Olá!
Quem está acompanhando o mercado financeiro viu que nessa semana estamos com uma volatilidade incrível nas bolsas mundiais, em especial no Brasil. A bolsa de valores sempre foi um mercado bastante instável, sendo justamente por isto temido por muitas pessoas que desejavam investir, porém olhavam com olhos respeitosos quem dizia ser um operador da bolsa de valores ou então um investidor. Tal fato ainda é, talvez hoje mais ainda, digno de muitos rostos apavorados e espantados quando alguém cita ser da área, isto porque nós temos acompanhado um mercado verdadeiramente tenso e complicado para muitos investidores.
Seguido digo aqui para vocês terem calma e paciência na hora de investir em ações, calma esta que é imprescindível para operar no mercado financeiro, mas em dado momento é importante tomar a decisão e investir. Mas investir onde com um mercado altamente volátil como o de agora?
No mercado como o de agora, onde em um dia subimos 5% e em outro caímos 8% a grande maioria de quem opera são os especuladores, os que chamamos Day-traders, pois fazem várias operações no mesmo dia, comprando e vendendo ativos em espaço de minutos e horas. São estes que fazem o mercado oscilar em certos momentos do dia, em especial após o início e na última hora do pregão.
Mas para ser um day-trader você deve ter um conhecimento avançado do mercado de ações, como por exemplo, que tipo de ação você vai operar, em quais horários essas mesmas ações sobem ou caem e sem contar que deve ter muita frieza para acompanhar a sua ação todo o dia. É importante salientar que você para operar deste modo deve ter muita disciplina, entrar na ação quando já souber quando deverá sair, caso contrário poderá sair com um grande prejuízo da negociação.
O ideal para quem deseja realmente investir nesse momento é se resguardar no ouro, sabendo que deverá ficar nele por um período de médio prazo, ou seja, no mínimo 1 ano. Contudo é um bom período para investir em ações, pois as ações estão com valores muito abaixo ao que é considerado o de mercado delas, sendo possível compor uma carteira bastante interessante com um capital baixo para o que falamos em bolsa de valores.
Como formar uma carteira de investimentos em ações de forma eficiente?
Cada pessoa tem a sua aversão ao risco, dependendo de seu capital, e por isso não citarei qualquer ação aqui, mas citarei apenas os setores que é possível formar uma carteira interessante para o mercado de médio prazo(aqui cito um período entre 2 e 3 anos).
- 30% em ações de siderurgia.
- 25% em ações de infra-estrutura.
- 25% em ações de construção e transporte.
- 20% em ações de elétricas e holdings.
Com isso você poderá ter uma carteira composta com ações promissoras para os próximos anos no Brasil. Não citei aqui os bancos por pensar que poderão passar por um período turbulento nesse período, então para não arriscar sem necessidade o capital, aloquei em elétricas. Também podem ver que não citei as petroleiras, isso por termos como gigante a PETROBRAS, que é uma empresa com controle do governo, poderemos ter mudanças repentinas que não sejam tão agradáveis aos investidores e também ao futuro da companhia, sendo assim nos protegemos desses pequenos impactos que podem ter alguma diferença no final do nosso período.
Claro que cada pessoa possui as suas características de investidor, portanto não estou indicando que comprem ações deste setor, apenas que no meu caso penso ser esta uma carteira interessante para médio prazo.
Deixo agora, para finalizar, um vídeo que conheci ha um bom tempo, sobre a vida de um Day-trader, é em inglês porém não é complicado entender o que ele fala. Espero que consigam visualiza-lo e tenham uma boa ideia do que é operar durante todo dia no mercado financeiro.
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário