quinta-feira, 27 de junho de 2013

Investir em small caps ou em blue chips? Porque as menores rendem tanto?

     Existe hoje uma grande gama de possibilidades de investimentos, desde vários relacionados à renda fixa até àqueles que são destinados a pessoas que podem correr certo risco no mercado financeiro. Porém, na bolsa de valores, quais ações são interessantes para quem pode arriscar? Aquelas que são totalmente conhecidas e grandes, como PETR4, GGBR4, USIM5 ou algumas que não são tão grandes, mas que são conhecidas mais no lado underground do mercado, como FJTA4, BICB4 e JHSF3? 

      Agora que já vimos algumas coisas sobre risco, é hora de ver sobre o porque investir em small caps e micos oferece um risco/ganho maior.

     Existe uma boa diferença entre os tipos de ações, começando a falar sobre a qualidade de investimento em relação à segurança proporcionada. Nada supera as Blue Chips, que são as grandes, como PETR4, VALE5 e outras, porém, no cenário que estamos, de grande instabilidade e com dificuldade para alguns ganhos por boa parte dos investidores, será que ainda vale a pena manter o capital alocado nessas empresas? 

     Ha quem prefira ações um tanto mais desconhecidas da grande massa, que são ações consideradas por muitos como terceira linha, ou até mesmo como small caps. Em um conceito generalista, estas ações são assim chamadas por serem de empresas menores, com uma gestão muitas vezes não tão transparente e profissional quanto às grandes, entretanto, podem ser responsáveis por grande lucro proporcionado aos investidores. 

     A grande diferença entre essas ações é o risco e o tempo entre um ganho e outro. Enquanto uma ação de primeira linha pode levar um ou dois anos para apresentar valorização de 15%, uma ação de terceira linha pode apresentar isso em uma semana, ou, se considerarmos os famosos "micos" como uma dessas ações, pode ter tal rentabilização em questão de uma tarde. O risco é o diferencial. 

     Por via de regra, as empresas consideradas como small caps(que como falei, alguns chamam de "micos", já que não existe um ponto pacífico sobre até onde vai uma característica e outra), possuem variação maior por vários aspectos, vamos a alguns deles: 
  • Possuem uma quantidade menor de ações;
  • Possuem valor por ação menor, proporcionando assim acesso a um número maior de pequenos investidores;
  • Não possuem total transparência e contato com os investidores, onde o Relações com o Investidor cada hora fala uma coisa. 
  • Seguidamente existe um certo tipo de manipulação por algum investidor maior, seja nas grandes quedas ou altas. 
     Saliento aqui que, um 'grande investidor' em uma ação como Petrobrás ou Usiminas é aquele que entra negociando valores realmente altos, digamos aqui, 5 milhões de reais. Já em uma ação menor, como a citada Bic Banco, quem entra com 300 mil reais já faz um movimento interessante e pode ser considerado grande investidor. Então, muito cuidado com as variações de +50% em um dia por algumas ações. 

      Outro ponto é que, uma ação de menor porte, pode tranquilamente ficar parada, realmente estagnada, com muito tempo, então você estará simplesmente perdendo dinheiro, uma vez que não ha rentabilidade e raramente pagam algum dividendo. Então saibam que existe um momento para entrar e outro para sair, por isso é tão importante estar atento aos comentários gerais sobre o ativo. 

     Não posso falar mal delas, uma vez que já negociei muito e me proporcionaram ótimos lucros, porém, hoje conhecendo mais o mercado, percebo que já tive muito sangue frio para fazer tais operações. Se você tem sangue frio e 'não tem medo de ser feliz'(ou de passar algum sufoco), pode ser uma ótima, porém, é um negócio de grande especulação, então esteja atento a tudo, notícias, fóruns de internet, revistas, acesso ao relação com investidores, etc...

     Ah sim, e um alerta final, não espere que seu analista de investimentos saiba dados sobre uma tal de "ABCD6" e ainda lhe indique para compra, mesmo ele sabendo que você tem um perfil agressivo de investimentos. Raramente analistas se preocupam com essas ações, pelo contrário, quando o seu agente autônomo ver que você emitiu uma ordem para a tal da "ABCD6" pode lhe ligar, perguntando se você está bem, se tomou todos os medicamentos e se tem certeza da operação(só para descontrair um pouco, pessoal!). 

       Bom, é isso sobre a diferença de investir em blue chips ou em small caps.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...