quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ideias para 2012..



Olá amigos leitores e investidores desse grande mercado de ações e derivativos! 

Conforme citei anteriormente, após ler algumas previsões como as que sempre existem nos finais de ano, vi que muitos analistas não preveem algum crescimento para 2012 no tocante a Bovespa. Duvidei de início, pois sempre duvido um pouco da palavra de analistas e demais pessoas que emitem opiniões, isso porque gosto sempre de ter a minha meta, a minha ideia e além disso, gosto de saber porque penso de tal modo e as pessoas de outro. 

Com essa dúvida em minha cabeça, resolvi abrir gráficos e perceber algumas coisas para o próximo ano. Claro que é muito difícil ou diria que quase impossível acertar alguma previsão para um período grande como é um ano, no tocante aos investimentos. Mas vamos lá, se estamos na chuva, é para nos molharmos, como diz o ditado. 

O Ibovespa está em um momento bastante indeciso, observando sempre um gráfico diário de longo prazo, existindo uma linha de tendência de baixa de longo prazo e outra de médio prazo(aproximadamente 5 meses) que é uma linha de tendência de alta, portanto, temos uma confluência de dados que colocam o Ibovespa em uma divisão. Este é o motivo que encontrei para existirem alguns analistas que não preveem qualquer upside no índice. 

Além dos fatores gráficos, temos na parte de fundamentos, para este ano de 2012 um objetivo mundial que é zelar pelas dívida dos países do Euro, em especial pela Itália e pela Grécia. Contudo ainda existem desfalques como por exemplo a Alemanha, que poderão fazer com que as economias ao redor do globo balancem um pouco. 

No cenário doméstico temos dois fatores influentes para a nossa Bolsa, que são os juros, e estes atrelados aos índices de inflação. Apesar da preocupação com a inflação, acredito que possamos chegar ao fim de 2012 com juros na casa dos 10%, o que de certo ponto não é tão saudável para trazermos investimentos externos, uma vez que é possível que outros países se tornem mais atraentes, entretanto, isso pode fazer com que a economia nacional tenha um bom crescimento, em especial com os resultados do primeiro trimestre do ano, dado pelo incentivo à chamada Linha Branca, em engloba eletrodomésticos e utensílios, fazendo com que tenhamos grande venda de produtos por parte dessas empresas, além de ser impulsionado pelo crescimento do poder aquisitivo do brasileiro. 

Sobre o dólar eu sinceramente não me atrevo a emitir alguma opinião, isso pois mesmo que façamos muitas análises, podemos ter um erro bastante grande, isso porque existem inúmeros fatores, que não são técnicos para que possa ocorrer uma alteração em sua cotação. Alguns dos fatores é possível citar, como a taxa de juros no Brasil, os incentivos de crescimento a economia mundial, a aceitação dessas medidas de crescimento, relações internacionais dos países do euro com países asiáticos e americanos, dentre outros vários incluindo vias políticas de negociações. 

Mas para o Ibovespa, reforçando o que já falei, é interessante deixar claro que temos um ponto de indecisão, que poderá ocorrer ainda no primeiro trimestre, depois deste ponto é possível emitir uma posição mais concreta do que poderá acontecer para o fim do ano. No momento os investimentos seguirão nesse patamar, mas interessante ficar de olho no momento da decisão de movimento, que poderemos ter ótimas oportunidades de negócios em vários ativos! 

Muito bem leitores, agradeço a visita, quem quiser questionar sobre algum ponto, ou sobre algum ativo, comente e vamos conversar a respeito. 

Obrigado e bons trades!

Após queda do Ibovespa, podemos ter mais quedas?

Olá leitor! 

Vamos reforçar hoje os avisos que demos na postagem de ontem, temos uma possível oportunidade em ITSA4, que conforme o pregão de ontem, fechamos na margem de um suporte, junto ao entroncamento com uma linha de alta. Não temos uma grande margem para altas neste papel, se formos observar o IFR, que consta hoje pela casa dos 60. 

Contudo outro ativo que nos dá grandes chances de um trade muito bom, é a Marcopolo(POMO4) pois caiu além da nossa linha de tendência de alta, conforme citamos também em postagem anterior, e os outros indicadores para o papel estão bastante interessantes, basta esperarmos uma reversão do papel, em um momento que possa ser mais certo para quem opera com swing trade. 

