sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bolsa ainda em alta e dólar... também?

Olá amigos leitores! 

Hoje o IBOVESPA opera próximo a estabilidade acompanhando o cenário externo, atuando de certa forma com receio perante os fatos relativos aos países europeus, pois o temor ainda não passou totalmente. 

Geralmente, como já falamos em diversas postagens aqui, o dólar sobe a e bolsa cai e vice-versa, porém hoje estamos operando com leve alta na bolsa de valores de São Paulo e o Dólar também está em alta em virtude ds dúvidas que cercam os países europeus, bem como os Estados Unidos, com o que farão de suas dívidas. Essa alta de ambos pode nos indicar uma inconsistência a princípio, porém nos faz relação mais ainda a um ajuste momentâneo, onde o carro-chefe é o IBOVESPA, que citamos no post de ontem(confira aqui) onde é possivel ter uma correção após um certo periodo de alta, periodo que é o de agora possivelmente.

Atualizando, neste exato momento o dólar está invertendo e está desvalozando aproximadamente 0,15%, enquanto o IBOVESPA segue em tendência de alta no pregão. 


Balança Comercial:


Ontem analisei não alguns valores, mas sim alguns fatos da balança comercial, bem como movimentação de cargas e movimentações de navios em portos, ou seja, uma análise ocular do que está acontecendo no cenário mercantil de importações e exportações e não uma visão de dentro de um escritório, e o que pude presumir é que teremos uma balança comercial exportando uma grande quantidade de grãos, que provavelmente será maior do que já vinhamos exportando. Existe, aqui pelo sul do país digo, grande quantidade de navios graneleiros para levar os grãos de nosso país, bem como navios de transporte de químicos. Entretanto, ha uma grande quantidade de produtos indutrializados entrando em nosso país, como peças especiais para indústrias, veículos(farei uma postagem especial sobre a relação importação de veículos e vendas) e demais produtos. 

Entretanto destaco para os grãos, que deverão com certeza bater recordes, uma vez que temos diversos modais de transporte agindo a força plena para sustentar a demanda, onde trens, caminhões e navios formam filas bastante grandes para descarregamento de tais produtos. Sugiro quem tenha disponibilidade e more perto das regiões pólo de exportações e importações, que ande pela região, converse com pessoal que trabalha nessa área e poderão confirmar o que digo. 

Provavelmente nesse quesito as exportações de açúcar devem cair, entretanto não acredito que seja de forma acentuada, mas quem está pensando em investir na commodity é bom ficar de olho nas suas variações, mas o risco é sempre eminente.

É isso por enquanto meus amigos. Obrigado pela leitura!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...