Hoje o IBOVESPA, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo está operando em alta acentuada de quase 2%, chegando na faixa dos 1,83% neste momento.
É válido lembrarmos que o COPOM taxou ontem os juros em 12,50% ao ano, sendo essa medida para evitar uma inflação maior nos preços ao consumidor, evitando assim uma grande demanda por produtos nos próximos meses que poderia desequilibrar a meta da inflação a qual o governo estipula para 2011 bem como 2012 em 4,5% ao ano, podendo chegar até 6,5%. Essa intervenção se faz necessária pois o brasleiro ainda está comprando bastante bens duráveis(não tão duráveis, como carros por exemplo) em grande escala, assim causando um possível aumento inflacionário, mas também está comprando muitos itens de consumo imediato, porém isso já sinaliza outra questão, que os hábitos do brasileiro estão mudando, bem como suas necessidades.
Já no cenário bursátil o IBOVESPA está passando por uma recuperação, sendo este o terceiro dia que opera em alta. Hoje trago dois gráficos para melhor visualização, pois com esses dias de alta, podemos ter novas quedas, uma vez que a principal tendência ainda é de queda. Vejamos o primeiro deles, com um prazo gráfico mais longo(Para ampliar é só clicar na imagem):
Neste primeiro gráfico temos uma visualização de dois anos, onde atingi ha dois anos atrás um suporte que poderá ser a 'salvação' para a queda, porém ainda poderá atingir a casa dos 57.600 pontos, deste modo caindo consideravelmente. Dentro de um canal de alta, isso nos indica que as chances da queda são um pouco maiores que 50%, diria algo em torno de 75% de chances de atingirmos esse valor.
Mas vamos ver o segundo gráfico, que é mais breve:
Neste segundo gráfico que trago para vocês, temos um zoom maior, onde é possível vermos que a alta do momento poderá ser um pouco maior, porém para isso deve-se manter acima dos 60 mil pontos, sendo essa uma marca importante para vermos se poderá ou não atingir os 60.800 pontos previstos. As chances de ocorrer isso no curtissimo prazo posso dizer que não são remotas, mas deve ser encarado como um repique para uma nova correção em breve, onde então poderá buscar a queda, isto porque se olharmos na parte abaixo do gráfico, o indicador IFR aparenta que a força do índice está aumentando, sendo então um bom ideal de que a alta poderá ter uma leve continuação.
O momento requer cautela, porém pode ser muito interessante para realizar alguns day-trades ou swing trades. Destaco hoje as ações da GERDAU(GGBR4) que estão sendo negociadas com valorização média de 2,50%.
Hoje estarei a tarde analisando as importações e exportações brasileiras para então fazer uma postagem bem interessante aqui.
Obrigado pela leitura e presença por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário