sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bolsa ainda em alta e dólar... também?

Olá amigos leitores! 

Hoje o IBOVESPA opera próximo a estabilidade acompanhando o cenário externo, atuando de certa forma com receio perante os fatos relativos aos países europeus, pois o temor ainda não passou totalmente. 

Geralmente, como já falamos em diversas postagens aqui, o dólar sobe a e bolsa cai e vice-versa, porém hoje estamos operando com leve alta na bolsa de valores de São Paulo e o Dólar também está em alta em virtude ds dúvidas que cercam os países europeus, bem como os Estados Unidos, com o que farão de suas dívidas. Essa alta de ambos pode nos indicar uma inconsistência a princípio, porém nos faz relação mais ainda a um ajuste momentâneo, onde o carro-chefe é o IBOVESPA, que citamos no post de ontem(confira aqui) onde é possivel ter uma correção após um certo periodo de alta, periodo que é o de agora possivelmente.

Atualizando, neste exato momento o dólar está invertendo e está desvalozando aproximadamente 0,15%, enquanto o IBOVESPA segue em tendência de alta no pregão. 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

IBOVESPA sobe mesmo com alta de juros

Olá leitores!


Hoje o IBOVESPA, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo está operando em alta acentuada de quase 2%, chegando na faixa dos 1,83% neste momento. 

É válido lembrarmos que o COPOM taxou ontem os juros em 12,50% ao ano, sendo essa medida para evitar uma inflação maior nos preços ao consumidor, evitando assim uma grande demanda por produtos nos próximos meses que poderia desequilibrar a meta da inflação a qual o governo estipula para 2011 bem como 2012 em 4,5% ao ano, podendo chegar até 6,5%. Essa intervenção se faz necessária pois o brasleiro ainda está comprando bastante bens duráveis(não tão duráveis, como carros por exemplo) em grande escala, assim causando um possível aumento inflacionário, mas também está comprando muitos itens de consumo imediato, porém isso já sinaliza outra questão, que os hábitos do brasileiro estão mudando, bem como suas necessidades. 

Já no cenário bursátil o IBOVESPA está passando por uma recuperação, sendo este o terceiro dia que opera em alta. Hoje trago dois gráficos para melhor visualização, pois com esses dias de alta, podemos ter novas quedas, uma vez que a principal tendência ainda é de queda. Vejamos o primeiro deles, com um prazo gráfico mais longo(Para ampliar é só clicar na imagem):

Neste primeiro gráfico temos uma visualização de dois anos, onde atingi ha dois anos atrás um suporte que poderá ser a 'salvação' para a queda, porém ainda poderá atingir a casa dos 57.600 pontos, deste modo caindo consideravelmente. Dentro de um canal de alta, isso nos indica que as chances da queda são um pouco maiores que 50%, diria algo em torno de 75% de chances de atingirmos esse valor.
 

Mas vamos ver o segundo gráfico, que é mais breve:

Neste segundo gráfico que trago para vocês, temos um zoom maior, onde é possível vermos que a alta do momento poderá ser um pouco maior, porém para isso deve-se manter acima dos 60 mil pontos, sendo essa uma marca importante para vermos se poderá ou não atingir os 60.800 pontos previstos. As chances de ocorrer isso no curtissimo prazo posso dizer que não são remotas, mas deve ser encarado como um repique para uma nova correção em breve, onde então poderá buscar a queda, isto porque se olharmos na parte abaixo do gráfico, o indicador IFR aparenta que a força do índice está aumentando, sendo então um bom ideal de que a alta poderá ter uma leve continuação.

O momento requer cautela, porém pode ser muito interessante para realizar alguns day-trades ou swing trades. Destaco hoje as ações da GERDAU(GGBR4) que estão sendo negociadas com valorização média de 2,50%. 

Hoje estarei a tarde analisando as importações e exportações brasileiras para então fazer uma postagem bem interessante aqui. 

Obrigado pela leitura e presença por aqui.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ouro valendo ouro?

Olá!

Nesta terça-feira(19) acompanhamos nos noticiários a grande alta do ouro, que está em um patamar bastante elevado e isso ressalta o interesse dos investidores por segurança em momentos de crise, até mesmo conforme falamos em outro momento aqui em nosso blog sobre a necessidade pessoal de cada investidor de buscar por segurança nas negociações.


O que está acontecendo com o ouro é um movimento natural, pois ele é reconhecidamente um investimento seguro, no qual muitas pessoas buscam uma segurança de capital para que a sua carteira tenha menores oscilações. Em geral são pessoas que possuem um montante bastante significativo de dnheiro, dispondo assim determinada parcela em ações, outra parcela em imóveis e em outros tipos de investimentos. O mais racional a fazer nesse momento de crise do mercado financeiro que atinge em especial o setor acionário, é reduzir as posições em ações e migrar para investimentos mais seguros porém também líquidos(com facilidade de compra e venda), e esse mercado é o de ouro!

Normalmente os grandes investidores reduzem as suas posições em ações, liquidando-as(vendendo) e aumentando a sua carteira com ouro, elaborando desse modo uma estratégia protecionista para o seu capital.

Mas ainda é bom negócio comprar o ouro?
R.: Depende! Se você irá comprar para um longo prazo, sem necessitar da quantia, digo que sim, sempre é bom comprar o metal. Se você irá comprar só para sair das ações mas deseja logo vender, talvez não seja um negócio tão agradável assim pois os riscos acabam sendo mais elevados.

É fácil comprar ouro?
R.: Sim, é bem fácil e simples. É claro que você não irá comprar ouro naquelas pessoas que ficam com placas de "COMPRO OURO" no centro das cidades, você deverá se deslocar para um escritório de uma corretora de valores, e observar se eles fazem operações na BM&F Bovespa, ou seja, Bolsa de Mercadorias e Futuros. Sendo assim você dirá que deseja comprar a quantia X de ouro, ou X reais em ouro.

A partir de quanto posso comprar?
R.: É possível comprar quantias mínimas de ouro, por exemplo, 1g a 10g. Existem alguns sites que vocês podem conferir, como o da OuroMinas, que é www.ourominas.com Nesse site você poderá conferir e até tirar maiores dúvidas, pois são autorizados a negociar o precioso metal.

Posso comprar até quanto?
R.: Existe uma regra para coibir a lavagem de dinheiro, onde é permitida a compra de no máximo R$ 10 mil. Valores acima disto devem ser feitos por depósito e previamente negociados com as corretoras.


Existe um controle um pouco maior nas negociações de ouro, porém nada que assuste o pequeno investidor.

Contudo alerto para a mídia, pois é o mesmo com a bolsa, quando existe um grande frenesi que a bolsa está batendo recordes e pontuação jamais vista, dentro de breve a cotação cai, alerto para esse tipo de 'operação' com o ouro também, uma vez que grandes investidores COMPRAM NA BAIXA E VENDEM NA ALTA!

O ouro é um ótimo negócio para quem deseja investir de modo bastante seguro e para um prazo bastante longo. Ou vocês pensam que é um metal que nunca irá faltar no planeta?

Bons negócios!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pessoas com idade avançada podem investir ou não?

Olá!

Estava pensando aqui e até li alguns artigos que penso ser interessante fazer uma abordagem, de modo instrutivo e fácil. Não se trata necessariamente de poder investir ou não de acordo com a idade, mas sim de um gerenciamento do risco que a pessoa pode se sujeitar ou não. Isso varia de pessoa para pessoa e de idade para idade, bem como também é possível variar de acordo com a cultura e ensinamentos que a pessoa teve.

É muito comum quando alguém que deseja investir em algo, avaliar a idade e o risco que a pessoa pode correr de acordo com o tipo de investimento. Isso tudo possui uma lógica que é de fato bastante simples de ser encontrada. E vejamos como funciona essa lógica:

  • Uma pessoa com menor idade de 25 anos: Uma pessoa com 25 anos ela pode se expor mais ao risco de perder capital, pois se ela perder, digamos 100% terá ainda muito tempo para que ao atingir 50 ou 60 anos, possa ter um bom capital guardado para a sua aposentadoria.
  • Uma pessoa com idade média de 45 anos: Esta pessoa deverá dosar os investimentos, não investir 100% em investimento de alto risco, como ações, mas poderá sim fazer uma dosagem, dependendo da sua maior fonte de renda, poderá dispor 40% em ações, 30% em imóveis e 30% em renda fixa.
  • Uma pessoa com idade média de 60 anos: Uma pessoa com esta idade já possui até mesmo por tradição uma certa aversão ao risco, de forma bastante abrupta, fazendo com que ela mesma busque investimentos mais seguros, como renda fixa e CDB/CDI. Essa busca por maior segurança acontece porque uma pessoa que tem 60 anos e dois milhões de reais em sua carteira, não poderá dispor de toda essa quantia, uma vez que para conseguir novamente, em caso de perda, todo esse capital poderá levar anos e anos, sendo assim preservado o que já possui.

Então nãos e trata de uma inadmissibilidade de pessoas com mais idade de investir, mas sim de uma racionalização de investimentos, visando o melhor conforto financeiro para a pessoa que deseja buscar objetivos para o seu capital.

Isso é o que chamamos e educação financeira pura e simples, analisar quando é melhor optar por qual negócio e quando é necessário abrir mão de outro tipo de alternativa visando um melhor rendimento em outra, ou ao menos, mais seguro.

O ideal é sempre você buscar alguém especializado, com know-how para atender o que você deseja, melhor ainda, faça como se você fosse comprar uma televisão, vá em alguns profissionais e exponha a sua necessidade, e então avalie qual deles lhe oferece uma melhor solução para o seu problema. Muito cuidado, não existem milagres, apenas objetivos sólidos e de fato palpáveis, pois ainda hoje existem vários profissionais do mercado que indicam alguns tipos de soluções que são de fato inviáveis, ou viáveis apenas para seu interesse próprio e não para seu cliente, por isso, fique de olho vivo!

Obrigado pela leitura!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ibovespa opera em queda superior a 1%

Olá!

Estamos chegando próximo a última hora do pregão nesta segunda-feira, e o temor com o mercado norte-americano e com os países do euro está fazendo não só a Bolsa de Valores de São Paulo cair, mas também as bolsas do país norte-americano.

Essa que da de hoje está se dando em virtude de todo o temor pela definição do teto da dívida dos Estados Unidos bem como pelo resultado do teste de estresse ue foi realizado com os bancos europeus, os quais o mercado não gostou muito e portanto consideraram um resultado não satisfatório para enfrentar um não pagamento de dívidas.

Graficamente o Ibovespa está em gráfico diário fazendo mais um fundo, e caso não tenha sinal de reversão para amanhã poderemos ir buscar até mesmo os 57.800 e 57.500 pontos, entretanto poderemos ter para amanhã um dia de menor oscilação caso o noticiário não seja tão frenético e não aconteça uma grande movimentação no mercado.

As principais ações caem: As principais ações do IBOVESPA estão caindo no dia de hoje em virtude dos fatos já mencionados, destaco, como em postagem anterior, as ações da GGBR4, as quais perderam um suporte e estão fechando um gap em um gráfico mensal, que podem fazer as ações chegarem a R$ 13,40 e possivelmente caiam ainda mais.

No setor bancário destaco as ações da ITAUUNIBANCO(ITUB4) pois estão em queda ha vários pregões consecutivos em um gráfico diário, o que podem indicar um ótimo momento para fazer trades curtos e com cautela. Um indicativo de uma possível reversão é que os candles estão ficando cada vez menores, indicando uma redução na força vendedora, bem como indicadores que estão no seu mínimo de força. Vale ficar de olho!

No momento é isso leitores, vamos acompanhar o fim do pregão nessa próxima hora, mas acredito que essas ações sejam interessantes para que fiquemos de olho, pois estão caindo mas com boas perspectivas de melhora!

Obrigado pela visita!

Ainda sob efeito do futebol...

Olá!

Ainda estamos sob o efeito do futebol, mas bem, a semana já começou e hoje temos ainda uma agenda cheia. Vamos começar a semana sem o que nos toca o lado educacional, e vamos falar sobre o mercado financeiro.

Nesta segunda, 18, temos uma agenda cheia de dados, tanto aqui do Brasil que começam agora as 8h quanto dos Estados Unidos as 10h.

Os fatos são que poderemos hoje ter uma movimentação tensa na abertura do pregão do IBOVESPA, uma vez que os dados relativos ao preço do consumidor semanal, opinião de dados sobre os principais índices que compoem a macroeconomia e até mesmo dados da balança comercial estarão sendo divulgados nessa manhã até a abertura das negociações da bolsa brasileira.

Vale ficar de olho nas ações mais conhecidas, porém aquelas como por exemplo GGBR4 e até cito a POMO4 que estive de olho semana passada e é uma ação que considero bastante promissora para um prazo um pouco maior(algo em torno de 1 ano, quem sabe).

Para o dia de hoje é interessante cuidar estes indicadores que citei, bem como dar uma olhada geral na movimentação do cenário interncional, digo do cenário internacional pois como coloquei no título dessa postagem, estamos sob o efeito do futebol da derrota da seleção brasileira, sendo assim os dados poderão chamar bastante a atenção dos investidores externos enquanto aqui no Brasil alguns investidores poderão estar 'sedados' em virtude do mundo 'extra finanças', o que não é algo muito bom, porém, acontece.

Vamos nos manter atentos às novidades do mercado e aos índices divulgados.

Só um presente a quem está acompanhando aqui, índices asiátios, como shangai, em leve que da de aproximadamente 0,15%, mercado de Jakarta em leve alta de 0,25%, e a bolsa do japão ainda não abriu, mas pelo jeito poderá ficar próximo a estabilidade. Vamos acompanhar!

Obrigado pela leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...