sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A seleção natural aplicada aos Agentes Autônomos

Olá leitores! 

Todos nós possivelmente já ouvimos falar ou até estudamos sobre a seleção natural. É uma teoria(que na realidade é muito prática) sobre os seres mais fracos e os seres mais fortes, sendo que os mais fortes e com melhores caracteristicas de adaptação ao ambiente sobrevivem. 

Parece estranho falar disso em um blog que é voltado para a motivação pessoal nos investimentos e que visa dar noções básicas e gerais para quem deseja investir, certo? Nem sempre. Devemos, ainda mais como blog que possui uma visão independente, imparcial e totalmente isenta de tendências, dar a você leitor, a realidade do mundo dos investimentos, mercado financeiro e moedas. Para tanto podemos falar simultaneamente que o mercado financeiro é muito bom, mas também é muito ruim. Podemos ir mais além, falando que você poderá ter grandes ganhos, contudo deverá se preparar para algumas perdas. 

Ultimamente tenho visto e reencontrado diversos conhecidos e até amigos meus que trabalhavam no mercado financeiro, em corretoras e agências do tipo, porém hoje estão fora deste cenário. Os motivos são os mais diversos, mas o que mais me chama a atenção é: Todos dizem que é muito cansativo e enjoativo, além do que, aqueles que são mais sensíveis ao ser humano, dizem ser uma tarefa causadora de insônia.

Certa vez confirmei isso com um profissional que é doutor em economia, porém não atua no mercado financeiro como operador ou analista, mas sim investe no mercado financeiro internacional, e então ele havia dito que de fato, todos poderiam perder com a crise, contudo, quem menos perderia seriam as corretoras. Todos poderiam quebrar, mas as corretoras ainda seriam o grande forte do mercado. E isso é fato! Estamos em um mercado que não tem pena de ninguém, alias, o capitalismo não tem pena de ninguém e essa é a regra do jogo para quem deseja nele permanecer; lutar, lutar e lutar.

Mas vocês perguntarão como pode um operador(Agente Autônomo) sofrer tanto, certo?  A resposta é bastante clara, uma vez que no mercado existem as corretoras que ganham a famosa corretagem, os AA(nada de alcoólicos anônimos, mas sim Agentes  Autônomos), recebem uma pequena parcela do que geram de corretagem. Além disso ainda existem as metas que devem combater para manter seu posto, o que, se não me falha a memóri,a é um ato proibido segundo a legislação trabalhista, uma vez que a pessoa galgou determinada posição não poderá retroceder, o que já vi acontecer em corretoras. Infelizmente tais metas não são somente ilustrativas, mas são bastante árduas para conquistar, como por exemplo: 
  • Conquistar x% de novos clientes. 
  • Vender um determinado número de apólices de seguro de carro, vida e outros(sim, isso para Agentes Autônomos, o que não é sua função oficial).
  • Integrar um determinado número de pessoas a clubes ou fundo de investimentos. 
  • Fazer movimentação mínima de xx milhões de reais. 
Essas são apenas algumas metas que já ouvi, quando me ofereceram um serviço em um escritório de investimentos, contudo em outro - não sei se por ser convidado a me tornar sócio, ou é porque o estilo era diferente - não me foi dado nada de metas, eu é quem as definiria, o que penso ser o mais sensato, ainda mais para um agente autônomo. 
Essas atividades, que muitas delas não são inerentes aos Agentes Autônomos oficialmente, geram um grande desgaste no profissional, fazendo com que desempenhe funções para as quais não se sente bem, e por este motivo vi muitos profissionais, que até então eram altamente capazes, realizando operações em opções com raras perdas, deixando o mercado financeiro. 

Alguns até me confessaram que em virtude da corretora enviar sugestões de negociações e tendo os AA a obrigação de falar com seus clientes antes, após o aceite do cliente, ficavam tensos e não sabiam o motivo de a corretora ter indicado, o que muitas vezes de fato dava errado, e quem ficava como parte ruim da história, era o AA.

Isso tudo traduz o que podemos perceber como seleção natural do mundo financeiro, onde muitos - que por vezes são bons traders - saem do mercado, outros novos chegam, empolgados, e logo saem. É um setor com grande rotatividade em muitas regiões, em outras nem tanto, contudo, enquanto não houver uma racionalização, organização e fiscalização efetiva das negociações do AA, continuarão sendo um saco de pancadas tanto da corretora quanto dos seus clientes quando houver perda, mas quando houver ganhos, serão considerados grandes amigos. É assim que funciona o mercado financeiro do lado dos operadores. 

Você pensa que isso só se aplica aos operadores? Não caro leitor, isso tudo também vai àqueles que são investidores profissionais, que vivem disso, porém não existe no caso a pressão da corretora, mas sim a sua própria pressão que cada um poderá se auto-regular. 

Não sou e nunca fui AA ou trabalhei em qualquer empresa ou corretora, apenas como já tenho praticamente 6 anos de atuação no mercado financeiro como investidor, curioso e aprendiz(nem todos desses 6 anos foram investindo, portanto) conheci muita gente, conversei com muitos profissionais e como falei anteriormente, já tive duas propostas para me tornar um operador, bem como para ser sócio de um escritório de investimentos, além de ter frequentado e ministrado algumas palestras para amigos e conhecidos. Essa é a minha realidade do mercado, infelizmente hoje não freqüento tão assiduamente as salas de operações das corretoras pois em virtude de tudo o que relatei, de ter tido um grande operador intermediando as operações que fazia, ele acabou se tornando um quase escravo de sua corretora e saiu do mercado. Hoje tenho minha conta na mesma corretora porém em outro escritório que não sofre de tais problemas e que tratam o cliente como pessoa, deixando de ganhar por parte da corretora por conquistar mais clientes, mas mantendo a qualidade. 

Isso é um alerta para as corretoras, pois cliente insatisfeito é cliente perdido, portanto, valorizem os seus colaboradores, funcionários ou quem atue no mercado com vocês, pois um AA com acúmulo de função e desgaste físico e psicológico é uma das armas com maior eficácia para a perda de um cliente. 

Obrigado para quem leu até o fim.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Resultado de medida para europa é positiva, mas com restrições.

Olá! 

Hoje tivemos um dia marcado por grande alta nos mercados financeiros mundiais. Conforme citamos nas postagens de ontem, temos um cenário agradável para novos investimentos em renda variável, contudo, as medidas de auxílio para a dívida europeia sofreu restrições por parte de algumas instituições e analistas de investimentos. 

Isso se deu porque é interessante que seja feito um segundo plano um pouco mais detalhado, uma vez que foram acordadas medidas que reduzem em até 50% a dívida grega, que é a principal do conglomerado europeu, porém segundos os principais envolvidos e analistas de instituições, o plano ainda merece uma maior atenção, tanto para seu cumprimento quanto para a real aplicação. 


Em casa:

No Brasil tivemos uma alta de aproximadamente 3%, isso dada pela repercussão do plano de auxílio da europa, contudo, como destaque tivemos a alta não tão expressiva da VALE motivada por resultados não tão interessantes. 

Outro fator da agenda doméstica é que a ata do COPOM(Comitê de Política Monetária) sinalizou que os juros devem fechar o ano no patamar de 11%a.a., isso pode trazer posteriormente uma reação por parte dos investidores estrangeiros, não agora pois o impacto das medidas eurpéias é um fator com maior relevância internacional, mas não quer dizer que não vá trazer maiores reflexos. 


O que esperar: 

Para os próximos dias podemos esperar um certo otimismo no mercado, mas isso não quer dizer que não tenhamos dias de queda. Podemos afirmar que é teremos uma pequena tendência de alta, mas poderá não ser para um prazo muito longo, e sim momentâneo. Digo agora um fator que alguns operadores já fizeram análises e que de fato comprovei, o fim do ano está chegando e a tendência é de que os meses como novembro e dezembro sejam marcados por um período interessante de alta. Especialmente dezembro é um mês que podemos aguardar uma boa sequência de altas. 

