quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ibovespa alivia e fecha em leve alta

Olá pessoal!

Conforme citei, cá estou para falarmos um pouco do IBOVESPA nessa quarta-feira. Tivemos um dia que foi tenso no cenário internacional, porém aqui operamos o dia com uma certa estabilidade do índice, não tendo qualquer força definida, porém em alguns papéis tivemos um claro movimento de alta, podemos dizer que bastante impulsionado pelo pacote de austeridade grego.

Além de tudo, ainda tivemos no cenário doméstico tivemos a notícia que o governo está desejando reduzir o preço do aço comercializado no país, fazendo assim com que as ações do setor de siderurgia subissem em alta bastante interessante, o que é de fato, bom para o consumidor final de vários produtos.

O dólar fechou o dia em uma leve queda, sendo cotado então a R$ 1,572, um bom patamar para quem quer fazer compras no exterior, porém será que ainda pode cair mais desse patamar de 1,55? Essa pergunta deixo para um post dedicado para esse fim, pois é um assunto que podemos esmiuçar bastante e de fato bem interessante.

Para quem deseja voltar a investir em ações, ou então para quem está buscando maior segurança, sugiro olhar com muita cautela o mercado, pois até mesmo alguns analistas estão revisando suas metas para o ano de 2011 e alguns operadores estão também bastante receiosos com os movimentos do mercado, ou seja, confie em si mesmo.

Em breve, irei fazer uma postagem diferenciada, tratando de alguns temas sobre saber operar por conta própria e cuidar da sua cesta pessoalmente. Será um post com fatos reais, que aconteceram comigo e vou expor tais fatos pois é na realidade uma experiência que adquiri e desejo compartilhar pois não desejo que alguém caia nas mesmas armadilhas.

Então meus amigos, no momento é isso e vamos acompanhar o mercado e verificarmos se essas altas de alguns papéis irão se sustentar.

Obrigado!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mundo em alívio?!

Olá !

Hoje estamos presenciando o reflexo do programa de auxílio à Grécia, programa esse que estava deixando todos os investidores no mundo apreensivos e nervosos com relação à situação daquele país, porém não só dele, é algo que poderia trazer sérios reflexos negativos para países que estão ao redor, como por exemplo, Portugal e Espanha.

Isso se deu pois os países referidos possuem valores nas mãos dos Gregos, e uma vez que a capacidade de pagamento deles estivesse saturada, os países sofreriam com o não ingresso de capital que lhes é devido, entretanto, não se restingindo a isso, países como Espanha por exemplo, já estão em uma pequena crise interna para recuperar-se da crise ainda, fazendo de tudo para que a situação volte a normalidade o mais breve possível, então de fato é uma situação complicada se formos analisar caso a caso, pois um depende do outro, no momento que um país não pagar suas dívidas, ou decretar uma moratória, tudo vira uma bola de neve ou melhor dizendo, um efeito dominó, e assim poderá estar instaurada uma nova crise.

Mas nem tudo é tão péssimo assim, nós hoje estamos com um dia com alta não só na bolsa norte-americana, mas em todo o resto do mundo pela ajuda ao país grego, causando boa expectativa aos investidores, porém ainda receiosos mantem um ar de cautela, mesmo que as bolsas estejam subindo, afinal, qualquer sinal de um desaquecimento do crescimento da economia européia, já é o bastante para assustar.

Em Wall Street esta notícia está sendo vista com bons olhos, mas também ha certa apreensão pois o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está desejando aumentar os impostos da classe de bilionários, petroleiras e a classe mais poderosa do país. Tal desejo ocorre pela necessidade do país em manter a qualidade da saúde e educação dos cidadãos, e com isto, Obama está batendo de frente com os Republicanos, pois alegam que o aumento de impostos, em especial dessa classe, pode acabar gerando menos empregos que o necessário, alegam ainda que o povo norte-americano necessita de empregos e não de mais impostos para a classe dos ricos empregadores... Um breve comentário, parece o Brasil com aumentos de impostos.. a diferença é que lá os impostos já são bem menores que aqui.

De certo modo os Republicanos estão corretos em afirmar que a alta de impostos vai contra o crescimento de vagas de emprego, entretanto, se o número de vagas projetadas não for suficientemente grande para considerarmos que a queda será acentuada, valerá o esforço, não? Ate mesmo porque é dos bilionários, que por sua vez vários, acredito que tenham, investimentos em paraísos fiscais, não contabilizando assim nos dados do país do norte.

