíram mais de 1,5% com a mesma notícia.

Mas aproveitando as notícias norte-americanas percebemos que os bancos nacionais, como itaú e bradesco estão bastante relacionados com o capital dos Estados Unidos, pois hoje as ações preferenciais do Itaú sofreram uma alta de 9,44% enquanto as do Bradesco subiram 7,32% e até mesmo as ações do Banrisul(BRSR6) subiram 7,67%. O Banrisul é um caso de paciência, pois é um dos bancos que ainda é público e está cada ano com maiores recordes de lucro. Andou um certo tempo com preço não muito atrativo em virtude da sua pouca volatilidade, entretanto desde o início do ano tenho dado uma atenção aos fundamentos do banco e são informações que têm me deixado com bastante satisfação quanto à governança da empresa.

Mas a VALE5 também não teve um desempenho satisfatório, o motivo que foi dado para os investidores gira em torno da subscrição das ações da empresa. As subscrições faz parte de um direito que a empresa dá aos seus investidores de comprar novas ações da empresa por um preço menor que o valor de mercado.

Falando agora um pouco sobre o IBOVESPA, já é visível que estamos nos recuperando. O indicador de tendência, MACD, regulado com médias de 12 e 26 já nos deu sinal de compra há 6 pregões e as médias móveis com a simples para 40 períodos e a exponencial para 9 períodos, está começando a mostrar uma recuperação e indica que se este período, com altas como a de hoje e queda como as anteriores, pouco consistentes, poderemos em breve ter a certeza de um sinal de compra bem estruturado até mesmo para os mais conservadores e que não gostam de correr risco um pouco mais elevado.

O índice hoje não caiu além dos 60.800 pontos, o que é muito bom pois creio que o patamar dos 60k ficará como um 'pré-suporte' para nós, antes dos famosos 58 mil pontos. Amanhã acredito que será um dia bom para nós, a não ser que o petróleo influencie muito, mas as ações que não são diretamente relacionadas ao produto, creio que podem ter uma alta. Fico desconfiado com relação aos bancos pois como subiram bastante, é possível que amanhã tenha ou um repique, subindo em torno de 2 a 3% ou então uma pequena realização de lucros, fechando com uma queda. Todavia aposto bem mais em uma alta.

Os principais índices norte-americanos fecharam também em alta, porém bem mais acentuada, chegando a mais de 2% do Dow Jones e mais de 3% do Nasdaq, isto se deu pois o mercado de lá ficou mais tranquilo em relação aos preços do petróleo e também pelo setor financeiro que a Wells Fargo registrou alta com mais de 30% de valorização, o que deu uma boa expectativa aos investidores.

Bem, no momento eu acredito que seja isto, amanhã é um dia para estar atento ao mercado interno especialmente mas também não podemos nos cegar aos Estados Unidos pois a agenda de amanhã no Brasil é vazia entretanto pelos norte-americanos teremos algumas divulgações. O dia dependerá basicamente da cotação do petróleo e também do setor financeiro.

Vamos aguardar.
Abraços!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Resumo 15-07

Olá pessoal!

Nesta terça-feira tivemos um mercado como eu esperava, com quedas em especial com as razões norte-americanas, dos índices não favoráveis deles.

As ações mais negociadas cairam bastante durante o dia mas ao fechamento e durante o after-market ocorreu uma boa procura pelas ações o que nos pode dar a esperança de amanha continuarmos com uma leve alta.

Amanhã temos uma agenda mais livre, contando com algumas notícias que até podem ser boas, mas ainda creio que nao seja tão boas, mas também não tão ruins que não consigamos ter uma alta. Às 11:30 terá a divulgação das reservas de petróleo dos Estados Unidos. Para os outros índices, como a produção da indústria e o CPI a expectativa é positiva. Vale ficar de olho às 15h onde há a palavra do FED, que nos dará alguma noção de como anda a situação por aqueles lados do globo.

As dicas seguem exatamente o mesmo tipo de ontem, mas pode ser um bom negócio pensar em uma compra se cair mais pois está com um bom sinal para uma possível alta.

Grande abraço e bons negócios!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Resumo 14-07

Olá pessoal!

Após um fim de semana descansando do repique, acompanhamos hoje uma bolsa que nos mostrou uma figura gráfica não muito favorável. Se nos basearmos pela figura que foi formada semana passada, somando com esta de hoje, podemos até acreditar que entraremos em um breve momento em movimentação de lado, para depois decidir a direção.

A maioria dos papéis mais movimentados, as conhecidas como Blue Chips estão apresentando gráficos que começaram a indicar tendência de alta, porém ainda não foi completamente confirmada, sendo assim, o risco de assumir uma posição, seja qual for, neste momento é considerada arriscada, a nao ser para o investidor que busca um prazo bem longo, para este o momento é bastante propício.

Hoje o dia foi sustentado basicamente pela notícia de que o governo norte-americano vai dar um apoio às financiadoras de hipotecas que vimos ultimamente que estão, literalmente, quebrando o caixa. Isto impulsionou tanto o mercado de lá quanto o daqui, por conseqüência.

Aqui no Brasil acompanhamos as negociações da AMBEV pela compra da empresa norte-americana Anheuser-Busch por 52 bilhões de verdinhas, pagando 70 dólares por ação da empresa. Hoje então a InBev, que é a controladora da AMBEV tornou-se a maior empresa do mundo no ramo da cervejaria e uma das cinco maiores na área de bens de consumo. Como era de se esperar, as ações da AMBEV(AMBV3 e AMBV4) subiram bastante, chegando a topos com mais de 5% de alta. Esta é uma empresa que muitas vezes não é comentada, mas que na verdade possui ótimos fundamentos e boas perspectivas.

Mas o mercado ainda está bom para quem quiser entrar, como disse, em especial para o investidor de longo prazo. Para quem quer especular um pouco mais, sugiro aguardar ou então, arriscar e entrar agora, mas estou com sensação de que amanhã pode cair, visto que temos bastantes resultados a serem divulgados, principalmente índices americanos.

No momento é isto e o recado é: muita cautela neste período e para arriscar tem que ter sangue frio!

Abraços!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Análise 11-07

Olá pessoal!

Vamos à análise do dia de hoje, esta sexta-feira. A bolsa abriu com um movimento muito bom, com alta, e ao longo do período, até agora às 15:30, vêm caindo um pouco e mostrando um movimento de estabilidade, já chegou a ficar em campo negativo mas logo recuperou-se e agora opera em leve alta de 0,15%.

Tivemos hoje outra grande surpresa ao receber a notícia das investigações de Eike Batista, grande especulador do mercado, com várias empresas como a MMX Mineradora e demais empresas. A investigação gira em torno de desvio de ouro e como é de se esperar as ações das suas empresas estão com grandes perdas.

Os papéis da GERDAU que ontem tiveram uma boa alta, hoje estão recuando por volta de 1%.

Para o investidor moderado acredito que a hora ainda esteja com muita tensão e se quiser, poderá pensar no médio/longo prazo e entrar comprando vale ou petro.

Para o investidor um pouco mais arrojado e que pode se expor à algum risco, o bom seria entrar na petro e de repente na vale, pois ela está mostrando uma dificuldade em passar dos R$ 43,88 e hoje ainda está recuando mais.

Para a próxima semana temos uma agenda cheia, em especial com notícias do lado de fora do país, dos estados unidos para ser mais preciso. Terça e quarta feira devem ser dias com muitas informações então é necessário ficar atento.

No momento é isto.
Abraços!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Análise do mercado

Olá pessoal!

Estamos tendo um dia pós-feriado com mais quedas, em especial como conseqüência de ontem, onde o mercado norte-americano caiu bastante, em torno de 2% e hoje o movimento acabou nos afetando ainda mais.

Desde aproximadamente umas 11:30 o mercado está se recuperando, bem gradativamente, de acordo com o que manda a regra para uma neutralização sólida, sem saltos e sem altas surpreendentes. As ações da vale e da petro chegaram a cair muito, enquanto as da gerdau subiram muito, mas agora a coisa está rumando para um ponto bom, apesar de estar caindo, algumas empresas estão se recuperando muito bem.

O índice, IBOVESPA, que estava bem no negativo já está em área positiva, ficando com mais de 1% de alta. A inflação ficou abaixo do esperado, o que é muito bom e nos mostra que o controle do governo sobre este processo está indo bem, claro que também, há uma certa influência mundial, porém é sempre bom irmos com dados positivos.
Segundo os analistas o IPCA que é o índice que mede a inflação, mesmo estando abaixo do esperado, é considerado alto. Também hoje temos os preços do barril de petróleo que está aumentando ainda mais os seus preços, devido a reserva do produto por parte dos Estados Unidos.

Os índices asiáticos fecharam, em sua maioria, positivos, puxados principalmente pelo setor bancário. E hoje ainda li um comentário na INFOMONEY que o mercado dos Estados Unidos, já estão com as bolsas operando em BEARISH, ou seja, com a tendência de urso, queda. Aqui ainda não está definido, mas acreditamos que se não romper os 58 mil pontos, a tendência principal é ficar BULLISH, ou seja, touro, jogando para cima a sua força.

Algumas ações estão mostrando-se muito boas para entrar agora, visando o longo prazo, são algumas delas:
PETR4, VALE5, LUPA3, GGBR4.

Uma estratégia para quem quer no longo prazo, é comprar as ações agora e vender como opções e a cada mês isto vai reduzindo o valor pago. Claro, se não executar as ações, mas posteriormente falarei mais sobre este tipo de negócio.
Vamos acompanhar o mercado pois está com perspectivas muito boas, embora que ainda tenham fortes divulgações norte-americanas que nos afete.

Abraços!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Resumo 08-07

Olá! Boa noite/bom dia à todos!

Nesta terça-feira como não seria diferente vimos o mercado nervoso, mas desta vez, com uma dose de esperança no fim do túnel.

O IBOVESPA chegou a tocar em seu suporte de 58k pontos, e chegou até a ultrapassa-lo, chegando nos 57.945 pontos o que deixou muitos analistas apreensivos pois caso perdesse esse suporte ainda hoje, daria espaço para uma baixa muito maior, quem sabe indo aos 52 mil pontos. Entretanto ao longo do dia foi se formando uma figura de reversão nos gráficos o que nos indica que poderá, ou não, ocorrer uma reversão em breve e assim impulsionando os preços. Digo que 'ou não' porque a figura formada é geralmente indicadora de reversões, propícia aos momentos que a bolsa precisa de um sinal positivo.

Apesar de ficar em baixa alguma parte do dia, o índice fechou o dia em alta e no after-market ficou em 0,76% de ganhos com aproximadamente 500 pontos a mais. Os papéis da PETR4 ficaram o dia em área negativa, chegando a cair 4% mas também deram uma leve recuperada. Excetuando a USIM5 e CSNA3, os principais papéis ficaram em alta no fim do dia.

Nesta quarta-feira será feriado no mercado, então, para sabermos como ficará a coisa toda, só na quinta-feira.

Vamos descansar nesta quarta para vermos como será o movimento da quinta.
Abraços!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Olá pessoal!

Olhando rapidamente o mecado no fechamento desta segunda e tendo um olhar sob a terça, vemos que poderá ser um dia nervoso para o mercado. Os índices da ásia estavam operando em baixa, bem como da europa em alguns casos, o que nos leva a crer que aqui possa ter uma 'mudança' assim também.


Como digo ha tempos, estou com algumas ações da PETR4 alugadas, mas estou começando a pensar em vendê-las para entrar comprado de verdade em alguns papéis como própria petr4 para médio prazo, GGBR4 também é outro que estou analisando bastante.

O mercado não está bom para quem quiser entrar, e para quem quiser sair, pode ser surpreendido com uma alta, mas o mais provável é que escape de algumas quedas a mais. Deu para termos uma noção da volatilidade que estamos enfrentando e que aparentemente, a coisa poderá estar se equalizando aos poucos, mas creio que ainda deve levar um bom tempo, enquanto isto, poderemos ficar de lado, sem uma tendência definida.

O mercado não está para peixe, pois urso come peixe e como estamos em uma temporada em que os ursos saíram de suas tocas e estão jogando os preços para baixo, a coisa está difícil.
Ontem até comentei com um amigo, que seria uma boa analisar o mercado de futuros, mas posteriormente comentarei sobre como funciona este mercado, para que quem queira, aprenda a proteger o seu capital um pouco mais que com opções.

Até o momento é só e vamos ter calma.
Abraços!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Segunda-feira...

Boa tarde pessoal!!

Ainda não morri com esse volatilidade, embora que pareça.
Tive esperanças muito boas hoje na abertura do pregão aqui da BOVESPA, entretanto agora estou ficando com a perspectiva pessimista de sempre, ao ver as ações da PETR4 caindo e indo assim, contra a grande maioria dos papéis do índice. Também é algo que me preocupa devido a sua importância neste índice e na bolsa em geral.

Mas em contrapartida temos papéis que estão com um desempenho ótimo no dia de hoje, como os da CSNA3, GGBR4, USIM5, ALLL11, BOVH3 e BMEF3 que estão subindo em torno de 3 à 4%. Sexta-feira vimos que o volume dos papéis foi bem abaixo no normal e o volume do IBOVESPA ultrapassou um pouco a casa dos 2 Bilhões de reais, quanto o normal seria bem além disto, pois como agora, que são 13:47 e já estamos neste volume.
Com os principais fechando em alta hoje, e se esta alta persistir até o fim do dia, estará nos dado possivelmente um sinal para uma rápida especulação, entretando nada melhor que o tempo para nos dizer o que poderá ser feito.

Temos como base para uma possível queda ainda no dia de hoje o cenário de perdas nas bolsas da américa do norte, uma vez que lá foi feriado na sexta, e hoje acordaram de humor bem negativo, contudo as da europa que já estão, algumas em seu fim de dia e outras já encerradas, operavam em alta.

Até o momento é isto e vamos acompanhar então.
Abraços e bons negócios!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Tensão...

Olá pessoal! Boa tarde!

Conforme citei ontem, vim aqui falar sobre o dia de hoje, até o momento.
Estamos acompanhando uma bolsa vermelha, bem como ontem, mas até agora um dos papéis que sempre são bem cotados, que é a USIM5, está se destacando pela sua queda acentuada que chega a aproximadamente 5%.

A VALE5 e a PETR4 que estavam dando sinal de compra, já estão recuando e mostrando uma possível venda, como avisei, poderíamos entrar comprando mas o indicador pode errar.

O preço do barril do petróleo está novamente batendo recordes de preço, chegando a 145 dólares. Isto de certa forma também faz com que os papéis dos setores de consumo, fiquem em queda.

O S%P 500, índice americano, está ficando em lado positivo na margem dos 0,20% e amanhã é feriado por lá, dia da independência norte-americana.

Vamos ficar de olho mas que a coisa não está indo bem, não está. Quem está comprado em blue chips, não tem pressa do dinheiro e pode aguardar, o ideal é segurar e colocar para alugar, mais tarde comento sobre como colocar uma ação para aluguel, pois já comentei como alugar uma(termo).

Abraços e muita paciência nessa hora!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Resumo 02-07

Olá pessoal!

Como agüentaram nesta terça?
Hoje tivemos um mercado com um péssimo humor, e como disse anteriormente, nos mostrou que a coisa ainda não está completamente no azul. Há comentários de que o pior da crise vem em agosto, para nós brasileiros, já conhecido como 'mês do desgosto', pode até ser realidade.

A BOVESPA está indo ao ritmos das notícias sobre petróleo e demais commodities e nesta quinta temos a reunião do banco central europeu que irá decidir sobre taxa de juros na região toda do Euro, sendo assim, amanha será outro dia de muito nervosismo. Para piorar o nosso dia amanhã, também teremos a divulgação do índice de empregos nos Estados Unidos, o resultado já sabemos, muito provavelmente deve ser negativo.

Podemos estar andando de lado com o índice, mas quando a CSNA3 cai 7%, o que esperamos das outras?
Tentarei postar amanhã pós meio dia com uma breve idéia dos acontecimentos.

Abraços e muita calma nessa hora!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Resumo 01-07

Olá pessoal, boa noite!

Tivemos hoje um mercado em queda generalizada, como quem acompanhou durante o dia, percebeu. Muitos papéis caíram de preços, alguns cairam bastante, outros nem tanto.

A VALE5 deu um tombo em seus investidores, com uma queda de 3,77% enquanto isto os papéis da Petrobras oscilaram por alguns momentos em cenário positivo, mas logo não resistiram à pressão e começaram a operar em queda.

Para minha surpresa as ações da GGBR4 fecharam o dia em alta com pouco mais de 1% e mais uma vez nos mostram que não é a toa que recebe a qualificação por parte dos investidores de uma ação de primeira linha.

Outro papel que comentei há tempos aqui, e sigo comprado nele, é a LUPA3 que hoje teve um rendimento de 3,33% fechando nos R$ 62,00 sendo que durante o pregão chegou quase aos 63 reais.

Hoje o movimento foi para nos mostrar que a volatilidade ainda não acabou e que temos que manter a cautela antes de tomarmos uma posição.

A queda do IBOVESPA foi acentuada também pelas empresas do setor aéreo que despencaram bastante até porque ontem foi anunciado que os combustíveis de aviação teriam um aumento e isto foi como se esperava, visto de mau grado pelas companhias que tiveram quedas de até mesmo 7%. Até é possível esperar novas altas dentro de alguns meses, uma vez que o petróleo continua subindo e subindo, como hoje mesmo que foi outro dia de alta da commodity.

Para entrar em algum papel o momento é bastante arriscado ainda, embora que a PETR4 esteja na sinalização de que é possível comprar com previsão de lucros, mas como citei anteriormente, uma dose de cautela nunca é demais!

Por enquanto é isto.
Abraços!

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Inflação x taxa de juros

Olá!

Além do resumo tradicional, hoje comentarei um pouco das noticias reveladas à mídia hoje.
Tivemos a divulgação que o Conselho Monetário Nacional(CMN) manteve a meta da inflação em 4,5% para ser contida até 2010. Eu particularmente perdi bastante confiança no ministro da fazenda, uma fez que ao iniciar a crise toda a qal estamos enfrentando, disse que não existia crise e que o país estava imune, ok, foi para acalmar o ânimo dos investidores, mas de nada serviu pois já estava claro o que tínhamos pela frente. Mas bem, retomando, o prazo estipulado considero como agradável, pois o problema da inflação atualmente é mundial, virou uma pandemia e apesar de sermos um país emergente, com uma economia em franco crescimento, temos que controlar de perto, pois um pequeno deslize pode virar uma grande avalanche.

Claro que, não seria eu, um curioso do mercado sem faculdade de economia ou administração que iria contradizer os ministros mas creio que cada um de nós tem uma opinião sobre o assunto. Mas vejo que as providencias estão sendo tomadas na medida do possível para conter todo este processo para que não se torne, como já disse, uma avalanche.

Mas o que a inflação acarreta no nosso cotidiano?
A inflação nada mais é do que a variação de preços dos produtos e serviços ao consumidor. Podemos citar a lei da oferta e da procura como um dos fatores que gera a inflação, pois quanto maior a procura, em geral maior o preço do produto. A inflação ela diminui o poder de compra de uma população, então com uma inflação alta, aos que não lembram os anos 90 antes do plano real, tira o poder de compra das pessoas. Lá pela faixa de 1990, não recordo bem pois pouco me interessava isto, mas os preços eram ajustados diversas vezes ao dia principalmente nos supermercados, então se você comprasse 5 balas com 5 reais agora, daqui 10 minutos você compraria apenas 2 balas com os mesmos 5 reais.

A inflação também ocorre de acordo com as taxas de juros. Mas como? Bem, a tendência das pessoas é comprar quando o preço está favorável, então quando temos juros baixos, as pessoas adquirem mais produtos e produtos de maior valor parcelado, pagando por isto menos juros e aquecendo a economia. Mas se a economia aquecer demais, pode gerar a inflação em virtude da grande demanda dos produtos.

Muito basicamente é isto sobre inflação e taxa de juros. Não quero fazer um texto com palavras complexas e com termos sofisticados pois o objetivo do blog é ao contrário, fazer com que todos entendam o que são as coisas que afetam o mercado.
Se alguem tiver algo para acrescentar, por favor, deixe seu comentário, até porque como eu citei, não possuo faculdade de economia nem administração, então não tenho um conhecimento muito aprofundado sobre estes cenários mais avançados da macroeconomia.

Abraços!

Resumo 30-06

Boa noite pessoal!

Conforme comentei no post anterior, hoje tivemos um dia com uma alta bem consistente para algumas empresas, em especial as de primeira linha.

A PETR4 está confirmando sinal de compra, e subiu bem também por recomendações de grandes corretoras com uma perspectiva bem favorável, bem como para a VALE5 que tivemos boas recomendações. A Vale já nos deu sinal de compra mas como citei também no post anterior, não superou a resistência. Se tiver força, amanhã poderá romper, mas não somente a VALE5, mas também acredito na PETR4 e na CSNA3.

O preço do barril do petróleo hoje teve uma boa alta, seguindo a sua tendência, mas acabou controlando-se, dando assim oportunidade para algumas ações elevarem os seus preços, em especial aquelas do setor de transportes e comércio em geral. É complicado definir um preço específico para o petróleo, por ter muita política por trás de todo cenário, mas é de se esperar uma alta consistente dele nos próximos meses e quem sabe, deixar algumas ações da PETR4 encarteiradas para março do ano que vem, pois lembro que quando aqui é verão, no hemisfério norte é inverno e lá, e consequentemente, precisam de mais energia, em geral vinda do petróleo. É uma hipótese que levanto para vocês leitores e investidores, algo que se passa na minha mente somente.

Outra ação que subiu bastante hoje foi a GGBR4, e a GOAU4 da Gerdau Metalúrgica, chegando aos 5% de valorização. É outro papel que acredito no longo prazo, empresa com fundamentos, com visão longa, mas que se baseia no aço, que ultimamente também tem variado bastante de preço. Ainda não vejo com bons olhos uma investida neste papel, mas em breve podemos ter uma tendência definida.

No momento é isto. Espero que os comentários estejam de acordo com o que vocês esperam, mas caso queiram algum conteúdo diferenciado, deixem um recado.
Abraços!

Inicio da semana..

Olá pessoal! Boa tarde!

Estamos no meio do pregão, hoje a BOVESPA começou a sua alta um pouco mais consistente, sendo puxada pelos principais papéis. VALE5, PETR4 e GGBR4 estão subindo aproximadamente 2% cada.

Alguns papéis já começam a sinalizar uma ponta de sinalização de compra, mas ainda possuem algumas leves resistencias para serem rompidas e ai confirmar a tendência mesmo. Lembro que tiro esta conclusão com base no MACD que é o indicador de tendência, sendo assim ele mostra qual o movimento do pessoal para o momento.

Vejamos algumas resistências:
Petr4: R$ 46,47
VALE5: R$ 48,10
CSNA3: R$ 71,75

A princípio são estes que estão começando a indicar compra mas possuem estas resistências para serem rompidas!
Vamos permanecer de olhos abertos!

Abraços!

sábado, 28 de junho de 2008

Agenda da próxima semana 30-06 a 04-07

Olá pessoal!

Venho aqui divulgar a agenda de relatórios e acontecimentos para esta próxima semana. É algo que nós temos que ficar bem atentos, pois como estamos com os movimentos baseados principalmente por relatórios, tanto internos quanto externos, é importante ficarmos de olho!


30/06 - Segunda-feira

8:00 - Relatório da Fundação Getúlio Vargas sobre a atividade industrial.
8:30 - Relatório semanal sobre a opinião de instituições e empresas de consultorias sobre índices macroeconômicos.
10:00 - Relatório de gastos públicos do governo no mês de maio.
10:45 - Relatório Norte-Americano sobre o nível de atividade industrial na região de Chicago.


01/07 - Terça-feira

8:00 - Divulgação do IPC-S, que é o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal, que é a variação de preços ao consumidor até a metade da semana anterior, no caso, até dia 25/06 aproximadamente.
9:00 - Divulgação da pesquisa sobre o a evolução dos produtos na indústria até maio.
9:00 - Divulgado o resultado da Balança Comercial do mês de junho.
9:00 - Divulgação do custo da cesta básica.
11:00 - Relatório Norte-Americano do mês de junho sobre o nível de atividade industrial do país.
11:00 - Relatório Norte-Americano dos gastos da construção de imóveis em maio.


02/07 - Quarta-feira

9:15 - Relatório Norte-Americano sobre novos empregos criados pela iniciativa privada.
11:00 - Divulgação do relatório Norte-Americano sobre os pedidos de produtos feitos à indústria.
11:30 - Relatório Norte-Americano dos estoques de Petróleo.


03/07 - Quinta-feira

- Reunião do comitê de Política Monetária do Banco Central Europeu. É uma reunião importante pois será decidido a taxa de juros da região toda.
7:00 - Divulgação do IPC - Índice de Preços ao Consumidor - que é a variação de preços aos consumidores, em especial da região paulista.
9:00 -Relatório Norte-Americano do número de empregos que engloba o número de postos de trabalho, número de horas trabalhadas por dia, valores recebidos por hora trabalhada e taxa dedesemprego
9:30 - Relatório do número de pedidos do auxílio-desemprego nos Estados Unidos, com base da semana.
11:00 - Divulgação do custo de vida para a região paulista.
11:00 - Nível da atividade não-industrial Norte-Americana.


