quinta-feira, 12 de julho de 2012

Análises e qual o melhor prazo para você investir?

Apesar de dia em queda, IBOVESPA segue em movimento normal, com queda dado pelos resultados domésticos que não impactaram tanto o mercado financeiro, até por já terem precificado as notícias com certa antecedência. 

Hoje o IBOV está operando com queda dentro da linha de tendência de baixa, fato que nos avisa que poderemos ter nova queda, possivemente atingindo a marca de 52.270 pontos, ou seja, um pouco abaixo do que já chegou no dia de hoje. 

Um dos ativos que está mostrando claramente o que poderá acontecer é a USIM5, onde está batendo em um suporte, após o grande período de queda. 
Outro ativo que está também encaminhando esse tipo de gráfico é a CYRE3, a qual mostra um toque no suporte, embora que ocorram variações grandes diariamente com esse ativo, é um alerta. 


Mas agora fora as análises, quero falar um pouco da parte educacional. 
Muitas pessoas investem na bolsa de um modo que não lhes é adequado, isto porque são investidores moderados e por vezes seus consultores ou seus agentes pensam que são conservadores ou até mesmo agressivos. Isso é um erro que pode custar o seu patrimônio caso não seja bem gerenciado. 

Digo isto pois já vi vários investidores, os quais se sentem bem com operações mais longas, de semanas ou meses e seus operadores seguidamente mostram, como talvez uma possível oportunidade, operações de curto prazo ou até de curtissimo prazo. 

De modo pessoal, me sinto mais confortável com operações de swing trade, ou seja, operações que giram em  2, 3 ou 4 dias. Não gosto muito de day-trade, pois não tenho como ficar controlado todo o dia e ficar sempre dando ordens de compra e regulando stops. Mas por isto eu ganho menos? Pode ser, mas ganho de maneira confortável, sistemática e contínua. É possível com swing trade conseguir lucros interessantes semanalmente, mas com day-trade também, talvez até um pouco mais, mas todo bônus tem um ônus.

Não vou operar também ativos de longo prazo, pois realmente me sinto incomodado em ver as ações paradas em minha carteira por meses, já tentei, comprando GGBR4 para posic, mas vendi no segundo mês, até porque na época renderam somente algo como 2%, e isso era possível o jeito que eu operava, ter em meio mês. 

Também outro fator a ser considerado é o momento do mercado. É um bom momento para operar em day-trade? É um bom momento para fazer swing trade? Já não digo para longo prazo pois é um tipo diferenciado de investimento.

Então antes de ir na 'onda' de outra pessoa, veja qual tipo de investimento em que prazo você se adapta melhor, pois com certeza, você terá ganhos consistentes, sem ter uma úlcera por incomodações ou nervosismo, embora que para operar no mercado este fator tenha que ser reduzido para nosso próprio bem e bem de nosso capital. 

Obrigado pela leitura!

terça-feira, 10 de julho de 2012

A semana que começa na terça-feira

Olá leitores!

Nesta semana só temos pregão na terça-feira, então aqui antecipando algumas noções para todos, já que temos um Ibovespa, conforme falei no twitter hoje em breve análise durante o dia ao olhar o dólar, em um movimento lateral para curto prazo.

Esse movimento poderá ficar oscilando entre 52.194 e 57.617 pontos. Para esta semana ainda temos um Ibovespa sem qualquer tendência, embora que os papéis que são negociados mundialmente tenham sofrido queda e pouco mais de 1% e o dólar tendo leve alta.
Se nesta terça-feira tivermos nova alta do dólar no início do pregão, e a tensão do mercado continuar, até porque é o primeiro dia da reunião do COPOM, podemos ter nova queda, repetindo o ocorrido sexta-feira.


O que esperar?

Podemos ter em mente que dependendo do movimento externo, é possível ter um dia de queda, embora graficamente tenhamos um candle indicador de alta para esta terça-feira. Saliento que quando eu observo algum ativo, não levo em conta somente um tipo de análise, realizo, portanto, uma mistura de análise gráfica com análise fundamentalista. 

É importante utilizar-se de cautela, e sempre que for entrar em alguma operação, considerar um stop em ponto interessante, pois é ele que definirá o quanto você poderá ganhar e quanto poderá perder sem afetar seu capital. 


Dica do dia:

Opere sempre com consciência, não esqueça que comprar/vender por impulso é coisa que somente perdedores fazem na bolsa de valores! Perdeu algo? Corrija o que está errado! Acertou no stop? PARABÉNS! Você acerta onde muitas pessoas erram, mesmo que tenha perdido 1% do seu capital investido, você protegeu seu patrimônio!

Espero que ajude aos leitores em novas operações. 

Obrigado pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...