Como investir

Leitores do nosso blog, essa parte é totalmente dedicada para aqueles que desejam investir porém não sabem como proceder. Muitas pessoas ainda hoje questionam o que é necessário ter para investir em ações, qual o melhor meio, e é necessário ter algum tipo de serviço ou produto, dentre outras questões pertinentes. 

Um fato que chama a atenção na atualidade, é que diversas corretoras desejam vender mais serviços do que prestar um serviço de intermediação de negociações. Mas vamos começar o assunto propriamente dito.

Para investir em ações é necessário ter 18 anos, caso não tenha, poderá ser feita uma conta com autorização dos responsáveis legais, em conformidade com a legislação, deverá ter duas contas, uma em um banco comercial(Banco do Brasil, Santander, bancos estaduais, dentre outros) e uma outra conta em uma corretora de valores(existem várias, basta ver qual você simpatiza mais). 

Recomendo cuidado com corretoras de bancos, isso porque em geral existem alguma restrições nas negociações e a assistência pode deixar a desejar em alguns casos. Por recomedação para quem está ingressando no mercado, o interessante é buscar uma corretora em sua cidade, onde você possa conversar diretamente com o seu agente autônomo(que é quem cuidará da sua conta e suas negociações).

Esse processo todo de abertura de contas é bastante rápido e simples, basta você ter a documentação básica em mãos, que é o rotineiro, como por exemplo um comprovante de residência, comprovante de renda(no caso do banco, para lhe ceder limites e esse tipo de serviço), CPF, RG e etc. 

A seguir temos algumas perguntas mais frequentes de quem deseja investir: 


         1. É necessário ter um valor mínimo para investir em ações?
          
             R.: Algumas corretoras exigem um valor mínimo para liberar o Home-Broker(acesso às cotações e negociações), mas isso varia de corretora para corretora. O que a Bovespa orienta é que não ha qualquer valor mínimo para investir, contudo as corretoras descobriram esse meio(de ceder 'benefícios' de acordo com o valor) para fazer as pessoas investirem mais capital.


          2. Eu posso comprar ações sem intermédio de uma corretora? 
        
             R.: Não, a negociação de ações deverá ser feita por intermediação de uma corretora listada na BOVESPA, para conferir se a corretora que você deseja investir é credenciada, clique aqui.


          3. A corretora é como um banco? Eu devo levar o meu dinheiro para eles investirem por mim? 

            R.: Não, a corretora é uma intermediadora de serviços, que somente realiza a ligação de você, investidor, com o sistema  da BM&F Bovespa. A corretora não está autorizada a receber qualquer tipo de valor, exceto os de corretagem, portanto, se disserem para você levar dinheiro até eles ou ter de efetuar pagamento, desconfie. O correto é você ir ao banco e fazer uma transferência(ao estilo DOC ou TED, dependendo do valor) diretamente para a conta da corretora, onde o valor irá cair diretamente na sua conta na corretora.


            4. Eu não possuo tempo para investir, então posso deixar o meu dinheiro com eles, para eles fazerem as operações?  

              R.: Não. Em uma corretora temos oa Agentes Autônomos de Investimentos, que são operadores que trabalham para lhe ajudar em problemas durante as suas negociações. Por via de regra os Agentes Autônomos(AA) não podem indicar, induzir, recomendar algum tipo de ativo, contudo, o que realmente acontece é que os AAs acabam analisando gráficos e indicando, o que de fato acaba sendo interessante por haver uma troca de informações, contudo a decisão final(de compra ou de venda) deve sempre ser SUA. Se você não tem tempo de investir, busque algum Fundo de ações, Clubes de investimentos ou outra modalidade que não exija cuidados todo o tempo.


           5. Existe algum valor recomendado para começar a investir? 

               R.: O recomendado pela maioria dos AAs e pelo pessoal que já está no mercado são duas quantias, a primeira é aquela quantia que você pode perder. Veja que você está começando, então erros podem acontecer. Outra quantia é em torno de R$ 5.000,00, onde os valores das taxas acabam ficando menores e o retorno pode ser melhor.


            6. Que tipo de taxas eu tenho de pagar? 

                R.: As principais taxas que devem ser pagas são as taxas de corretagem, que é variável de corretora para corretora, os emolumentos e as taxas de custódia. O que em geral mais pesa em uma negociação são as taxas de corretagem, que podem ser de até 0,5% do valor negociado dependendo da corretora, por isso é importante analisar as corretoras e seus serviços. 


             7. Eu preciso ter outros serviços para investir ou só tendo a conta na corretora é o suficiente?

                R.: Se você está começando a investir agora não é necessário ter algum outro serviço. Importante salientar que diversas corretoras oferecem vários serviços para seus clientes, mas nem sempre você realmente precisa deles. O dia que você analisar gráficos e necessitar de uma plataforma mais profissional, poderá ser uma boa hora, mas de início, recomendo guardar e investir o seu dinheiro enquanto aprende.


              8. Quando posso começar a investir em ações? 

                 R.: Você poderá começar a investir a qualquer momento, desde que suas contas estejam devidamente abertas, contudo é sempre bom ter noção do que você irá fazer, sem ir por palpites e sugestões de outras pessoas. O ideal é ler bastante, pesquisar bastante e até mesmo utilizar simuladores de mercado. 


               9. Qual o tipo de análise eu devo utilizar para investir? 

                   R.: O que você entender melhor e se sentir mais confortável. Em geral as pessoas preferem a análise técnica por ser mais fácil de compreender e por quererem dinheiro em um tempo mais curto, contudo você deve ter disciplina para seguir a sus estratégia, independente de qual análise utilizar. 


                10. Como obter o primeiro milhão?
                 
                    R.: Eu gostaria de ter feito essa pergunta anteriormente em minha vida, isso porque a resposta é bastante simples: DISCIPLINA. Trace o seu objetivo, analise como você pode chegar lá e siga a estratégia traçada! O mercado não perdoa quem pensa demais com a emoção, portanto, utilize-se da razão e da racionalidade. Faça o que a sua estratégia lhe ordena e seja feliz com o seu primeiro milhão, que se assim for, será o primeiro de muitos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...