Em geral quando falamos no mercado financeiro em investimento de longo prazo, muitas pessoas pensam na perspectiva de crescimento da companhia, em resultados e como poderá ser o mercado da empresa nos próximos anos. Esse é um início de pensamento de análise fundamentalista.
Os maiores investidores do mundo, como por exemplo Warren Buffett, possuem uma visão muito mais fundamentalista do que gráfica quando o assunto é investimentos. Você deve pensar que, portanto, quem investe observando o lado fundamentalista possui maiores chances de lucrar bastante, certo? Nem sempre! O que faz muita gente que investe observando a analise fundamentalista ter lucros interessantes é que em geral seguem a sua estratégia, então a palavra chave é DISCIPLINA.
Certo, mas indo ao ponto, o que é interessante analisar para fazermos uma boa análise fundamentalista? Que tipos de critérios utilizar? Quando é o momento de comprar e quando é a hora de vender algum ativo?
Vamos com calma, que é a nossa melhor amiga no mercado financeiro.
Quando você deseja investir para longo prazo e utilizar os fundamentos de uma companhia, deverá fazer um estudo bastante criterioso, observando os últimos dados, como por exemplo, analisando os balanços trimestrais, anuais e demais informações e o que isso impactou no mercado financeiro. Com essa análise você poderá concluir se a ação está 'barata' ou 'cara', além do seu potencial de valorização, bem como a sua capacidade de lhe dar os dividendos.
Ainda um fator importante a ser analisado é a questão de dívidas das companhia, isso porque nem sempre uma companhia endividada é ruim, pois poderá estar endividada para garantir um crescimento em breve, o que fará muito bem para ela em um prazo mais longo.
Não é somente a partir dessas informações que você irá ou muito menos deverá tomar alguma decisão, ainda mais se o período que você deseja investir é longo. Para que você possa investir com segurança é importante dar preferência para notícias, informações, além de dar uma bela analisada no cenário macroeconômico, como por exemplo as taxas de juros, de câmbio, se a empresa que você irá investir é multinacional, e ela importa ou exporta mais, se a sua atividade está ligada com algum outro fator como o preço do petróleo, minério de ferro ou se ainda está relacionada diretamente à cotação do dólar e demais moedas.
Conforme falamos anteriormente, através da análise gráfica não ha consideração de dividendos a serem recebidos, o que na análise fundamentalista, que é a que por ora consideramos, existe uma grande perspectiva sobre o que poderá ou não ser recebido. Essa análise de dividendos muitas vezes convence alguém a investir em determinados papéis, ou acontece ao contrário, a pessoa opta por outro que pague mais e lhe dê melhores possibilidades de ganho.
Além de tudo, a análise fundamentalista auxilia para vermos se a ação já não está precificada, ou seja, se o valor que ela possui de fato, já não é o que o mercado está praticando, sendo assim, as chances de ingresso no ativo acabam por ser reduzidas. Se o mercado ainda não despertou para o ativo, você certamente irá chegar a conclusão de que o preço da ação está barato, podendo assim resultar em um ingresso que renda lucros satisfatórios.
Certo, você já seguiu o roteiro? Que roteiro? Ora, o roteiro de análise, caso ainda não tenha, fica aqui a seguinte sugestão:
Guia para análise fundamentalista:
- Observar os balanços da companhia;
- Observar a relação entre a companhia e o cenário micro e macroeconômico;
- Analisar detalhadamente a perspectiva de crescimento da economia mundial e da companhia, são compatíveis?
- Verificar se a Governança Corporativa da companhia é adequada(muitas empresas tem um potencial enorme, mas não se desenvolvem devido a pouca visão ou iniciativa de seus gestores).
Esses são pontos básicos e de modo algum são os únicos a serem medidos antes de tomar alguma decisão. O que fortemente recomendo é que você busque um profissional especializado em análise fundamentalista, visando desenvolver análises de ações que sejam compatíveis com o seu risco e objetivo de ganhos, mas é interessante citar que a análise fundamentalista é recomendada para longo prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário