Hoje vou abordar nesse post algo que muita gente sabe que existe, sabe que pode ajudar na tomada de decisões, mas não entende como funciona, embora que seja bastante simples.
O Indice de Força Relativa, conhecido como IFR, nos ajuda a tomar decisões na hora de ver se uma ação está ou não barata, ou no mínimo, em um valor que pode ser facilmente elevado.
Esse índice geralmente se localiza abaixo do gráfico, de acordo com a imagem abaixo:

Nessa figura acima, temos o gráfico na parte de cima, com as bollinger bands que falei nesse tópico: Método de operação e na parte de baixo, o então IFR. O IFR é na realidade somente a linha azul, mais forte, a outra, vermelha, é uma linha que uso para indicar se a tendência irá se confirmar ou não.
É bastante fácil utilizar o IFR, ele possui um índice que vai de 0 a 100, sendo que de 20 para baixo, é um índice sobrevendido, então é um bom momento para ingressar em uma ação, já quando ela atinge 80, é indicador de sobrecompra, sendo este o ponto de venda. Nada impede que você possa realizar operações quando o IFR estiver em 85 por exemplo, ou até mesmo 100, assim como ao contrário, mas o risco pode ser mais elevado.
O uso dele deve ser sempre acompanhado por uma análise do gráfico propriamente dito, não sendo portanto definitivo para a tomada de decisões.
Bom meus amgios leitores, acredito que seja isso no momento. Qualquer dúvida fiquem a vontade para questionar.
Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário