Olá leitores!
Peço sinceras excusas por não ter feito uma postagem especial programada para ontem, porém me ausentei do mercado financeiro por problemas de saúde na família.
Mas cá estou e acompanhando hoje o temor que é causado pelos Estados Unidos, de certo modo também pela Grécia, porém não que a cada dia a preocupação com um país seja mais saliente do que com outro, o fato e simples, isso pode virar um efeito dominó, então os olhos dos analistas e investidores estão muito atentos em busca de qualquer sinal que possa ser prejudicial para a economia mundial.
Temos hoje um Ibovespa operando no cenário negativo, com ainda uma desvalorização do dólar, assim como no dia de ontem. O dólar está em uma das cotações mais baixas da última década, o que para quem exporta aqui do Brasil é ruim, porém para quem importa é um fator relevante nas negociações. Isso também poderá causar, a médio prazo um desequilibrio na indústria nacional, uma vez que poderá sair mais barato para as empresas importar os produtos do que fabricá-los aqui, a exemplo das montadoras coreanas e chinesas que estão tomando conta do mercado automobilistico nacional aos poucos.
Vocês dirão que as autoridades estão tomando conta da situação com a compra de dólares pelo Banco Central e isso irá reduzir essa queda, certo? Sim, pela lógica momentânea está certo, porém discordo de um determinado ponto, que essa medida poderá ser 80% sem serventia. Afirmo isso pois a demanda é bastante elevada para o real, ou bastante reduzida para o dólar, e com uma força vendedora de dólares, vendendo algo em torno de $ 50 bilhões, o Banco Central irá comprar, ou ofertar compra, a $ 15 bilhões, é uma compra bastante baixa se comparada ao montante da venda, não? É assim que funciona, a termos grosseiros.
Em um breve resumo, o Banco Central deverá comprar muitos dólares para ter um efeito que dure por mais de dois ou três dias.
Baixa de Lucros:
Estava olhando o noticiário dos sites de finanças e encontrei a informação de que a cielo deverá ter queda de 10% em seu lucro líquido trimestral, quem quiser ver a matéria aqui está: Lucro líquido da Cielo deve cair quase 10% no 2º trimestre, diz Ágora .
Observando rapidamente esse é um ponto bastante prejudicial para as ações da empresa, entretanto temos que ver as perspectivas da empresa para o próximo período, ou seja, teremos de avaliar o que a empresa está apta para fazer a partir de agora buscando reduzir essa queda.
Então meus amigos, no momento é isso o que temos para o mercado, mas é necessário ficar atento às novas ideias do cenário mundial, em especial com relação aos temores em meio à uma possível moratória ou outra classificação de risco dada pelas agências especializadas.
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário