quinta-feira, 11 de julho de 2013

Enriquecer, rentabilizar, proteger... O que você quer no mundo dos negócios?

     Há tempos ouço pessoas dizendo que não acreditam que é possível ganhar dinheiro investindo, que o único meio de ganhar dinheiro e enriquecer é trabalhando. Você concorda com esse tipo de afirmação? 

      Hoje em boa parte do Brasil temos movimentos de greve, uma folga para muitas pessoas, para desejar um país melhor, porém, faço questão de parar para refletir sobre o que eu, o que você, o que nós queremos? E falando sobre os nossos assuntos corriqueiros, pergunto o que nós queremos com os investimentos e no mercado financeiro? 

        Será que podemos dizer que estamos no mercado para rentabilizar nosso capital e lucros já obtidos? Estamos no mercado para proteger nosso capital de perdas de inflação e outras possibilidades? Ou, queremos investir e ser sócios de grandes empresas, com formação sólida? Ou ainda, queremos nos tornarmos pessoas independentes financeiramente, tendo um grande capital acumulado ao longo dos anos? 

         Será que...

         Você já se perguntou onde quer chegar, ao investir, certo? 

         Então, agora é hora de responder, como podemos atingir tal objetivo. Conforme falei, muitas pessoas dizem ser impossível ficar rico investindo/especulando com ações, o que, de certo modo discordo, porém, posso concordar. Um ponto das afirmações que discordo é, "o único meio de ganhar dinheiro é trabalhando". Discordo pelo simples motivo de que você não ganha dinheiro, você troca dinheiro pela sua força bruta, força laboral, ou então pelo seu conhecimento ou habilidades, ou ainda, por seu tempo.

        Enriquecer no mercado financeiro é algo como um autônomo bastante reconhecido. Um dentista recém formado e desconhecido, pode cobrar R$ 50,00 por uma restauração, enquanto um dentista com 15 ou 20 anos de atuação e renome, pode cobrar R$ 150,00 pelo mesmo serviço, o que muda é o conhecimento e aprimoramento que ele possui. No mercado financeiro posso dizer que é parecido, quanto mais carga de conhecimento e experiências você tem, maiores são as suas chances de entrar e sair de negociações no melhor momento. Se você passar 6 anos(tempo de alguns cursos de graduação em nosso país), estudando o mercado, buscando estratégias, poderá atingir um nível de conhecimento bastante distinto, mas não quer dizer que vá ganhar sempre.

       Além disso, não digo que é impossível se tornar uma pessoa rica trabalhando, pelo contrário, é o modo que mais acontece em nosso país, seja através de empreendedorismo, seja através de uma boa gestão de recursos ou outros meios sábios de lidar com o dinheiro, porém é como falei, quanto mais carga de conhecimento você tiver, mais bem remunerado será. O fato é que tudo é uma troca, deve ser levado em conta então, o que você quer trocar, pelo o que e o que é mais interessante para você, contudo friso que, o mercado financeiro não é amigo de ninguém(incluindo Warren Buffett que possui anos de experiência, embora bilionário, tem suas quedas). 
      
     Ha quem use os investimentos para simplesmente rentabilizar seu capital, um pouco além da própria inflação.   Há quem use para proteger seu capital de outros riscos, uma vez que ainda ha quem veja com receio, em tempos de instabilidade econômica a possibilidade de bloqueio de capital nos bancos. 

       Além disso, existem as possibilidades de hedge, que são aquelas direcionadas à proteção de capital frente à outras especulações do mercado financeiro. Você aí que está lendo esse texto já deve ter ouvido falar que o ouro foi mais procurado em alguma época pois os investidores queriam se proteger de alguma instabilidade, não? É exatamente assim que funciona. Ha quem tenha boas estratégias e invés de oportunizar uma desvalorização bruta de seu capital, optam pelo metal que acaba por suavizar perdas e quem sabe ainda oferecer algum ganho.

         Cada pessoa tem seu objetivo, porém, ainda crer que você irá ganhar muito dinheiro por simplesmente comprar uma ação e esperar ela se valorizar em 48 horas, sem risco, é algo praticamente inexistente(para não ser taxativo e dizer que não existe), entretanto, se você dispõe de tempo, um pouco de vontade para estudar e uma porção de capital para experimentar uma estratégia, vale a pena aprender um pouco sobre estratégias que lhe tragam retorno de fato, não somente de rentabilização, mas de enriquecimento(quando falo em enriquecimento, me refiro à quantias normais com uma estratégia balanceada) em médio/longo prazo.

         Se optar por não correr riscos e se dedicar à sua vida acadêmica e profissional, proteção e rentabilização de patrimônio pode ser uma ótima opção, uma vez que há alternativas que reduzem os riscos e você consegue ter verdadeiros ganhos(digo, sem a necessidade de trocar tempo ou qualquer coisa para isso).

          E você, já decidiu o que quer no mundo dos negócios? 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...