Finalizamos a semana tranqüilamente, graças a Deus! Uma alta moderada do Ibovespa, bem como dos demais papéis, isto me dá um bom pressentimento, pois como já revelei diversas vezes, não gosto de altas muito fortes, pois em seguida acabam caindo...
Algumas ações cairam forte, como a BOVH3 e a BMEF3, enquanto isto, as mais fortes do índice ficaram no verde, não passando de 1% de alta a maioria.
Estamos com a PETR4 quase nos dando sinal de compra, segunda-feira se o moviment manter-ser assim, podemos ter a primeira indicação.
O indicador de tendência da VALE5 está dando uma recuada com esta sexta-feira, mas ainda estamos na área de compra, entretanto agora eu aconselho a aguardar, caso alguém queira comprar. Por quê? Porque como o indicador oscilou para baixo, podemos passar pelo o que eu disse que ocorre algumas vezes, do indicador mostrar compra e poucos dias após, indicar venda, tendo nada de lucro. Antes de comprar vamos analisar. Para quem está comprado, recomendo um stop pelos R$ 46,00, é curto, mas se for abaixo disto, vai looonge!
A CSNA3 é outra que devemos prestar atenção, mas o importante mesmo, é vermos se a tendência global está melhorando, pois assim, vários papéis de primeira linha darão sinal de compra, caso contrário, tudo não passará de um engano, então é de extrema importância analisarmos no geral, para vermos se poderemos entrar firme em uma ação ou não.
Para o longo prazo, de fato está bom para comprar, quem deseja esquecer as ações para daqui uns 10 ou mais anos, está com um preço bem atrativo. Se vai subir nos próximos dias? Há uma possibilidade. Se vai cair? Há outra possibilidade também! A estimativa é de 50% para cada lado, mas quem está visando o futuro, deve preocupar-se mais em conseguir manter uma regularidade nos aportes e buscar uma empresa bem sólida com dividendos atrativos.
Para especulação, o momento é propício, mas deve-se ter ciência de que em uma destas especulações, ou pode-se ter um prejuízo bem desagradável ou então casar com a ação por mais tempo do que o esperado.
Tivemos ainda, durante esta semana, relatórios americanos como por exemplo o resultado do PIB deles que subiu 1% no primeiro trimestre, que foram bons, mas não foram vistos com olho tão bons assim por parte dos investidores. Ficou claro que quando não temos notícias ruins daquele lado, a nossa bolsa tem uma alta moderada o que indica que por si só, temos capacidade e vontade de reverter a situação, então é necessário que analisemos o calendário de resultados americanos, para não sermos surpreendidos.
O cenário ainda é de recessão no hemisfério norte, mas há uma divisão entre economistas e estudiosos do mercado, que dizem que o pior da crise já passou, há quem comente que o pior está por vir, entre o pior e o 'menos pior' eu prefiro a realidade, que é que nós estamos dentro da crise, não importando se no fim ou no início e ao contrário do que o ministro Mantega dizia, nós somos dependentes da economia norte-americana, pois se até os países europeus têm as suas bolsas atingidas, por quê nós, país emergente, recém agraciado com Investment Grade, não seríamos? O que estamos vendo agora, pode ser o início de uma recuperação, pode ser, não que seja realmente pois é comum na economia vermos resultados indo positivamente, quando sem motivo aparente, caem, então isto pode ser uma adaptação.
Bom pessoal, com relação aos acontecimentos da semana e desta sexta, acredito que seja isto.
Qualquer coisa, deixe o seu comentário!
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário