segunda-feira, 23 de junho de 2008

Resumo 23-04

Olá pessoal!

Empolgados com o início da semana? É, foi bom, porém venho com más previsões. Não digo que más, pois pode não se confirmar, mas crio que seja somente como citei anteriormente, uma alta no meio de várias quedas.

Não é uma questão de agorar quem está comprado, até porque eu estou com termo de PETR4, mas gostaria de ser otimista, entretanto o mercado me mostrou que temos que ser realistas, seja com cenário bom ou ruim. Hoje nós tivemos uma alta sustentada praticamente que pela Petrobrás e pela Vale pois foram uma das poucas empresas que ficaram no verde. A variação das bolsas mundiais ficou quase que estável, e aqui após um dia em que puxava para o lado positivo, finalizou negativo, sendo o IBOVESPA fechado com alta de 0,04%, trocando em miúdos, praticamente estável.

Hoje foi um dia que estava fácil ver que o mercado está com humor bem inconstante e não há tolerância para quem faz um negócio mal feito. Por isso a minha dica é que tenham cautela, vejo vários investidores e especuladores com perdas de 10%, de 15%, alguns com uns 4%. Muito fácil é ter prejuízo, mas um prejuízo moderado neste cenário, é necessário ter sangue frio.

Estou acompanhando de perto a VALE5, o movimento dela está me atraindo, então caso ela dê um repique, poderá nos dar sinal de compra, mas como hoje foi somente UM dia de alta, dependemos do resto da semana para tomarmos alguma posição.

Para dar um gás nervoso ao nosso mercado, a Merril Lynch divulgou, aproximadamente às 20h de Brasília, uma informação que acredita que os Estados Unidos estão ainda diante de uma recessão, oq eu significa que o pior está por vir, sendo contrário à opinião do ex presidente do FED, Allan Greenspan, o qual disse que de acordo com a sua opinião, o pior já havia passado. Ainda de acordo com a Merril Lynch, o mercado de renda variável não precificou a recessão, o que nos indica que as ações poderão cair ainda mais e consequentemente, afetando o nosso mercado. Para eles, somente uma grande mudança nos fundamentos pode levar a economia global ao crescimento novamente, mas, o que seria para eles a tal 'mudança nos fundamentos'? É algo a se questionar, mas acredito que seja um controle bem maior de gastos governamentais, controle de taxas de juros, inflação e demais taxas, que não somente no Brasil e Estados Unidos vem crescendo diariamente, mas no resto do planeta também.

Então pessoal, só para lembrar, a Merril Lynch compra MUITAS ações da petr4 e vale5, bem como as vende, o que pode causar uma certa 'manipulação' do papel. Vocês me perguntarão se a CVM não tem métodos para coibir isto e também se é possível ocorrer isto com um papel que negocia um bilhão de reais por dia, ao menos. Responderei que a CVM tem sim, mas nada pode fazer quando é dito que a decisão foi por parte dos investidores separadamente. Sobre os valores, bom, a Merril Lynch é uma das maiores corretoras/bancos mundiais, sendo assim, opera com milhares e milhares de reais diariamente, e por quê não bilhões? Não digo que seja fácil manipular um papel como a petr4, pelo contrário, mas eles podem muito bem dar um empurrão e o resto dos investidores irem atrás. É o mercado!

Acredito que para o momento seja isto o que tenho a lhes dizer.
Resumidamente: Vamos acompanhando em especial a VALE5.

Abraços!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...