terça-feira, 19 de julho de 2011

Pessoas com idade avançada podem investir ou não?

Olá!

Estava pensando aqui e até li alguns artigos que penso ser interessante fazer uma abordagem, de modo instrutivo e fácil. Não se trata necessariamente de poder investir ou não de acordo com a idade, mas sim de um gerenciamento do risco que a pessoa pode se sujeitar ou não. Isso varia de pessoa para pessoa e de idade para idade, bem como também é possível variar de acordo com a cultura e ensinamentos que a pessoa teve.

É muito comum quando alguém que deseja investir em algo, avaliar a idade e o risco que a pessoa pode correr de acordo com o tipo de investimento. Isso tudo possui uma lógica que é de fato bastante simples de ser encontrada. E vejamos como funciona essa lógica:

  • Uma pessoa com menor idade de 25 anos: Uma pessoa com 25 anos ela pode se expor mais ao risco de perder capital, pois se ela perder, digamos 100% terá ainda muito tempo para que ao atingir 50 ou 60 anos, possa ter um bom capital guardado para a sua aposentadoria.
  • Uma pessoa com idade média de 45 anos: Esta pessoa deverá dosar os investimentos, não investir 100% em investimento de alto risco, como ações, mas poderá sim fazer uma dosagem, dependendo da sua maior fonte de renda, poderá dispor 40% em ações, 30% em imóveis e 30% em renda fixa.
  • Uma pessoa com idade média de 60 anos: Uma pessoa com esta idade já possui até mesmo por tradição uma certa aversão ao risco, de forma bastante abrupta, fazendo com que ela mesma busque investimentos mais seguros, como renda fixa e CDB/CDI. Essa busca por maior segurança acontece porque uma pessoa que tem 60 anos e dois milhões de reais em sua carteira, não poderá dispor de toda essa quantia, uma vez que para conseguir novamente, em caso de perda, todo esse capital poderá levar anos e anos, sendo assim preservado o que já possui.

Então nãos e trata de uma inadmissibilidade de pessoas com mais idade de investir, mas sim de uma racionalização de investimentos, visando o melhor conforto financeiro para a pessoa que deseja buscar objetivos para o seu capital.

Isso é o que chamamos e educação financeira pura e simples, analisar quando é melhor optar por qual negócio e quando é necessário abrir mão de outro tipo de alternativa visando um melhor rendimento em outra, ou ao menos, mais seguro.

O ideal é sempre você buscar alguém especializado, com know-how para atender o que você deseja, melhor ainda, faça como se você fosse comprar uma televisão, vá em alguns profissionais e exponha a sua necessidade, e então avalie qual deles lhe oferece uma melhor solução para o seu problema. Muito cuidado, não existem milagres, apenas objetivos sólidos e de fato palpáveis, pois ainda hoje existem vários profissionais do mercado que indicam alguns tipos de soluções que são de fato inviáveis, ou viáveis apenas para seu interesse próprio e não para seu cliente, por isso, fique de olho vivo!

Obrigado pela leitura!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...