quinta-feira, 19 de junho de 2008

Valor inicial x Risco

Olá pessoal!

Decidi fazer um post com base na dúvida de muitas pessoas que estão interessadas em investir no mercado de capitais, mas que ainda possuem um certo receio ou até mesmo curiosidade com relação aos valores.

Na bolsa de valores é possível investir qualquer quantia, desde 50 centavos até infinitos milhões, entretanto algumas corretoras exigem um mínimo de aporte inicial, o que gira em torno de R$ 1000,00.

Cada pessoa possui uma tolerância ao risco e isto em geral é proporcional à sua idade. Os mais jovens tendem a arriscar mais, fazer negociações com alto risco e por muitas vezes acabam ganhando ou perdendo muito. A juventude é a fase ideal para este tipo de experiência, pois você terá muito tempo ainda para recuperar o que perdeu, caso perca, claro!

Os mais velhos, entre 30 e 45 anos aproximadamente já tendem a ser pessoas um pouco mais conservadoras, até mesmo por recomedação de pessoas que entendem de investimentos, já avisam que nesta faixa etária o ideal é ser um pouco moderado, mas igual, com um certo nível de risco, pois se perder um pouco, poderá recuperar dentro de algum tempo.

As pessoas com mais de 45 anos, ou até mesmo mais de 50 anos já possuem uma recomendação diferenciada, ao estilo 'coloque tudo em um tipo de ação que não irá cair tão facilmente', tudo isto para ter uma valorização de seu capital com o menor risco possível, pois o que mais interessa nesta idade é aproveitar a vida sendo que em geral a pessoa já estará aposentada ou quase isto, os seus filhos já terão independência e este tipo de coisa. Se perder muito dinheiro, talvez não recuperem por não terem toda a audácia que uma pessoa mais jovem teria.

Aliado a esta classificação grosseira, temos também a aversão ao risco e a possibilidade de perder algum capital. Mesmo pessoas jovens, algumas vezes não podem perder dinheiro ou se podem, é um valor muito reduzido. O recoemdável para quem deseja ingressar no mercado de capitais, é que invista somente valores que são dispensáveis, ou seja, que podem perder.

Mas se você deseja ingressar no mercado mas não quer perder dinheiro, mesmo sendo uma tarefa muito difícil, é possível, claro, com muita paciência e dedicação.
Se você possui R$ 1.000,00 e pode perder 20%, ótimo, invista, coloque em empresas boas e vá estudando pois enfrentar o mercado sem o mínimo conhecimento, é considerado suicídio financeiro pois você pode ganhar uma vez, ganhar duas vezes e até mesmo três, mas na quarta vez que tentar, você poderá perder tudo o que ganhou e ainda ficar negativo. Certo, é uma visão muito pessimista vocês me dirão, mas é completamente possível. Por este motivo que sou favorável a muito estudo antes de ingressar no mercado e tanto estudo junto com o mercado, investindo, na frente do home-broker, fazendo alguma especulação e estimulando o que chamamos de Feelling que é nada mais do que o tato, até onde uma ação pode subir ou cair, quais os movimentos que indicam alta ou baixa, este tipo de coisa.

Se nas primeiras negociações você perder alguma parte do seu capital, entenda isto como motivação para estudar mais, e analise se você aprendeu algo pois o mercado costuma cobrar o aprendizado que ele nos dá e muitas vezes cobra caro por isto. Eu operando com opções, nas primeiras vezes cheguei a perder alguns % por ter feito uma negociação em tempo errado, aprendi o tempo certo mas lamentavelmente o mercado me cobrou. Aí está o tipo de coisa que só aprendemos mesmo na prática.

Finalizando e retocando, então você pode investir qualquer quantia, depende um pouco das corretoras que as vezes cobram um aporte mínimo. Também depende de você o quanto você se dispõe a perder, este é o valor ideal para ingressar no mercado. O risco depende de você, pois se estiver disposto a perder muito, pode ganhar muito.

Muito basicamente é isto sobre os valores iniciais e risco de começar a investir.
Abraços e se alguém tiver dúvida ou sugestão e até mesmo correções a fazer, deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...