Tivemos nesse meio da semana a conturbação sobre a zona do euro, que atingiu até mesmo o nosso risco-país, que subiu 9 pontos, ou seja, causou um grande impacto as notícias acerca das dívidas em especial da Itália e Alemanha, o que esperamos que tenha uma reversão para o Brasil nessa quinta-feira, porém com as bolsas asiáticas em queda, o que podemos esperar é um dia neutro a principio, o que nos resta aguardar maiores notícias das principais zonas do mundo no momento, que agora é praticamente a área europeia. 

Graficamente para o Ibovespa podemos ter um dia com instabilidade, mas que é possível uma abertura no campo negativo, conforme forem as notícias, teremos um fechamento positivo. Vamos seguir acompanhando na abertura o preço do Petróleo, que caiu mais de 5% após a manifestação da OPEP para aumentar a produção dos países da Organização, isso poderá afetar diretamente as ações da Petrobrás aqui para nós, e poderá, vindo do exterior, um movimento negativo a respeito disso. 

Nesta quinta teremos ainda aqui no GC Invest Blog, um panorama geral sobre as previsões e prognósticos para 2012, onde muita gente já está prevendo um crescimento muito pequeno no mercado financeiro para as bolsas, e outra parte de analistas sequer acredita que teremos valorizações, será mesmo? Em breve aqui! 

Então não esqueçam de fazer a lista de checagem antes do início do pregão: 
- Ibovespa Futuro
- Petróleo
- Dólar 

Isso é o mínimo para começar o dia de investimentos por dentro dos acontecimentos e não ser pego de surpresa pelo movimento das bolsas. 

Bons trades!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Crise europeia, mas oportunidades brasileiras..

Olá pessoal! 

Temos um dia complicado para o mercado de ações aqui no Brasil, que devido às grandes indecisões européias, estamos sofrendo uma queda de aproximadamente 0,4%. Isso ocorre em virtude de termos algumas confusões acerca dos métodos e planos para tirar a europa mais rapidamente da crise, envolvendo a Alemanha, Itália e demais países do bloco. Incluindo esses fatos, por compraas de moedas em leilões internacionais(parecido com o que o Brasil faz comprando dólares para ter reservas).

Ao lado oposto, o dólar abre em forte queda, passando de R$ 1,87. Esse e, como vocês já perceberam, um movimento natural entre dólar e a bolsa. 

Trago para vocês dois gráficos hoje, um deles da Itaúsa(ITSA4) e outro da Marcopolo(POMO4), vejamos o que nos espera: 


Neste gráfico acima, temos a ITSA4, onde está estável, que até comentamos na postagem anterior que poderia ser uma boa oportunidade para entrar vendido. Agora o quadro está configurado como, movimento lateral, podendo ter uma alta caso confirme o respeito a linha de tendência de alta. Mas nada impede que possa vir a se manter neste movimento. Os valores médios que estipulamos para ser como suporte, é o mesmo que temos da resistência de tempos atrás, o que nos dá em novembro. Os demais indicadores, na parte de baixo do gráfico também nos indicam um momento de indecisão, sem nada a confirmar, portanto só esperando o dia de amanhã para termos uma real posição sobre o papel. 


Neste gráfico acima, temos a POMO4, que é uma grande empresa do mercado industrial automotivo, deste modo uma queda conforme a que temos é na realidade uma grande oportunidade de termos ganhos! Muitas pessoas já ganharam certamente nesse período de queda, uma vez que já apresentou ótimas oportunidades de ganhos em operações intraday. Para os próximos dias, temos uma configuração gráfica bastante boa, com IFR na faixa dos 40, além de termos uma grande linha de tendência de alta que suporta o papel desde meados de agosto. Um bom ponto de entrada no papel poderá ser entre hoje e amanhã, pois conforme é possível perceber, estamos hoje indo e direção ao primeiro candle de alta, contudo devemos observar mais para o fim do pregão, onde a oportunidade poderá surgir para swing-trade. 

No momento é isso, vamos aguardando novas oportunidades. 

Bons trades!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...