Amanhã farei postagens relativas aos papéis que podem ser mais atrativos para o mês de novembro, em virtude de já estarmos no fim do mês, bem como uma breve análise de destaques de ações em outubro. 

Obrigado pela leitura.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dólar reverte, Ibovespa cede.. nervosismo é aparente

Olá! 

Como era de se esperar, estamos tendo um dia de grande volatilidade no mercado financeiro, isso em virtude da afamada reunião de líderes da zona do euro. Ainda é cedo para anteciparmos qualquer tipo de ideia ou inovação que possa ser feita por parte dos governantes daquela região, e em razão disso, ocorre uma grande mudança de humor no mercado, que pode ser de positiva a negativa, dependendo da demora. 

As bolsas do exterior recuaram ao fim de seus pregões, e temos um movimento semelhante feito pelo Ibovespa, que estava em uma alta bastante interessante, contudo agora está operando com alta pouco superior a 0,5%. 

Na outra ponta temos o dólar que estava caindo, conforme falamos em postagem anterior, e agora está sendo negociado no cenário positivo, acima de R$ 1,765.

Os outros dados que falamos aqui que deveriam ser focados hoje, como por exemplo o estoque de petróleo nos EUA, cresceu 0,5%, sendo um fator importante para o país, porém baixo para ser considerado relevante para os demais países.

Agora o aguardo é para saber o resultado da reunião da zona do euro que deverá ter grande impacto nas negociações amanhã. Dormir comprado com alguma ação, se visar longo prazo, hoje é uma operação arriscada, mas pode ser bastante compensadora.  

Bons trades e obrigado pela visita!

Mercado ansioso espera pela Europa..

Olá leitores, 

Estamos em um período de grande ansiedade para o mercado, uma vez que pós 13h(horário de Brasília) as lideranças européias se encontrarão para acertar as medidas do plano para ajustar as questões financeiras do continente. Poderemos ter o resultado desse encontro pelo fim da tarde desta quarta-feira.

Existe uma grande expectativa por parte dos investidores acerca das medidas a serem tomadas, e esta mesma expectativa hoje já causa uma desvalorização do dólar. Temos a moeda norte-americana sendo negociada a R$ 1,76 aproximadamente. 

Hoje claramente podemos ter um dia de muita instabilidade, isso tudo em virtude do encontro dos líderes do velho continente. Contudo alguns papéis já confirmam uma tendência positiva para breve, esta definição européia só nos trará um pouco mais de calma, entretanto é importante estar atento para os resultados das companhias aqui mesmo  no Brasil, isto porque existem empresas que estão com crescimento de exportações e dando isso um consequente aumento nos lucros das empresas. 

FOCO:

Hoje deveremos manter as atenções nas informações sobre estoque de petróleo que virão dos Estados Unidos, que podem vir a influenciar nos valores das ações da Petrobrás. As ações da Petrobrás marcaram graficamente um bom sinal indicando alta para os próximos dias, contudo vale ficar atento a esses dados. 

Além disso teremos de manter as atenções para o óbvio, as relações da europa e também para o cenário nacional. 

Bons trades e um pouco de cautela por hoje não vai nada mal.

Obrigado pela leitura.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ibovespa recua, mas segue em tendência de alta...

Olá! 

Acompanhamos o mercado brasileiro seguindo hoje o cenário externo, em queda, embora que tenhamos essa queda de hoje não ficamos abaixo ainda da linha de tendência de queda, isso nos indica um movimento bem interessante do mercado, estando forte o bastante para irmos buscar uma escala de pontuação mais elevada. 

O movimento para o capo negativo hoje se dá em virtude da ansiedade do mercado para a ampliação do pacote de ajuda à europa, devendo ser anunciado até amanhã. Com isso temos uma correção nos valores das ações da Bolsa Brasileira, a exemplo do que ocorreu e ocorre nas diversas bolsas de valores do mundo. 

É interessante lembramos que ontem tivemos uma alta de quase 3% e hoje estamos com queda aproximada de 1,5%, aos 53.046 pontos. 

Sigo com a ideia de que um dos setores a ser mais interessante para quem deseja investir para curto prazo é o de mineradoras, bem como alguns bancos.

Posteriormente veremos o andamento do pregão e teremos novo post. 

Aviso:  Agora temos uma página no facebook, quem quiser é só acessar "GC Investimentos" 

Obrigado pela leitura.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ações de mineradoras podem ser promissoras a curto prazo

 

Olá!

Estamos acompanhando o mercado internacional que nesta segunda-feira fechou em alta na zona do euro. Os principais índices daquela região fecharam em alta dado o plano de ajuda para a crise, que deve ser acertado esta semana, auxiliando assim a população européia. 

Um dos fatores mais interessantes vem do exterior, porém não da europa. O setor de manufaturas na China voltou a crescer após alguns meses de retração, isso causa um bom impacto em especial na nossa economia, pois este setor chinês é o qual é responsável pela realização de produtos metálicos, como o minério de ferro, cobre e dentre outros, os quais tem o Brasil com grande exportador. Isso poderá favorecer companhias como VALE, Usiminas e até mesmo a Gerdau. É um setor que para quem deseja investir em um curto prazo é interessante devido a demanda que novamente cresce. 

Muita atenção quando for investir neste setor, pois ele é formado por toda uma cadeia, onde exportamos para a China, e este país por sua vez exporta o produto final para o mundo inteiro, tendo como grande consumidor a europa e os Estados Unidos, que são justamente os países em crise e que deixam de comprar diversos produtos, em especial eletrônicos, para dar prioridade aos gastos básicos. 

Dólar influente:

Outro fator que também influencia muito este setor é o câmbio, que por momentos está favorável e por outros momentos não está, tornando assim instável a negociação e sendo causa de uma grande mudança nos rendimentos das companhias que atuam com esses produtos. É interessante lembrar que um dólar mais valorizado é interessante para essas companhias que estando essa moeda abaixo de R$ 1,75.

No momento é isto, espero que todos possam aproveitar esta oportunidade.

Bons trades a todos!


IBOVESPA rompe linha de tendência de baixa.

Ola leitores! 

Hoje como temos um fato diferente que poderá nos trazer boas notícias em breve, venho noticiar-lhes! 

O principal índice da bolsa de valores de São Paulo, o Ibovespa, está operando com alta de 2,52%, aos 56.646 pontos. É esta uma marca interessante, pois vinhamos em uma grande tendência de queda desde novembro do ano passado, porém uma tendência bem acentuada desde o início de abril deste ano. 

Não podemos afirmar ainda que estamos em uma reversão de tendência, para afirmar isto devemos no âmbito gráfico, aguardar o dia de amanhã, só assim poderemos falar com maior precisão. Caso essa alta confirme, poderemos ir buscar primeiramente os 58.500 pontos, e após os 60 mil pontos. Contudo como devemos analisar os dois lados, é possível que se perder a força compradora, o índice se mantenha nos 55 mil pontos. 

Faço questão de destacar aqui dois papéis que são interessantes para o momento, GGBR4, que está em um movimento lateral que poderá dar um grande salto em breve caso contiuemos assim. Outra ação é a ITUB4, que é uma ação do setor bancário, é outra que poderá dar um grande crescimento em breve. 

Contudo fica uma dica, cuidado, pois o momento pode parecer bastante interessante com esses rompimentos e valorização, entretanto, temos de ter noção de que tudo issp está embasado no pacote do plano europeu contra a crise. Podemos ter ainda uma mudança de rumo durante o pregão de hoje, bem como é possível que tenhamos uma valorização maior. 

Muita atenção ao mercado!

Bons trades! Obrigado pela leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...