quarta-feira, 12 de junho de 2013

Fundos Imobiliários, quando é hora de investir?

Muitos dos leitores aqui já viram ou ouviram falar sobre os tais Fundos de Investimentos Imobiliários(FII), mas ainda não sabem ao certo do que se trata e nem como funciona. 

Em simples e breves palavras, podemos dizer que os Fundos Imobiliários são uma espécie de clube de investimento que tem um objeto real, que são prédios, salas, shoppings e outros empreendimentos. Os valores captados são separados pelas cotas, tal como clubes de investimentos, porém se destinam não a compra de ações, mas sim para você ter uma parte do empreendimento. 

A gestão é feita por empresas altamente capacitadas e objetivadas a desenvolver bastante lucro da atividade. Agora é o ponto então que você deve pensar: "Então é lucro certo entrar em um FII, certo?" 
Errado! Não é garantia de lucro, porém os últimos lançamentos tem sido bastante positivos e tem apresentado resultados interessantes se comparados à outras modalidades de investimentos. 



Público-alvo:

A maioria dos fundos foca no investidor que possui capital, mas não possui tanto interesse em negociar ações, seja por motivo ou outro. O público que mais tem procurado os investimentos imobiliários é distinto por pessoas jovens que querem investir mas ao mesmo tempo estudar ou possuem uma carreira em fase inicial, porém tem interesse em acumular patrimônio. 

Com uma propaganda mais conservadora, esses fundos atraem um grande número de pessoas com uma visão mais protecionista e que desejam mesmo assim, investir seu capital sem correr os riscos diretos do mercado de ações. 



Valores e rentabilidade: 

Existe uma boa gama de valores que você pode começar a investir. Em geral, a recomedação que mais vemos é de que é preciso ingressar com valores entre R$ 25.000,00 e 30.000,00. Existe sim possibilidade de começar com menos, porém depende da corretora e escritório de investimentos. 

A rentabilidade varia muito, dependendo do seu Fundo de Investimentos, porém existem aqueles que possuem rentabilidade média de 2% a.m. e aqueles que conseguem manter médias bem superiores, chegando a 10% a.m. 



Impostos, taxas e outros: 

Para investir em FII você paga as taxas de corretagem, taxas de administração do Fundo e quando vende as cotas, o tradicional IR sobre o lucro. Quando ha a distribuição de valores referentes a aluguéis e outros este não é tributado. 

Em geral as taxas de administração são bem baixas, sendo sempre o principal, o Imposto de Renda. 



Riscos: 

De maneira geral, os riscos são bem reduzidos, sendo mais afetados pela questão do pagamento dos aluguéis, porém nada que influencie de fato a aplicação segura de seu capital. Um dos fatores que mais altera os valores das cotas é o valor do mercado imobiliário nacional, que em algumas regiões está muito valorizado, podendo ser caracterizado como risco haja vista que pode haver uma estabilização nos valores ou até mesmo uma queda em determinados momentos. 


Espero que tenha tirado algumas dúvidas sobre esses fundos, que geralmente são bem vistos pelo mercado e ainda possuem muito a crescer não só em popularidade no mercado financeiro, mas em um sentido global.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...