quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Por quê uma empresa abre capital?

Olá!

Agora vou falar do motivo que leva uma empresa a abrir seu capital na bolsa.

Uma empresa quando decide abrir seu capital em bolsa de valores, é porque ela necessita de capital para investir, seja em novas tecnologias, aumento industrial, aumento de pessoal qualificado, enfim, é para meios de investimento na própria empresa.

Uma das maiores vantagens de uma empresa ter seu capital aberto em bolsa, é o fato de receber uma injeção enorme de dinheiro, sem ter para isso de pagar juros altissimos aos bancos e financeiras. Pois todos sabemos que os juros cobrados são bastante elevados em nosso país, então imagine uma empresa que deseja ter um 'empréstimo' de um banco, no valor de R$ 50 milhões, ela irá pagar metade desse valor(supondo, mas talvez não tão longe da realidade). Já na bolsa, ela só tem de pagar para uma equipe de auditoria, formada por contadores, advogados, economistas para avaliar a empresa, deixar seus papéis em dia, para que não tenha problemas com a CVM.

O serviço de auditoria em uma empresa é um serviço bastante lento dependendo da empresa, minuscioso e para a empresa, até barato. É variável a questão de valores, mas pode oscilar entre 3 e 10 milhões dependendo da empresa, as vezes até mais, porém é melhor do que ir aos bancos.

Certo, mas então, a fundamentação de abrir capital é captar dinheiro?
R.: SIM.

Para o acionista, que é quem compra as ações, pode ser um risco, dependendo do tipo de empresa em questão, pois empresas novas também podem ingressar na bolsa, desde que cumpram rigorosos processos de aceitação por parte da CVM, mas igualmente, são empresas novas!

Uma das obrigações das empresas cotadas na bolsa de valores, é que devem pagar em torno de 25% do que lucram, em forma de dividendos aos acionistas. Isso é o mínimo, o pagamento pode ser ainda maior, mas tende a ficar por essa faixa. Além disso, uma S.A. que são as empresas cotadas em bolsa, também tem a obrigação de emitir periódicos relatórios e balanços de suas funções, para que os acionistas possam consultar do andamento da mesma.

Os passos para uma empresa abrir seu capital são:
  1. Contratar uma empresa de auditoria para colocar 'ordem na casa'.
  2. Solicitar autorização à CVM para ingressar na bolsa.
  3. Após a autorização dada, será feito um cronograma, contendo todas as datas.
  4. As datas mais importantes, para o investidor, é quando ha o prospecto final, que diz as datas de Bookbuilding, que é a formação do preço da ação e a data de lançamento de ações na bolsa, que é quando iniciam-se as operações.
Muito resumidamente esses são os passos.

Agora os riscos de investir em uma empresa nova no mercado de ações:
- A empresa pode não ter uma qualificação muito boa de Relações com Investidores, deixando a desejar em informações a respeito da empresa.
- Não saber como é o sistema de governaça corporativa, que tipo de atitudes os gerentes e diretores tomam perante dificuldades.
- Para longo prazo, pode ser bastante arriscado se não for uma empresa bastante sólida no mercado.
- Para o investidor que quer lucro rápido, a febre das IPO's(ou no Brasil, OPA) já passou, sendo assim quando conseguíamos lucro de 8 a 15% em abertura de empresas, foi um tempo bom, que já passou.

Pois bem, não pude explicar muita coisa creio eu, mas estou com um pouco de pressa.. esses dias meus dias tem sido corridos, então vamos lá.. qualquer coisa podem perguntar.

Abraços!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...