quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bolha automotiva?

Olá leitores!

Estive por alguns dias filosofando acerca dessas crises que vivemos envoltos, e hoje vendo alguns debates acerca da crise da bolha imobiliária, e como já tinha pensado por outra face desse prisma que é a sociedade, decidi postar algo sobre um assunto que me deixa com sérias dúvidas da solidez da economia brasileira, é uma possível bolha automotiva.

Vocês, leitores, já prestaram atenção na quantidade de veículos vendidos nesse período de crise mundial, aqui no Brasil? Centenas de milhares de veículos foram vendidos em todo o país, muitos deles com uma aprovação simples de crédito, com juros que eram, para a realidade brasileira, baixos devido a isenções de IPI, taxa de juros relativamente baixas para incentivar o consumo para que a crise nao atingisse as industriais nacionais.

Certo, mas o que isso tem em relação à uma possível crise Gustavo? A relação que particularmente faço, é que muitos dos financiamentos feitos a prazos de até 7 anos não estão sendo pagos ou estão sendo pagos com vários atrasos, e isso ocorre hoje que temos uma condição bastante favorável economicamente, imaginem como estará dentro de 3 ou 4 anos, onde teremos a tendência dos juros aumentarem a princípio, o número de pessoas que poderá deixar de pagar tais financiamentos poderá ser bastante elevada e em caso de novo financiamento, os juros poderão ser muito superiores, levando o consumidor a pagar mais do que o dobro por um veículo simples e muito usado(um veículo em grandes cidades, com 4 anos de uso, deve estar com aproximadamente 80 mil quilometros rodados).

Um dos fatores dessa bolha toda nós já vimos, que foi o absurdo aumento da gasolina e do álcool, que foi anunciado que como a demanda aumentou bastante os preços foram elevados em virtude também de não haver tanto estoque de alcool, por ser mais vantajoso aos produtores de cana, fazer açúcar do que o combustível. Sendo assim, quem irá preferir pagar R$ 500,00 para ter um bem que irá só dar maiores gastos e ficar parado na garagem por ser mais cômodo em alguns ir de ônibus ou de outros meios para o serviço?


Então leitores, acredito que isso seja algo que poderá ocorrer só dentro de algum tempo, quando as políticas econômicas do país tiverem algumas alterações naturais, como taxas de juros e esse tipo de coisa que é obrigatório ocorrer, porém ao que tenho visto, ninguém tem percebido o que poderá acontecer com os veículos. Será que é só eu que tenho essa percepção? Será que estou totalmente errado? Gostaria de algum parecer de vocês para não ficar dando uma de louco aqui filosofando acerca de coisas que, quando vê, são apenas abstrações impossíveis de acontecer.

Obrigado pela visita e pela paciência em ler.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...