quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pós abertura

Bom dia leitores!!

Acredito que já tenham percebido que o design do blog está um pouco diferenciado do que tínhamos. Deixei pouco tempo o escuro pois acabei não me adaptando pela visibilidade do mesmo. Espero que esteja este mais agradável para a leitura.

Mas vamos ao mercado financeiro! Estamos nessa manhã de quinta-feira acompanhando um movimento de estabilidade do IBOVESPA, atuando em parte no campo positivo e ora no negativo, movimento esse que se da em virtude da precaução com relação aos dados externos.

Todos os dias vejo diversas notícias e algumas são sempre as mesmas, dizendo que o IBOVESPA não possui perspectiva de entrada para curto prazo e que a entrada agora é bastante arriscada e não recomendada pelos analistas. Acredito sim que esteja bastante complicado nesse momento para alguém entrar comprando ações, dependendo da situação a qual esteja, porém pode ser uma boa oportunidade.

Graficamente o IBOVESPA está testando um suporte na faixa dos 62.800 pontos, portanto esse patamar não deverá ser perdido em um dia como hoje que é praticamente tranquilo no mercado financeiro, mas sim caso tenha uma força vendedora a mais.

Temos nos Estados Unidos hoje um dia de alta pelo cenário de futuros, porém vale lembrar que tiveram uma grande decepção com os dados de emprego e de crescimento da economia na semana passada, o que apesar da inesperada alta, ainda nos faz ter um certo receio de dados e possível recuperação da bolsa do mercado futuro daquele país.

Hoje é um dia para pensarmos a respeito dos movimentos e concluirmos, ao fim do pregão quais as chances para amanhã, se iremos romper o suporte ou então se poderemos ter um dia de alta na sexta-feira, o que acredito que possa ocorrer.

Irei fazer uma postagem diferenciada no período da tarde. Irei avisar pelo Twitter assim que estiver publicada a atualização.

Obrigado pela leitura!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bolha automotiva?

Olá leitores!

Estive por alguns dias filosofando acerca dessas crises que vivemos envoltos, e hoje vendo alguns debates acerca da crise da bolha imobiliária, e como já tinha pensado por outra face desse prisma que é a sociedade, decidi postar algo sobre um assunto que me deixa com sérias dúvidas da solidez da economia brasileira, é uma possível bolha automotiva.

Vocês, leitores, já prestaram atenção na quantidade de veículos vendidos nesse período de crise mundial, aqui no Brasil? Centenas de milhares de veículos foram vendidos em todo o país, muitos deles com uma aprovação simples de crédito, com juros que eram, para a realidade brasileira, baixos devido a isenções de IPI, taxa de juros relativamente baixas para incentivar o consumo para que a crise nao atingisse as industriais nacionais.

Certo, mas o que isso tem em relação à uma possível crise Gustavo? A relação que particularmente faço, é que muitos dos financiamentos feitos a prazos de até 7 anos não estão sendo pagos ou estão sendo pagos com vários atrasos, e isso ocorre hoje que temos uma condição bastante favorável economicamente, imaginem como estará dentro de 3 ou 4 anos, onde teremos a tendência dos juros aumentarem a princípio, o número de pessoas que poderá deixar de pagar tais financiamentos poderá ser bastante elevada e em caso de novo financiamento, os juros poderão ser muito superiores, levando o consumidor a pagar mais do que o dobro por um veículo simples e muito usado(um veículo em grandes cidades, com 4 anos de uso, deve estar com aproximadamente 80 mil quilometros rodados).

Um dos fatores dessa bolha toda nós já vimos, que foi o absurdo aumento da gasolina e do álcool, que foi anunciado que como a demanda aumentou bastante os preços foram elevados em virtude também de não haver tanto estoque de alcool, por ser mais vantajoso aos produtores de cana, fazer açúcar do que o combustível. Sendo assim, quem irá preferir pagar R$ 500,00 para ter um bem que irá só dar maiores gastos e ficar parado na garagem por ser mais cômodo em alguns ir de ônibus ou de outros meios para o serviço?


Então leitores, acredito que isso seja algo que poderá ocorrer só dentro de algum tempo, quando as políticas econômicas do país tiverem algumas alterações naturais, como taxas de juros e esse tipo de coisa que é obrigatório ocorrer, porém ao que tenho visto, ninguém tem percebido o que poderá acontecer com os veículos. Será que é só eu que tenho essa percepção? Será que estou totalmente errado? Gostaria de algum parecer de vocês para não ficar dando uma de louco aqui filosofando acerca de coisas que, quando vê, são apenas abstrações impossíveis de acontecer.

Obrigado pela visita e pela paciência em ler.

Ibovespa seguindo em estabilidade..

Boa tarde leitores!

