quarta-feira, 16 de julho de 2008

Resumo 16-07

Olá!

Hoje conseguimos ver nitidamente com o que cada ação tem maior relação.

Vimos que as empresas do setor aéreo reagiram favoravelmente com a queda do petróleo, pois isto significa redução de custos de manutenção da frota enquanto por outro lado tivemos a baixa das ações da petrobrás, que caíram mais de 1,5% com a mesma notícia.

Mas aproveitando as notícias norte-americanas percebemos que os bancos nacionais, como itaú e bradesco estão bastante relacionados com o capital dos Estados Unidos, pois hoje as ações preferenciais do Itaú sofreram uma alta de 9,44% enquanto as do Bradesco subiram 7,32% e até mesmo as ações do Banrisul(BRSR6) subiram 7,67%. O Banrisul é um caso de paciência, pois é um dos bancos que ainda é público e está cada ano com maiores recordes de lucro. Andou um certo tempo com preço não muito atrativo em virtude da sua pouca volatilidade, entretanto desde o início do ano tenho dado uma atenção aos fundamentos do banco e são informações que têm me deixado com bastante satisfação quanto à governança da empresa.

Mas a VALE5 também não teve um desempenho satisfatório, o motivo que foi dado para os investidores gira em torno da subscrição das ações da empresa. As subscrições faz parte de um direito que a empresa dá aos seus investidores de comprar novas ações da empresa por um preço menor que o valor de mercado.

Falando agora um pouco sobre o IBOVESPA, já é visível que estamos nos recuperando. O indicador de tendência, MACD, regulado com médias de 12 e 26 já nos deu sinal de compra há 6 pregões e as médias móveis com a simples para 40 períodos e a exponencial para 9 períodos, está começando a mostrar uma recuperação e indica que se este período, com altas como a de hoje e queda como as anteriores, pouco consistentes, poderemos em breve ter a certeza de um sinal de compra bem estruturado até mesmo para os mais conservadores e que não gostam de correr risco um pouco mais elevado.

O índice hoje não caiu além dos 60.800 pontos, o que é muito bom pois creio que o patamar dos 60k ficará como um 'pré-suporte' para nós, antes dos famosos 58 mil pontos. Amanhã acredito que será um dia bom para nós, a não ser que o petróleo influencie muito, mas as ações que não são diretamente relacionadas ao produto, creio que podem ter uma alta. Fico desconfiado com relação aos bancos pois como subiram bastante, é possível que amanhã tenha ou um repique, subindo em torno de 2 a 3% ou então uma pequena realização de lucros, fechando com uma queda. Todavia aposto bem mais em uma alta.

Os principais índices norte-americanos fecharam também em alta, porém bem mais acentuada, chegando a mais de 2% do Dow Jones e mais de 3% do Nasdaq, isto se deu pois o mercado de lá ficou mais tranquilo em relação aos preços do petróleo e também pelo setor financeiro que a Wells Fargo registrou alta com mais de 30% de valorização, o que deu uma boa expectativa aos investidores.

Bem, no momento eu acredito que seja isto, amanhã é um dia para estar atento ao mercado interno especialmente mas também não podemos nos cegar aos Estados Unidos pois a agenda de amanhã no Brasil é vazia entretanto pelos norte-americanos teremos algumas divulgações. O dia dependerá basicamente da cotação do petróleo e também do setor financeiro.

Vamos aguardar.
Abraços!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...