segunda-feira, 30 de junho de 2008

Inflação x taxa de juros

Olá!

Além do resumo tradicional, hoje comentarei um pouco das noticias reveladas à mídia hoje.
Tivemos a divulgação que o Conselho Monetário Nacional(CMN) manteve a meta da inflação em 4,5% para ser contida até 2010. Eu particularmente perdi bastante confiança no ministro da fazenda, uma fez que ao iniciar a crise toda a qal estamos enfrentando, disse que não existia crise e que o país estava imune, ok, foi para acalmar o ânimo dos investidores, mas de nada serviu pois já estava claro o que tínhamos pela frente. Mas bem, retomando, o prazo estipulado considero como agradável, pois o problema da inflação atualmente é mundial, virou uma pandemia e apesar de sermos um país emergente, com uma economia em franco crescimento, temos que controlar de perto, pois um pequeno deslize pode virar uma grande avalanche.

Claro que, não seria eu, um curioso do mercado sem faculdade de economia ou administração que iria contradizer os ministros mas creio que cada um de nós tem uma opinião sobre o assunto. Mas vejo que as providencias estão sendo tomadas na medida do possível para conter todo este processo para que não se torne, como já disse, uma avalanche.

Mas o que a inflação acarreta no nosso cotidiano?
A inflação nada mais é do que a variação de preços dos produtos e serviços ao consumidor. Podemos citar a lei da oferta e da procura como um dos fatores que gera a inflação, pois quanto maior a procura, em geral maior o preço do produto. A inflação ela diminui o poder de compra de uma população, então com uma inflação alta, aos que não lembram os anos 90 antes do plano real, tira o poder de compra das pessoas. Lá pela faixa de 1990, não recordo bem pois pouco me interessava isto, mas os preços eram ajustados diversas vezes ao dia principalmente nos supermercados, então se você comprasse 5 balas com 5 reais agora, daqui 10 minutos você compraria apenas 2 balas com os mesmos 5 reais.

A inflação também ocorre de acordo com as taxas de juros. Mas como? Bem, a tendência das pessoas é comprar quando o preço está favorável, então quando temos juros baixos, as pessoas adquirem mais produtos e produtos de maior valor parcelado, pagando por isto menos juros e aquecendo a economia. Mas se a economia aquecer demais, pode gerar a inflação em virtude da grande demanda dos produtos.

Muito basicamente é isto sobre inflação e taxa de juros. Não quero fazer um texto com palavras complexas e com termos sofisticados pois o objetivo do blog é ao contrário, fazer com que todos entendam o que são as coisas que afetam o mercado.
Se alguem tiver algo para acrescentar, por favor, deixe seu comentário, até porque como eu citei, não possuo faculdade de economia nem administração, então não tenho um conhecimento muito aprofundado sobre estes cenários mais avançados da macroeconomia.

Abraços!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...