domingo, 29 de março de 2009

Entendendo a crise - Parte IV

Olá pessoal!

Pós fim do fim de semana, venho aqui terminar as postagens sobre a crise que comanda o mundo atualmente.

Como já citei, como iniciou, como abalou o Brasil, hoje venho citar os possíveis rumos, as consequências e o que mais está pela nossa frente.

Temos um cenário atualmente que para alguns é desesperador, para outros nem tanto. Mas por quê essa discrepância toda? Porque algumas pessoas dependem da economia em ótimo estado, e outros dependem dela em mediano ou em um estado ruim.

Em uma visão micro, objetivando o indivíduo, vemos que a situação pode melhorar daqui alguns meses, digo isso por tanto incentivo que o nosso governo brasileiro está dando para aumentar o consumo, como redução de impostos sobre veículos, agora com material de construção, fora alguns programas de crescimento que já foram adotados ano passado, embora que não estejam em funcionamento máximo, estão movimentando com alguns setores, em especial o da construção civil.

Em uma visão um pouco mais macro, vemos que no total, a crise está um pouco longe de ser algo do passado, uma vez que até mesmo nessa semana a GM/Chrysler anunanciaram que estão realmente a beira da falência, caso o governo não as auxilie. Isso abalou muito o mercado como um todo, bem como os funcionários restantes das empresas, que sofreram mais um pouco, temendo que fossem de vez despedidos do serviço.

O que ainda pode vir, são algumas demissões a mais, o que causa um grave impacto frente às outras que já foram realizadas em meses passados. Também ainda pode seguir o período de recessão na Europa e Estados Unidos, isso sem previsão definida, mas o fato é que aqui pelo Brasil, se a onda de incentivos continuar, podemos até sentir um pouco menos em alguns setores, que devem funcionar a pleno vapor para cumprir os prazos de pedidos da economia interna.

Na realidade nem os ministros sabem que rumo o país tomará mediante as novidades que o mundo capitalista apronta à nós, mas o que sabemos é que isso passará e provavelmente em período curto. Há quem diga que a crise está recem no começo, ou no seu meio, mas afirmar com total certeza, quem assim o fizer, pode ser considerado um guru do mundo financeiro.

Para quem deseja ingressar no mundo das ações atualmente, só posso recomendar que analise muito bem com quem vai investir, se há acompanhamento profissional de perto, analise os seus objetivos reais e assim então poderá começar a ter algum retorno, mesmo com o mercado indeciso como o de ultimamente.

Espero que com essas 4 partes tenha auxiliado a entender a crise que estamos passando. Tentei escrever de modo mais acessível, pois o objetivo do blog é exatamente esse, passar o mercado financeiro de forma fácil e com linguagem descomplicada.

Abraços e obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...