No dia de hoje temos o movimento do IBOVESPA próximo a estabilidade, operando agora a -0,13%, próximo aos 63.100 pontos.

Conforme citei no post anterior,o pregão de ontem finalizou com certa movimentação após o discurso de Ben Bernanke acerca do FED e da economia norte-americana. Hoje a instabilidade se dá com reflexo pelo discurso de ontem e bem como pelas questões da inflação aqui no Brasil que pode trazer novos investidores ao país, por se tornar mais atrativo.

Para hoje a expectativa é a alta da taxa de SELIC na reunião do COPOM, o que pode auxiliar a bolsa brasileira a ter uma alta e recuperar o patamar dos 64.000 pontos quem sabe. Mas o investidor no geral ainda está com bastante receio de investir em ações, isso ocorre em virtude de várias notícias serem prejudiciais a bolsa, como por exemplo, capas em revistas anunciando que é um dos piores investimentos em rentabilidade no ano, ou que poderá ter nova crise, e por aí vai.

Mas quem está sempre acompanhando o mercado como nós, sabemos que o momento realmente é de cautela, porém é um bom momento para comprar algumas ações visando o médio prazo.

Não como regra, mas como dizem que o dólar sobe a bolsa cai, e vice-versa, o dólar hoje está subindo, sendo cotado a mais de R$ 1,58, o dólar está geralmente atrelado ao ingresso e saída de capitais do país, portanto a grosso modo podemos esperar uma queda no valor dele dentro de breve, uma vez que poderemos ter maiores investimentos de capital estrangeiro ingressando no Brasil, se a taxa SELIC for realmente ajustada para cima.

Para o fechamento do mercado hoje, podemos esperar um encerramento no campo positivo, pois creio que poderá ser visto com bons olhos o aumento da taxa do COPOM, mas não creio que seja algo expressivo, próximo à estabilidade. Também temos de pressumir que o mercado já tenha precificado, ou seja, já tenha absorvido essa alta, mesmo que ainda não teha ocorrido.

Visão geral:

Estamos em um momento bastante delicado do mercado financeiro, não só nacional como internacional, é momento de vermos com cautela qualquer tipo de investimento. Estive participando de alguns grupos de debates sobre finanças e operações, nestes grupos o maior número de operações são de day-trades, o que para um investidor pequeno/médio é algo complicado, até mesmo por ter a disponibilidade para ficar todo o dia na frente do computador operando, é uma atitude realmente difícil, então visando swing trades, acredito que seja melhor aguardar. Este é até mesmo um tipo de operação que gosto por me sentir mais seguro, porém não estou fazendo devido á dificuldade de operar no mercado completamente mau-humorado como o de agora.

Desejo a todos os leitores tranquilidade e consciência na hora de realizar operações.
Obrigado pela leitura.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Balanço do meio do dia

Boa tarde leitores!

Conforme avisei, as postagens estão em horário alternativo. E hoje estamos com o IBOVESPA operando em alta em virtude de uma expectativa acerca dos níveis da inflação aqui no país bem como em nível internacional que também estão com índices em alta tanto na europa como na ásia.

De certo modo o IBOVESPA está se comportando junto com os mercados internacionais, porém pode ser que o fechamento de hoje seja um pouco diferente, uma vez que os dados do FED, Banco Central Norte-americano, serão divulgados as 16:45, ou seja, no fechamento do mercado aqui e isso pode causar uma corrida bem no final do pregão.

Fundamentalmente
temos um IBOVESPA com bastante vontade de ter altas, porém devido ao cenário internacional e aos dados não tão sólidos da economia mundial, não poderemos ver o IBOVESPA tão logo superando os 65.000 pontos, pois para isso precisa deuma força, um incentivo um pouco maior tanto em matéria nacional quanto internacional.

Ha ativos que estão seguindo o momento de indecisão do ibovespa, mas como falamos ontem, ha ativos que possuem um fantastico poder de crescimento e valorização de seus ativos. Isso pelo lado fundamentalista.


Graficamente
nós estamos com o IBOVESPA em um momento de indecisão, o que chamamos nessa análise de Movimento Lateral, que é quando o ativo não toma alguma tendência de alta ou baixa. Porém o ruim mesmo poderá ser se o IBOVESPA atingir o patamar de 61.600 pontos e perder tal pontuação, pois esse é um local de suporte em um primeiro momento. Até mesmo já deixo avisado de que o prgão de hoje está formando um candle sem mínima, o que pode ser perigoso para o dia de amanhã, pois candles sem mínimas levam a crer que no próximo dia, poderemos ter uma queda. Porém para ter certeza, só observando o dia de amanhã e a sua abertura mesmo.

