Olá pessoal!
Vamos começar a semana falando da nossa tendência principal, que ainda é de queda, por mais que digam que estamos em tendência de alta.
Podemos estar seguindo em canais grandes de alta, mas na situação momentânea é que estamos em um período de grande queda. Por indicadores de tendência estamos em uma fortíssima queda a qual ainda não está mostrando uma reversão. Algumas empresas de segunda ou terceira linha mostraram cotações positivas na sexta-feira, o que nos resta é esperar para ver como será o início desta semana.
Com relação ao petróleo, a OPEP divulgou que será aumentada a produção, mas também a PETROBRÁS noticou que foi descoberta a reserva de petróleo leve na bacia de Santos, então são duas noticias opostas, pois pela lógica, a proução aumentaria e os preços diminuiriam, logo com a descoberta da reserva, os preços da PETR4 subiriam, então mesmo com o repique de sexta, amanhã veremos o real impacto destas ambas notícias, se serão melhores ou piores para o nosso mercado.
Esta 'política externa' também afeta os papéis da Gerdau, tanto pelas commodities quando pelo preço do petróleo e pelo preço do aço. Também é uma empresa bem sólida mas que está caindo e de certa forma, mantendo-se de lado mesmo com as tendências principais indicando queda.
Um dos papéis que já comentei e que estou analisando para médio prazo é da Grazziotin(CGRA4) que subiram 4% na sexta-feira e nos últimos dias divulgou seu bom resultado trimestral comunicando que não há previsão de uma expansão muito grande da rede de lojas. O foco principal é o varejo e há também uma empresa de crédito incorporada às lojas Grazziotin sendo assim o crédito aos compradores das lojas se torna facilitado. A queda nos juros é um dos fatores aliados ao crescimento dos lucros desta empresa.
No mais, a maioria dos economistas e especuladores do mercado estão esperando uma certa queda ainda devido a falta de força compradora no mercado, e também estão apostando em uma volatilidade alta do petróleo durante alguns meses. Em essência, concordo com estas opiniões, uma vez que aqui no blog já postei semana passada que a força compradora está muito baixa e sobre o petróleo podemos ver que há grande especulação e manipulação, então a volatilidade é esperada sim.
Bom, durante esta segunda-feira postarei mais informações.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário