Olá!
Resolvi falar algo diferente por agora, afinal de contas, não se fala em mais nada na mídia além de eleições, candidatos e escândalos políticos.
Ok, você vai me perguntar o que isso tem de relação com investimentos e com a bolsa, certo?
Respondo dizendo que há uma grande relação, afinal de contas, na bolsa são negociadas empresas, empresas que necessitam de auxílio governamental, empresas que tem como controladores o governo federal, enfim, a relação é bem íntima, digamos assim.
É interessante lembrar que quando o presidente Luis Inácio Lula da Silva venceu as eleições pela primeira vez, houve um temor generalizado nas bolsas, com receios de que acontecesse uma possível 'revolução', que empresas mudassem de mãos, que houvessem alterações em impostos, como se fosse uma verdadeira revolução mesmo. A instabilidade foi intensa, a preocupação mais ainda.
Hoje estamos em uma situação parecida, porém mais confortável, uma vez que já foi percebido que a situação do governo que poderá seguir o governo de Lula ou será nos moldes do que já existe, ou então poderá ter uma direção parecida com o que era anteriormente à chamada "Era Lula", o que tinhamos como "Era FHC". Claro que toda mudança causa algum gosto a mais ou desgosto, isso é natural, entretanto, vemos hoje uma relação mais confortável do mundo empresarial com relação à política. Confortável até ali, com certeza, mas os cientistas políticos já possuem uma visão clara dos acontecimentos que estão a acontecer, seja com um partido ou outro ao poder do governo federal, tornando assim mais calma a questão de investimentos.
Os principais pontos que são apreciados por investidores, em especial os internacionais que tendem a investir mais pesado(milhões de dólares), são as obras em âmbito nacional que estão para acontecer, incentivos tributários para as grandes empresas, questões como postura do candidatos e o jogo de cintura que o candidato poderá ter quando estiver no poder.
Um dos pontos a serem observados é após as eleições, que claramente poderemos ver que tipo de impacto dará o resultado das urnas. O que você considera?
Nenhum comentário:
Postar um comentário