sexta-feira, 20 de maio de 2011

Clube de investimentos ainda são boa opção?

Olá leitores!

Estamos começando o final de semana, a bolsa fechando em alta, notícias agora entrando em um certo congelamento pois fim de semana não ha mercado como todos sabemos, sendo assim os efeitos das notícias são amenizados ou aumentados ao longo dos dias e na segunda-feira veremos como será o comportamento do mercado no geral.

Mas agora vamos abordar o tópico do post.

Desde que comecei a me envolver com a bolsa de valores, portanto desde 2005 aproximadamente, soube da existência dos clubes de investimentos, inclusive haviam aqueles que renderam mais de 100% em alguns anos e aqueles outros que eram para um público seleto de investidores. Ainda haviam grupos de mulheres que se reuniam para investir, o que claramente deve acontecer ainda hoje, porém com as modificações do mercado muitos clubes devem ter encerrado as suas atividades, enquanto outros se criaram, com novas ideias.

Estive analisando e vi a quantidade de clubes que estão com rentabilidade negativa no ano aqui no Rio Grande do Sul, sendo assim, achei curioso que um dos clubes que está positivo é relativamente novo e entrei em contato com eles, pedindo algum material sobre o clube, então aqui repasso as explicações e definições, acredito que sejam de grande valia para vocês, vou resumir para ficar de melhor compreensão:

"Um Clube de Investimentos pode ser comparado a uma cooperativa, na qual os cotistas do clube são os associados e participam dos resultados de maneira igualitária, mas proporcional ao capital alocado. Por exemplo, se os ativos de um clube de investimentos subirem 3% em determinado período de tempo, esse percentual será o mesmo para todos os seus integrantes nesse lapso de tempo. Como regra, um clube pode contar com 3 a 50 integrantes, porém nenhum deles pode ter mais de 40% do total do clube. A medida facilita a pulverização do capital. Outra regra é a realização de uma Assembleia Anual de Cotistas, na qual são demonstrados os resultados, havendo possibilidade de os cotistas emitirem opiniões e eliminarem suas dúvidas.

No caso específico do Clube de Investimentos Elevato, criado em outubro de 2010, ele começou como um projeto familiar e de alguns amigos. Entretanto, no dia 28 de março de 2011 foi proporcionada a abertura para outras pessoas. Portanto, sobre o resultado do mês de abril é importante realizar o primeiro comunicado para os seus cotistas. A intenção é lançar esse comunicado de maneira trimestral, procedimento que faz coincidir com as datas de lançamento dos demonstrativos de resultados e balanços das empresas abertas à Bolsa de Valores. O primordial objetivo desse comunicado é que ele seja o mais simples e transparente possível."


Como vocês puderam perceber, esse clube é relativamente novo está com rendimento satisfatório, em abril atingiu 6,57% de rentabilidade, o que em um mercado como o nosso, convenhamos, é algo muito bom! Eles ainda reforçam:
"Quem investiu no Clube Elevato no mês de abril teve retorno de +6,57%. Porém, cabe ressalvar que esse retorno é atípico, muito difícil se repetir. É óbvio que o compromisso do Clube Elevato é buscar sempre o melhor retorno para os investidores. Essa rentabilidade foi alcançada porque os investimentos se destinaram a compra de ações de empresas que possuem diferencial competitivo, com um foco maior no mercado interno, sofrendo menor influência das turbulências externas, segundo analistas."

Deste modo, creio que ainda seja possível encontrar clubes de investimentos que estejam trabalhando com uma boa rentabilidade e respeitando os seus clientes. Eu penso que um clube de investimentos é uma boa alternativa para alguns momentos e um deles pode ser agora para quem está querendo resguardar o seu capital, mas deixo bastante claro que já tive más experiências em clubes ha alguns anos atrás, porém não podemos generalizar, pois as pessoas e gestores mudam, o mercado muda, enfim, são vários fatores. Vale a pena conferir.

Só para dar o crédito aos amigos que me auxiliaram nesse post com esse e-mail sobre clubes de investimentos, são os jovens da Experato Investimentos, da cidade gaúcha de Santo Ângelo, o clube deles, como já devem ter visto, chama-se ELEVATO. Obrigado pessoal!


Obrigado a você também leitor pela presença!

Ibovespa abaixo de 60 mil pontos ou não?

Olá leitores!

Chegamos na sexta-feira, último dia da semana que aparentemente no mercado de ações poderemos ter um dia de quedas, se seguirmos o cenários internacional. Visando tratar um pouco mais sobre essa queda que a bolsa vem sofrendo nos últimos meses trago-lhes aqui, resumidamente, uma matéria da INFOMONEY sobre as projeções, que vem a ter bastante relação com o nosso post anterior, sobre os analistas(para ler, clique aqui ) e as tendências do mercado.
Aqui vai então o referido artigo:

"SÃO PAULO – Quando perguntados, em dezembro de 2010, qual seria o comportamento do Ibovespa para 2011, cerca de 94% dos leitores do InfoMoney responderam que o principal índice acionário da BM&F Bovespa ficaria acima dos 60 mil pontos. Agora, em maio de 2011, quando se pergunta "Qual a chance da Bolsa seguir em queda e atingir um patamar abaixo de 60 mil pontos em três meses?", chama atenção o fato de 18% terem afirmado ter certeza que a tendência será de queda.

Outros 38% dos votos foram para uma chance superior a 50%, enquanto 44% acreditam que há mais chance do Ibovespa se manter acima deste patamar. Afinal, o que aconteceu neste intervalo de tempo?

Uma série de eventos que elevam a aversão ao risco por parte dos investidores pode estar na resposta, uma vez que o início do ano contou com diversos conflitos no Oriente Médio e no norte da África, que impulsionaram a cotação do barril de petróleo; com um forte terremoto no Japão, que levou a uma crise nuclear; e com o agravamento da crise fiscal na Europa; além dos sucessivos reajustes – para cima – quanto às expectativas inflacionárias no Brasil.

Em meio a este cenário, o Ibovespa já acumula uma queda de 8,38% no ano, conforme a cotação do fechamento de 18 de maio, e torna-se cada vez mais difícil de acreditar que ele atinja as projeções realizadas por analistas no final do ano passado, que majoritariamente indicavam a pontuação acima de 80 mil pontos ao final deste ano – sendo que alguns indicavam que tal pontuação seria atingida já em junho.

Crise Fiscal na Europa

Petróleo disparando

Inflação perto do teto da meta"

----------//----------//----------

Na minha humilde opinião, acredito que se o cenário internacional se manter do modo como está, com pequenos conflitos, com o petróleo oscilando devido a esses conflitos e o dólar se enfraquecer, podemos até manter a bolsa nesse nível, porém creio que ela possa dar uma recuada até o fim desse primeiro semestre, e no segundo buscar uma leve recuperação, porém nada exagerado.

Realmente, esse ano será um ano bastante complicado para os investimentos em bolsa...

Obrigado pela leitura!

A necessidade de mudar

Olá leitores!

Estive pensando como está o mercado de ações, e as mudanças que tivemos de 2008 para cá, mais precisamente desde quando comecei esse blog até o presente momento.

Quem acompanha o mercado de ações ha um certo tempo, viu que hoje está muito mais difícil de ganhar dinheiro nos investimentos do que antes, não temos mais aquela facilidade de comprar uma ação da Usiminas por exemplo, e termos lucros de 20% ao mês sem fazer nada, ou então com algumas operações em micos, termos ganhos de 50% em um dia, certo?

Mas o que mudou daquele tempo para hoje? Por quê não conseguimos mais manter uma rentabilidade constante e termos aqueles lucros estratosféricos que tinhamos antes?

Geralmente essas perguntas acima são as mais questionadas, e a resposta é única: O cenário internacional está em constante alteração, portanto é um ciclo natural. Em dados momentos é mais fácil aumentar o patrimônio com ações, e em outros momentos isso torna-se uma atividade desgastante tanto fisicamente quanto economicamente.

Temos deste modo, a presença da necessidade de mudarmos, mudarmos o nosso ponto de vista, mudarmos as nossas estratégias e a nossa ótica de como funciona o mercado. Uma das frases mais conhecidas não só no mercado acionário, mas neste em especial é: "Você não pode mudar o vento, então regule bem as velas." E de fato é bem assim que funciona, temos que nos adaptar à realidade do mercado, portanto, mudança não é só uma alteração natural da vida, mas uma necessidade de mudar para você se manter vivo.

Ha alguns anos atrás, qualquer pessoa era um analista de mercado, era bastante fácil e previsível o mercado, porém hoje é muito difícil, a onda enorme de analistas que surgiram as cinzas naquela época, voltaram para as cinzas, sendo que hoje encontramos alguns analistas que sabem de verdade como funciona o mercado, por terem mudado, por terem se atualizado ou então porque acabaram dando certo mesmo. Então aproveito para dar um recado, cuidado com analistas ou melhor, pseudo-analistas, que se baseiam somente em resultados passados, pois este não é comprovação de resultado futuro, porém pode ser um bom indício, mas lembro que o mercado está sempre se alterando.

Bom, por enquanto é isso... e essa postagem deixamos como um bônus pelas visitas de vocês leitores, espero que esteja de acordo com o que vocês esperam e merecem de um blog que seja imparcial e que seja mais educativo do que simplesmente para vender produtos.

Obrigado pela visita!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Importância da abertura do mercado

Bom dia leitores!!

Hoje vou abordar em nossa postagem educativa, a respeito da abertura do mercado e a sus importância para os traders.

O pregão da BOVESPA se inicia as 10h em horário normal, e as 11h em horário de verão, porém, ha o que chamamos de leilão, que começa em torno de 15 minutos antes. O leilão é um verdadeiro leilão onde ocorre a decisão do valor de abertura dos papéis. Isso se da pelo movimento natural da demanda e oferta, como funciona durante o próprio pregão mesmo.

O leilão dos papéis pode avançar o horário das 10h, algumas ações podem ir até 11h em leilão, enquanto outras abrem seus negócios logo próximo das 10h, tudo depende dos valores e do movimento do mercado.

Quando uma ação está precificada na abertura, podemos ver que os valores começarão a alterar de verdade no Home-Broker, e assim damos prosseguimento aos negócios. É claro que o movimento dos papéis depende de vários fatores, como o humor mundial, alguma crise de algum setor que esteja por vir, ou qualquer outro temor ou felicidade do mercado. Pessoalmente não gosto de fazer compras na abertura do mercado, já fiz muitas vendas, pois em poucas horas de negociação muita coisa acontece, ações caem 1, 2 ou até 5, 6%, claro que também valorizam, porém como sempre viso a proteção do meu capital, quanto menos riscos, melhor.

O que penso ser ideal é aguardar os preços se estabilizarem para então operar. Certo, mas e quando vou saber da estabilização dos preços? Simples, quando você ver que o papel está com máximas e mínimas do dia, poderá traçar alguma meta, não ha um tempo definido, mas em média poderá ser de até 40 minutos.

Acredito que seja isso de início meus amigos, qualquer questionamento podem fazer um comentário que respondo no post a seguir.

Obrigado pela visita!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Investindo em divisas...

Olá pessoal!

O trabalho está me consumindo, além dos estudos, mas sem delongas, vamos ao que interessa, o post de hoje!

Estive analisando algumas coisas, em especial nas perguntas e ofertas que aparecem na internet, ao estilo "Garanto 6% ao mês! Opere mercado FOREX! Opere Commodities!!" E alguns mais absurdos ainda, prometendo ganhos de até 50% ao mês!

É possível? Sim, digo-lhes que é possível!
É provável? Não sei, talvez não seja tão comum, mas pode acontecer.

Acontece que muitas pessoas não conhecem o mercado FOREX, conhecido também como mercado de divisas, que você opera a diferença entre as moedas, ou seja, a diferença da cotação de dólar e euro, por exemplo, é de 15 cents, então você compra a diferença crendo que irá aumentar, ou vende pensando que irá reduzir... a curto e grosso modo é assim. Porém vocês percebem que o dólar aqui no Brasil mesmo, varia vários centavos no mesmo dia, não? Então para você operar em mercado FOREX deve estar muito atento ao cenário mundial, e mesmo assim, é possível que você perca tudo em fração de minutos. Deixo claro que o mercado FOREX é proibido no Brasil, sendo assim, não existem corretoras autorizadas a operar aqui no país, se você quiser operar, terá de ser com alguma corretora estrangeira, o que claro, gera um risco a mais nas dúvida quanto à lisura das operações e da segurança do seu capital.

Porém, quem quiser investir em Euro e em Dólar, pode realizar as operações diretamente na BM&F, que é um método legalizado e seguro se comparado às corretoras de outros países que sequer temos noção que existe.

O risco é proporcional ao investimento em bolsa, geralmente os investimentos são feitos como Hedge, para proteção de capital, portanto, em altas quantias(altas para nós meros sardinhas) e com corretoras bem experientes no mercado.

Por enquanto creio que seja isso pessoal.
Obrigado pela leitura e até o próximo post.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...