Um ativo que acompanho seguidoe pela análise gráfica, é a GGBR4, este ativo está em franca tendência de queda, e não supera a linha dessa tendência, fazendo com que seja fiel à análise gráfica, mas quando romper deverá dar uma bela alta, e então avisarei aqui que poderá ser uma grande oportunidade para lucrarmos bastante.


PROJETO GC INVEST BLOG:

Meus amigos, estou em fase de execução do novo projeto do Blog que irá trazer para vocês grandes novidades, bem como irá aproximar você mais das empresas que aqui falamos, até solicito que, caso você tenha algum tipo de dúvida sobre alguma empresa, alguma questão, que me envie para que possa constar aqui. Esse é um dos motivos que estou postando em horário alternativo, mas também por problemas pessoais(estou renovando a minha rotina).

Obrigado pela visita.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pré-abertura - 06/06/2011

Bom dia leitores!!

Após um fim de semana de muito frio aqui no sul do país, estou aqui tentando descongelar os dedos esperando boas notícias do nosso mercado.
Hoje o índice futuro já está operando em alta de 0,22%, isso se dá pela expectativa do aumento da taxa SELIC, siginificando assim uma possível entrada de capital no país e indicadores em alta como reflexo desse ingresso de investidores.

Porém estamos com uma agenda fraca, tanto no cenário nacional quanto internacional, até mesmo hoje as bolsas asiáticas estão operando em queda devido à digestão dos dados norte-americanos divulgados na sexta-feira que sinalizaram fraco crescimento do país.

Os principais indicadores europeus hoje também estão operando em queda devido aos dados norte-americanos.

Estamos portanto nós do Brasil divididos e podemos ser um diferencial no dia de hoje, operando no campo positivo devido aos nossos dados que podem ser divulgados acima das expectativas.

Graficamente:

Tendo em vista a anpalise gráfica, na sexta-feira o IBOVESPA formou um doji, que é um candle sinalizador de uma possível reversão para o dia seguinte. Antes do doji tivemos um dia de alta, e ele reverte esse candle, ou seja, graficamente as chances de termos queda é algo a não ser desconsiderado, inclusive se formos juntar com os dados mundiais que acabamos de citar.

Além disso alguns outros indicadores gráficos estão bastante elevados, considerando assim uma possível chance de queda, chance bem elevada diria. Deste modo entramos em uma zona que nos exige muita cautela e atenção nas operações. Conforme eu anunciei no post da Pré abertura do pregão da sexta-feira, o IBOVESPA pode estar montando um desenho gráfico sem tendência definida(movimento lateral), então isso exige bastante cuidado, até mesmo para quem usa as tais plataformas gráficas que fazem as operações sozinhas, os conhecidos sistemas de operação, pois muitas vezes eles não estão calibrados para fazer esse tipo de operação e cuidar do mercado lateral.

Fundamentalmente:

Falando de modo utilizando a análise fundamentalista, estamos em um momento conturbado do mercado para curto prazo, isso se da tendo em vista que ha muitas incertezas acerca da recuperação mundial pós crise, pois ainda hoje temos alguns reflexos disso no dia-a-dia do mercado, porém as perspectivas para 2012 são bastante interessantes, fazendo com que muitas pessoas segurem posições para um período bem maior.

Interessante falar de alguns papéis que podem ser interessantes para esse período, que inclusive conversei com um amigo meu a respeito e ele me deu alguns dados de empresas, e como agora pela manhã li muitas coisas a respeito da sustentabilidade, natureza e esse tipo de coisa, como essa empresa tem um futuro bastante promissor segundo os dados que vi dela e também com o objetivo da mesma, que busca um crescimento, porém um crescimento sustentável da própria empresa bem como busca também o melhor para o meio-ambiente, creio que seja uma boa. Ação essa que é a Fras-Le(FRAS4) que está hoje em um valor bastante barato para o que realmente vale no mercado. Além disso é uma empresa bastante sólida e que está crescendo cada vez mais, e ainda mantém a confiabilidade do nome Randon, por ser parte desse grupo já conhecido por todos nós acredito que diga muita coisa e seja suficiente para ser uma boa alternativa para investimento, não?

Vale a pena dar uma pesquisada nessa empresa.


Aviso:

O blog está planejando uma nova mudança em sua configuração de operação, estou pensando em realizar algo mais profissional envolvendo as empresas que hoje você, leitor, as tem como distantes, e desejo trazer elas para mais perto do que você imagina!

Outro aviso, é que essa semana o horário dos posts irão se alterar, irei passar a postar por volta das 12h o primeiro, já com uma indicação do mercado, e outro mais ao fim do dia com o que resultou o mercado e quais as principais notícias pós-market. Espero a compreensão de vocês, mas assim que tivermos as novidades prinipais será algo que agregará muito valor ao nosso blog leitores!

Obrigado pela leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...