Nós aqui no Brasil estamos com o índice sem sal nem açúcar, operando próximo a estabilidade, temos alguns destaques como os papéis da GGBR4 e USIM5 com boa alta. Os papéis da GGBR4 podem pegar uma pequena tendência de alta para curtissimo prazo e atingir um valor aproximado de 17 reais caso ultrapasse a margem dos R$ 16,50. Não estou aqui diretamente com o gráfico habitual, porém voltarei ainda hoje, no fim do dia, para fazer novas análises.

Vamos acompanhando o cenário mundial, pois nessa quinta-feira teremos um post bastante diferenciado por aqui! Aguarde!
Obrigado pela visita!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Comprar imóveis na planta é bom negócio?





Olá leitores!

Neste post vou abordar um tema que muitas pessoas veem como uma alternativa de investimento seguro, mas que nem sempre é! Falo de comprar imóveis na planta, ou seja, ainda se estarem acabados e prontos para morar.

Começando com uma breve explicação, os imóveis são negociados sem antes mesmo de estarem prontos, algumas construtoras começam a construir a base do prédio e já estão negociando os apartamentos, com base somente na planta do imóvel para mostrar para o cliente ou então projeções de computador que mostram o apartamento de acordo com as características que o cliente deseja.

As construtoras geralmente vendem esses apartamentos abaixo do valor de mercado, isso porque desejam o capital para dar continuidade a construção do imóvel, funcionando como um capital de giro. Entretanto esse tipo de negócio não é sempre tão seguro, isso porque muitas construtoras estão envolvidas em vários projetos, e na atualidade estamos com grande escassez de mão-de-obra na construção civil, então a tendência é das construtoras alocarem seus funcionários para aqueles imóveis que estão com maior número de compradores confirmados, deixando de lado outros tantos imóveis, fazendo com que o prazo aumente absurdamente.

Ha casos de pessoas que compram com uma certa previsão, porém vão ter seus imóveis entregues um, dois ou mais anos após o previsto. E quando acontece a entrega, muitas caracteristicas dos imóvel não são conforme o planejado, incluindo o acabamento, pois ha muita pressa em entregar estes imóveis e continuar a construção de outros. Paredes com reboco caindo, peças de ferro enferrujando passados poucos meses de uso, fiação irregular, enfim, são vários os problemas constatados em imóveis deste tipo.

Porém como nem tudo são flores e nem tudo é perdido a ponto de ser totalmente inviável, ha uma possibilidade que considero bastante interessante, que é comprar imóveis que estão em fase final de construção, mas que ainda possuem apartamentos livres para negócios, pois você já pode ter uma noção de como são as características finais, acabamento e demais detalhes, mesmo assim você ainda pode aproveitar um bom desconto, que pode ficar entre 20% e 30% abaixo do valor de mercado.

Agora vão uma dicas para ter cuidado na negociação com imóveis:
  • Verifique se a construtora é sólida no mercado, ha quanto tempo atua, se em obras anteriores os proprietários estão satisfeitos, etc...
  • Busque saber se o terreno está registrado e regularizado nos órgãos competentes.
  • Não se esqueça do Habite-se!
  • Verifique o contrato antes de assinar, observando cláusulas de responsabilidade da construtora para problemas hidráulicos, elétrico e estruturais que possam por ventura aparecer.
  • Se possível, contate algum engenheiro de confiança para que dê uma observada no imóvel e na construção, afim de verificar alguma irregularidade na estrutura do imóvel.

Enfim meus amigos, são vários detalhes para você verificar antes de fazer uma aquisição importante como é comprar um imóvel, em especial se for para sua moradia e de sua família.
Caso você se interesse mais por imóveis, recomendo que veja outra posteagem que fiz referente ao assunto, clique aqui para acessar.

No momento é isso sobre imóveis, nos próximos posts voltamos a falar do mercado financeiro propriamente dito. Obrigado pela visita!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Participar de IPO's é um bom negócio?



Olá leitores!

Em um início de semana congelante aqui no sul do país, estou tentando digitar antes que meus dedos congelem... Mas no dia de hoje vejo uma notícia sobre o lançamento de uma nova empresa no mercado e é sobre isso o que vou falar hoje aqui, sobre empresas ingressantes no mercado financeiro.

O que é?
  • Lançamento de ações no mercado é quando uma empresa deseja abrir o capital da mesma, isso se da pela captação de grande quantidade de capital, sem muitas taxas e valores altissimos como se fossem angariar empréstimos ou financiamentos em instituições financeiras. A sigla em inglês significa Initial Public Offering, que é Oferta Pública Inicial, já diz a que faz referência.

É lucrativo participar?
  • Já foi bastante lucrativo participar de IPO's, porém hoje ha grande restrição dos investidores mais conservadores para com esse modo de investimento. Esse receio se dá porque por muitos anos era fácil ganhar 10% por investimento em um dia, sem fazer absolutamente nada, simplesmente dar uma ordem de venda, mas as coisas mudaram e ao longo do tempo esse tipo de investimento passou a dar mais prejuízo do que ganhos, em virtude de muitos investidores utilizarem a mesma estratégia, sair no primeiro momento de negocação das ações na bolsa.

Então é ruim participar desse tipo de operação?
  • Não digo que seja ruim, porém é necessário ter bastante cuidado, pois não ha movimentação anterior da empresa na bolsa, portanto não ha qualquer guia, a não ser os balanços anteriores e dados constantes no relatório feito para a aprovação da empresa na participação da bolsa.

Para a empresa é um bom negócio?
  • Com certeza! Para uma empresa é muito mais negócio abrir seu capital na bolsa de valores do que captar algum empréstimo ou financiamento, isso porque na bolsa ela não pagará nada de juros referentes a um empréstimo, porém, em contrapartida deverá pagar os dividendos, que são bastante baixos, pois imaginem os juros sobre um empréstimo bancário de, digamos um valor baixo, 10 milhões de reais. É um montante considerável, não? Então é nisso que a empresa ganha, sem contar que ainda pode expandir o seu marketing pois poderá estar constantemente na mídia de forma gratuita por meio de notícias.

Então para qual tipo de investidor é recomendado participar das IPO's?
  • Na minha visão pessoal, os IPO's são recomendados para um investidor mais conservador que pode ficar bastante tempo com as ações, isso se dá porque ja é natural que a ação varie bastante nos primeiros dias ou até semanas, então é importante ficar descansado com essa variação, pois é só uma estabilização dos valores. Não recomendo tanto quem deseja ingressas nas IPO's para sair no primeiro momento de negociação, claro que podemos ter um lucro interessante(hoje digo algo em torno de 3%), mas o risco vale a pena? Cada um deverá colocar-se na situação para julgar pelo seu capital.

Como funciona o processo?
  • Após um longo processo de abertura de capital na BOVESPA, quando a CVM já tiver analisado toda a movimentação da empresa, para verificar a veracidade dos fatos apresentados, será organizado um calendário, onde contará o período de reserva, período este que é reservado para as pessoas comunicarem à corretora quanto desejam comprar de ações, por exemplo, R$ 30.000,00, R$ 50.000,00, e assim por diante, sendo sempre em valores. Ao se passar o período de reserva, será analisado quantos investidores desejam os papéis e quantidade que desejam, sendo então definido o preço da ação, que já está previamente estipulado no edital de lançamento, com um intervalo de preços, como por exemplo "O preço de abertura poderá ser entre R$ 15,00 e 18,50". Depois do valor estipulado, passa-se por alguns processos de análise e dentro de poucos dias já é feita a abertura do capital da empresa e começado o período de negociação.

Acredito que sejam interessantes essas negociações porém é como falei, é necessário que a pessoa esteja ciente dos riscos, tanto que as empresas e a própria BOVESPA enfatizam que quando o cliente for fazer a sua reserva é fundamental que ele leia atentamente o edital, em especial a seção de Fatores de risco.

Agora é só ler o edital e analisar se vale a pena você ingressar em uma IPO. Para quem tem grande quantidade de capital disponível eu recomendo ingressar com o valor mínimo, que geralmente oscila entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00.

Obrigado pela leitura.

domingo, 26 de junho de 2011

Você já pensou que tudo pode ser mais prático?



  • Você já imaginou que tudo o que você lê aqui pode ser ainda melhor e mais prático?

  • Já imaginou um conteúdo simples e direto sobre Análise Técnica e melhor, totalmente gratuito?

Prepare-se, em breve novo lançamento do Projeto Análise Técnica de A a Z


Me siga no Twitter e saiba o exato momento do lançamento do Projeto: @GustavoCosta87
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...