sexta-feira, 13 de maio de 2011

Investimento em imóveis, pode ser bom?



Olá leitores!

Estive tentando postar durante a manhã porém o Blogger estava em manutenção, iria colocar algo sobre a abertura do mercado no dia de hoje.

Mas como já estava programado, vi aqui para falar sobre negociação em imóveis, a compra, venda, aluguéis e enfim..

Eu sou bastante a favor de investimentos com imóveis, acredito que esse seja um ótimo meio de capitalizar o seu dinheiro e investir em algo com uma certa segurança até. Porém, assim como no mercado acionário, quem for investir em imóveis também tem de ter noção para a coisa, além de acompanhar o mercado por um certo tempo e ter então uma idéia de como é o funcionamento e onde poderá investir, bem como ter a ideia do retorno.


Um imóvel dependendo da localização, entenda-se isso como: Cidade, Bairros, zonas, etc. Pode dar um retorno, caso alugado, de 0,5% até 1% a.m., porém é importante vermos que o imóvel também sofre alteração de seu valor, em um mercado como o nosso, os valores tendem a subir, conheço imóveis na minha cidade que 10 anos atrás eram cotados a 40 mil reais de 3 dormitórios, hoje encontramos os mesmos imóveis por valores oscilando entre 130 e 150 mil reais.

Mas vocês me questionarão se eles já subiram tudo isso, se ainda podem subir mais. Digo que podem sim, mas depende do mercado no geral. Isso leva em conta o desenvolvimento da região, o poder aquisitivo das pessoas que estão nela e que podem ainda vir a morar nessa área.
Cito-lhes outro exemplo claro, Balneário Camboriú localizada no litoral norte Catarinense, alguns imóveis eram possíveis de serem adquiridos ha 5 anos por valores entre 150 mil um apartamento e um dormitório com garagem. Hoje, com esse mesmo valor, compramos apenas um kitnet talvez com garagem enquanto que aquele nosso apartamento o valor hoje dele é entre 200 e 240 mil reais.

Porém como nem tudo são flores, é importante antes de comprar um imóvel pensando ser este um dos melhores investimentos, é necessário checar se ele possui habite-se, alvarás, se não possui restrição por parte da prefeitura local, ou se até mesmo não está incluso em processo judicial como penhora. Esse último é visto geralmente no cartório de imóveis, mas nem sempre consta nele, se você for verificar e o juiz não tiver ordenado para constar no registro, você poderá comprar um imóvel que já está penhorado! Muito cuidado nessa hora.

Além do mais, é importante falar com vizinhos para saber se o imóvel tem algum tipo de problema, se troca de donos seguidamente, enfim, buscar um histórico do imóvel.

Se você só busca por segurança e acumular patromônio seguramente, imóveis pode ser um bom negócio de fato, apesar de não ter um rendimento dos melhores.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Funcionamento do IFR

Olá pessoal!

Hoje vou abordar nesse post algo que muita gente sabe que existe, sabe que pode ajudar na tomada de decisões, mas não entende como funciona, embora que seja bastante simples.
O Indice de Força Relativa, conhecido como IFR, nos ajuda a tomar decisões na hora de ver se uma ação está ou não barata, ou no mínimo, em um valor que pode ser facilmente elevado.

Esse índice geralmente se localiza abaixo do gráfico, de acordo com a imagem abaixo:

(Clique para ampliar)

Nessa figura acima, temos o gráfico na parte de cima, com as bollinger bands que falei nesse tópico: Método de operação e na parte de baixo, o então IFR. O IFR é na realidade somente a linha azul, mais forte, a outra, vermelha, é uma linha que uso para indicar se a tendência irá se confirmar ou não.

É bastante fácil utilizar o IFR, ele possui um índice que vai de 0 a 100, sendo que de 20 para baixo, é um índice sobrevendido, então é um bom momento para ingressar em uma ação, já quando ela atinge 80, é indicador de sobrecompra, sendo este o ponto de venda. Nada impede que você possa realizar operações quando o IFR estiver em 85 por exemplo, ou até mesmo 100, assim como ao contrário, mas o risco pode ser mais elevado.

O uso dele deve ser sempre acompanhado por uma análise do gráfico propriamente dito, não sendo portanto definitivo para a tomada de decisões.

Bom meus amgios leitores, acredito que seja isso no momento. Qualquer dúvida fiquem a vontade para questionar.
Obrigado

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia 10-05...

Bom dia leitores!

Hoje irei abordar nesse post inicial algumas coisas sobre o atual momento do mercado.

Desde a crise de 2008, o Brasil e em especial a bolsa e o mundo dos negócios ficou em estado de alerta, muitas pessoas sairam da bolsa, quebradas ou por precaução, houve uma evasão de divisas muito grande. A bolsa caiu fortemente, chegando a acionar alguns circuit-brakes(dispositivo para conter uma queda acentuada).

Em 2009 o ano foi de buscar a recuperação, bem como 2010. 2009 foi mais complicado que 2010, por haver a apreensão de qual rumo a economia mundial tomaria, e 2010 já foi um ano de estabilização. Os investimentos foram arriscados, muita gente conseguiu ter lucro novamente.

Agora em 2011 o ano está sendo para o investidor comum, como eu e você, que temos receio de perder dinheiro, mas que claro queremos ganhar, um ano complicado, também não muito fácil, isso se dá porque a bolsa mudou os seus padrões. Imaginem como um 'fim do mundo' em uma era glacial, o mundo continuará existindo, porém os padrões de vida serão diferentes. É mais ou menos isso com a bolsa, ela está lá, porém agora com outro modo de operação, talvez não aquele tão bom, que poderíamos tirar tranquilamente 2 ou 3% por operação, mas um padrão que se você tirar 1, 1,5% estará muito bom!

E agora na atualidade estamos vendo um mundo financeito bastante volátil, alerta para notícias que nem sempre são tão relevantes, mas que já podem fazer uma boa diferença. Qualquer meta de inflação do Iemem já é uma grande diferença(claro, exagerando um pouco).

O que importa agora é você saber onde você deve e pode investir seu dinheiro e até mesmo seu tempo!

Próximo post: Tipos de investimentos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Método de operação

Bom dia!

Vou falar um pouco de como estou operando no momento e analisando os gráficos do mercado.
Agora vejam o seguinte gráfico:
(Clique para ampliar)
Este gráfico é bastante simples, não requer um conhecimento muito aprimorado em técnicas de análises gráficas. É o que estou usando, e se deu a partir de uma mistura de vários momentos de uso. Ele faz uso das Bollinger Bands, que são aquelas linhas que acomanham para cima e para baixo os preços, composto por uma linha na parte de baixo, outra em cima e uma no meio.

Uma ação entra em alerta para comprarmos quando ela tocou na linha de baixo, e o candle seguinte está mais acima, não mais tocando nessa linha e indo buscar a linha do meio, que é a padrão.

Vocês me perguntarão: Certo Gustavo, mas e quando eu vou saber quando é hora de entrar ou não em uma ação com esse gráfico?
A resposta é a seguinte: Olhamos o candle do dia anterior, se você quer entrar para médio prazo, ou para ficar mais alguns dias com a ação, basta esperar que passe a máxima do candle anterior. Se você quiser ou puder correr mais riscos, a entrada fica após a definição de preços do mercado, que pode se dar entre 15 e 45 minutos após o início do pregão, depende do dia. Assim, você entra quando romper a máxima do dia mesmo.

Por enquanto vamos ficar assim, mas irei colocar outro fator que me auxilia também.
Obrigado!

Retorno...

Olá leitores, como estão? Imagino que tudo por aqui esteja tão parado quanto as minhas postagens, porém, será que conseguiremos retomar com o que tinhamos ha alguns anos atrás?

Tentaremos, porém vamos começar aos poucos com essa nova cara do blog bem como com esse novo movimento do mercado, que está realmente muito mais complicado do que antes em 2008 e 2009 quando operávamos seguidamente.
Sigo operando no mercado, porém de fato bem menos, mas acompanho o mercado diariamente frequentando sites de notícias, fóruns e grupos de negociações.

Agora penso que lhes devo algumas explicações dos motivos que me afastaram do blog.
  • Estava começando a faculdade, o mercado estava difícil, então me dediquei aos estudos e outros projetos de minha vida, então não acompanhei o mercado por um longo período.
  • Acabei me afastando da internet também por um período, agora estou voltando e com tempo de acessar e acompanhar.
Mas vamos lá! Meu próximo post, como estou operando.

Obrigado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...