04/07 - Sexta-feira

Feriado nos Estados Unidos pelo dia da independência.

9:30 - Divulgação do nível de produtos nas indústrias.


Basicamente esta é a agenda para esta próxima semana. Olhando ela com uma atenção especial, podemos concluir que no fim da semana, conforme for o movimento durante ela, podemos ter na sexta-feira um dia bom em virtude do feriado norte-americano. E segunda-feira com o relatório de atividade industrial podemos ter uma surpresa, pois como o PIB dos Estados Unidos teve uma alta modesta de 1%, o nível de atividade industrial pode dar uma subida e levando assim, algumas ações da nossa bolsa.

Vamos acompanhar!
Abraços!

Resumo semanal

Olá!

Finalizamos a semana tranqüilamente, graças a Deus! Uma alta moderada do Ibovespa, bem como dos demais papéis, isto me dá um bom pressentimento, pois como já revelei diversas vezes, não gosto de altas muito fortes, pois em seguida acabam caindo...

Algumas ações cairam forte, como a BOVH3 e a BMEF3, enquanto isto, as mais fortes do índice ficaram no verde, não passando de 1% de alta a maioria.

Estamos com a PETR4 quase nos dando sinal de compra, segunda-feira se o moviment manter-ser assim, podemos ter a primeira indicação.
O indicador de tendência da VALE5 está dando uma recuada com esta sexta-feira, mas ainda estamos na área de compra, entretanto agora eu aconselho a aguardar, caso alguém queira comprar. Por quê? Porque como o indicador oscilou para baixo, podemos passar pelo o que eu disse que ocorre algumas vezes, do indicador mostrar compra e poucos dias após, indicar venda, tendo nada de lucro. Antes de comprar vamos analisar. Para quem está comprado, recomendo um stop pelos R$ 46,00, é curto, mas se for abaixo disto, vai looonge!

A CSNA3 é outra que devemos prestar atenção, mas o importante mesmo, é vermos se a tendência global está melhorando, pois assim, vários papéis de primeira linha darão sinal de compra, caso contrário, tudo não passará de um engano, então é de extrema importância analisarmos no geral, para vermos se poderemos entrar firme em uma ação ou não.

Para o longo prazo, de fato está bom para comprar, quem deseja esquecer as ações para daqui uns 10 ou mais anos, está com um preço bem atrativo. Se vai subir nos próximos dias? Há uma possibilidade. Se vai cair? Há outra possibilidade também! A estimativa é de 50% para cada lado, mas quem está visando o futuro, deve preocupar-se mais em conseguir manter uma regularidade nos aportes e buscar uma empresa bem sólida com dividendos atrativos.
Para especulação, o momento é propício, mas deve-se ter ciência de que em uma destas especulações, ou pode-se ter um prejuízo bem desagradável ou então casar com a ação por mais tempo do que o esperado.

Tivemos ainda, durante esta semana, relatórios americanos como por exemplo o resultado do PIB deles que subiu 1% no primeiro trimestre, que foram bons, mas não foram vistos com olho tão bons assim por parte dos investidores. Ficou claro que quando não temos notícias ruins daquele lado, a nossa bolsa tem uma alta moderada o que indica que por si só, temos capacidade e vontade de reverter a situação, então é necessário que analisemos o calendário de resultados americanos, para não sermos surpreendidos.

O cenário ainda é de recessão no hemisfério norte, mas há uma divisão entre economistas e estudiosos do mercado, que dizem que o pior da crise já passou, há quem comente que o pior está por vir, entre o pior e o 'menos pior' eu prefiro a realidade, que é que nós estamos dentro da crise, não importando se no fim ou no início e ao contrário do que o ministro Mantega dizia, nós somos dependentes da economia norte-americana, pois se até os países europeus têm as suas bolsas atingidas, por quê nós, país emergente, recém agraciado com Investment Grade, não seríamos? O que estamos vendo agora, pode ser o início de uma recuperação, pode ser, não que seja realmente pois é comum na economia vermos resultados indo positivamente, quando sem motivo aparente, caem, então isto pode ser uma adaptação.

Bom pessoal, com relação aos acontecimentos da semana e desta sexta, acredito que seja isto.
Qualquer coisa, deixe o seu comentário!
Abraços!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...