quarta-feira, 27 de julho de 2011

Até quando a intervenção governamental é boa?



Olá Leitores! 

Como todos nós vimos a taxação dos derivativos por parte do governo, tendo como objetivo estancar a queda do dólar, causou um mal estar na bolsa de valores de São Paulo, que opera com queda aproximada de 1,5%, ou seja, o governo salva a questão do dólar e prejudica as operações em bolsa. 

Então por isso levanto a seguinte questão, constante inclusive no título dessa postagem: Até quando a intervenção governamental é boa? 

Temos que concordar no ponto de vista que um dólar baixo é bastante prejudicial às exportações, porém favorável à importações, contudo temos de analisar o cenário macroeconomico, ou seja, o cenário mundial de toda a economia e quando paramos para vislumbrar quais as perspectivas, vemos que a desvalorização do dólar é um fenômeno que está atingindo todos os países praticamente, e desse modo a força vendedora da moeda é muito superior ao que temos de compradores, isso em virtude dos temores sobre a dúvida norte-americana e também grega. 

Apesar das medidas do governo de freiar a queda do dólar, para favorecer os exportadores, é muito importante vermos o conceito macro, como falamos anteriormente, pois de nada adianta o governo tomar diversas medidas enquanto que a situação é muito diferente, seria como nadar contra a maré para tentar reverter algo que não terá condições de ser revertido. Apesar de pensar que já estão fazendo isso, pois se fosse no cenário habitual, seria feita simplesmente uma compra de dólares no mercado e não taxação do mercado de derivativos conforme anunciaram. Com isso vemos que a situação vai além de uma simples correção e compra de dólares para evitar a queda acentuada, mas é sim uma medida para que não sejamos acometidos por uma crise no setor industrial. 

O que você pensa a respeito das medidas do governo?


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...