quarta-feira, 23 de julho de 2008

Taxa de juros

Olá pessoal!

Estive aqui analisando alguns comentários, vendo algumas opiniões na televisão e tirando as minhas próprias conclusões.

O COPOM anunciou um acréscimo de 0,75% na taxa de juros, sendo assim, agora temos uma taxa de 13% a.a. e isto quer dizer que o consumo poderá sofrer uma diminuição ao longo do tempo. Ainda nesta expectativa dos juros, o mercado estava mais aceptível à idéia de que ocorresse um aumento de 0,50% e não de 0,75% como foi decidido, e isto pode demonstrar uma fragilidade do governo no controle da inflação, pois poderiam ter trabalhado em outras situações, mas deram preferência ao aumento de juros.

Para o mercado financeiro, falando diretamente relativo à bolsa de valores, já era esperado um aumento deste, conforme citei anteriormente, mas isto pode causar uma saída de capital da renda variável em busca de mais segurança na renda fixa, uma vez que o mercado está bastante volátil e muitas pessoas buscam maior segurança em momentos como este. A opção para estar pessoas é aplicar o dinheiro em CDB que são pré-fixados, esperando assim que dentro de algum tempo esta taxa de juros poderá cair e a crise dos mercados poderá se estender.

O governo poderia atuar em um controle mais firme nas altas de preços, em essencial em setores como transportes e tecnologias, como por exemplo, comunicações, entretanto como isto acabaria cortando alguns lucros de estatais, é preferível como sempre fazer com que a população se retráia ao invés de setores mais lucrativos e que podem gerar maiores impostos.

Posteriormente vamos aos nossos gráficos então.
Abraços!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...