terça-feira, 25 de junho de 2013

Bolsa, protestos, dólar....

     Estamos vendo grandes protestos pelo Brasil todo, até mesmo alguns fora de nosso país, exigindo melhorias em vários setores. Mas e isso influencia em algo no nosso mundo dos investimentos? O dólar será que está tão valorizado somente pela questão política nacional? Ou uma reforma fiscal no Brasil pode salvar tudo ainda? 


     Simultaneamente aos protestos, nossa bolsa se desvaloriza cada dia mais um pouco e assim vai tomando o seu rumo, que na verdade é um rumo não tão bem vindo por muitos. Porém, uma grande parcela desse rumo, que atualmente é o negativo, se torna algo impulsionado não pelas revoluções dentro de nosso país, mas sim pelo momento global que vivemos. Em referência a isso, podemos citar a China e suas variações de mercados, a europa como um todo ainda com uma ponta da crise e fatores dos pacotes de austeridade, entretanto, potencialmente o que causa grande comoção, de fato são as notícias vindas da China, conforme já dito.

     A respeito do dólar, realmente influencia  de certo modo na bolsa brasileira, contudo o movimento da moeda é não em sentido local, mas a valorização se dá em sentido global. O que é ocasionado por um jogo de mercado. 

     Embora possa ser questionável o fator dos protestos não influenciar em absolutamente nada, digo que a mídia internacional está com bons olhos voltados ao nosso país, sendo até algo favorável pelo ponto de vista empresarial, haja vista que temos uma altíssima carga tributária sobre empresas, carga tributária/fiscal que é um dos pontos dos protestos.  

     Considerando assim, até se torna atraente para os investidores investir quandes quantias no país, embora que estejamos em momento de incertezas sobre as decisões políticas, contudo, somando o fato de estarmos em uma grande queda, é possível que quando houver a recuperação seja potencialmente grande para que possamos atingir patamares históricos em vários ativos. 

     Outro ponto interessantíssimo a ser mencionado é a Petrobras, que é uma das maiores petroleiras do mundo e opera com prejuízo. Levando em consideração a política adotada no Brasil a respeito de administração de empresas públicas e de capital misto, é natural que seja esperado um não rendimento, porém os investidores jamais esperam prejuízos, ainda mais no que tange uma empresa que atua com o ouro negro. Esses prejuízos é reflexo de uma governança descontrolada, sem base e fundamento para que possa crescer muito, em comparação sem entrar no mérito direto de política, possui base semelhante ao que foi realizado com a Vale na época da privatização, saindo de um baixo rendimento, para ser uma das maiores mineradoras do mundo. 

     Assim, se houver de fato uma reforma política e fiscal no Brasil, poderemos ter ótimos ganhos por parte de empresas que estão bem em foco nessas questões, proporcionando ótimos negócios para operar comprado. 

     No momento, o panorama geral é este, mas a tendência de queda continua, conforme havia dito, o Ibovespa que passou alguns dias andando de lado, confirma sua tendência de queda e médio prazo. Nos resta analisar com mais detalhes o objetivo dessa queda, para então traçarmos novas metas de entrada e saída de ativos. 

     Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...