Olá leitores!
Estamos começando o final de semana, a bolsa fechando em alta, notícias agora entrando em um certo congelamento pois fim de semana não ha mercado como todos sabemos, sendo assim os efeitos das notícias são amenizados ou aumentados ao longo dos dias e na segunda-feira veremos como será o comportamento do mercado no geral.
Mas agora vamos abordar o tópico do post.
Desde que comecei a me envolver com a bolsa de valores, portanto desde 2005 aproximadamente, soube da existência dos clubes de investimentos, inclusive haviam aqueles que renderam mais de 100% em alguns anos e aqueles outros que eram para um público seleto de investidores. Ainda haviam grupos de mulheres que se reuniam para investir, o que claramente deve acontecer ainda hoje, porém com as modificações do mercado muitos clubes devem ter encerrado as suas atividades, enquanto outros se criaram, com novas ideias.
Estive analisando e vi a quantidade de clubes que estão com rentabilidade negativa no ano aqui no Rio Grande do Sul, sendo assim, achei curioso que um dos clubes que está positivo é relativamente novo e entrei em contato com eles, pedindo algum material sobre o clube, então aqui repasso as explicações e definições, acredito que sejam de grande valia para vocês, vou resumir para ficar de melhor compreensão:
"Um Clube de Investimentos pode ser comparado a uma cooperativa, na qual os cotistas do clube são os associados e participam dos resultados de maneira igualitária, mas proporcional ao capital alocado. Por exemplo, se os ativos de um clube de investimentos subirem 3% em determinado período de tempo, esse percentual será o mesmo para todos os seus integrantes nesse lapso de tempo. Como regra, um clube pode contar com 3 a 50 integrantes, porém nenhum deles pode ter mais de 40% do total do clube. A medida facilita a pulverização do capital. Outra regra é a realização de uma Assembleia Anual de Cotistas, na qual são demonstrados os resultados, havendo possibilidade de os cotistas emitirem opiniões e eliminarem suas dúvidas.
No caso específico do Clube de Investimentos Elevato, criado em outubro de 2010, ele começou como um projeto familiar e de alguns amigos. Entretanto, no dia 28 de março de 2011 foi proporcionada a abertura para outras pessoas. Portanto, sobre o resultado do mês de abril é importante realizar o primeiro comunicado para os seus cotistas. A intenção é lançar esse comunicado de maneira trimestral, procedimento que faz coincidir com as datas de lançamento dos demonstrativos de resultados e balanços das empresas abertas à Bolsa de Valores. O primordial objetivo desse comunicado é que ele seja o mais simples e transparente possível."
Como vocês puderam perceber, esse clube é relativamente novo está com rendimento satisfatório, em abril atingiu 6,57% de rentabilidade, o que em um mercado como o nosso, convenhamos, é algo muito bom! Eles ainda reforçam: "Quem investiu no Clube Elevato no mês de abril teve retorno de +6,57%. Porém, cabe ressalvar que esse retorno é atípico, muito difícil se repetir. É óbvio que o compromisso do Clube Elevato é buscar sempre o melhor retorno para os investidores. Essa rentabilidade foi alcançada porque os investimentos se destinaram a compra de ações de empresas que possuem diferencial competitivo, com um foco maior no mercado interno, sofrendo menor influência das turbulências externas, segundo analistas."
Deste modo, creio que ainda seja possível encontrar clubes de investimentos que estejam trabalhando com uma boa rentabilidade e respeitando os seus clientes. Eu penso que um clube de investimentos é uma boa alternativa para alguns momentos e um deles pode ser agora para quem está querendo resguardar o seu capital, mas deixo bastante claro que já tive más experiências em clubes ha alguns anos atrás, porém não podemos generalizar, pois as pessoas e gestores mudam, o mercado muda, enfim, são vários fatores. Vale a pena conferir.
Só para dar o crédito aos amigos que me auxiliaram nesse post com esse e-mail sobre clubes de investimentos, são os jovens da Experato Investimentos, da cidade gaúcha de Santo Ângelo, o clube deles, como já devem ter visto, chama-se ELEVATO. Obrigado pessoal!
2 comentários:
Gustavo, boa tarde!
Inicialmente, parabéns pelo artigo e por estar contribuindo com a ampliação da educação financeira em nosso país.
Conversando com o Fabiano, que foi quem lhe passou a informação sobre nosso Clube, o Clube Elevato, vi com surpresa e satisfação, o artigo que trata sobre os clubes de investimento e em especial do nosso CLube.
Ficamos a disposição sobre eventuais dúvidas, inclusive com troca de materiais, enfim no que possamos contribuir.
Obrigado,
ELiseu Mânica Júnior
Muito obrigado Eliseu! Agradeço pela visita. Esse é o objetivo do blog, fazer com que as pessoas aprendam a andar com as próprias pernas, mesmo que precisem para isso de um auxílio no início.
Espero que possa citar vocês novamente com os bons resultados.
Abraços!
Postar um comentário