Olá investidores!
Vou abordar hoje um tema que muitas vezes causa contradições quando as pessoas pensam em trabalhar e em ter ativos. Diversas pessoas pensam que por terem passado em um concurso para um cargo de servidor público não precisam mais fazer nada da vida, porque já está garantido para a vida toda no serviço. De certo ponto de vista é verdade, pois somente por alguma atitude bastante grave poderá ser exonerado do cargo, contudo ser funcionário público não é um ativo necessariamente.
Para relembrar-lhes, um ativo é um bem que traz ganhos, renda, aumenta o seu capital ou patrimônio, enquanto que um passivo é tudo aquilo que tira dinheiro da sua conta ou que muitas vezes parece ser um ativo e é um passivo, como alguns imóveis.
Ser funcionário público é muito bom, você tem garantia de receber o seu salário, possui a certeza da não demissão de uma hora para outra, enfim, existem diversos benefícios, embora que também existam diversos pontos negativos. Mas você deve lembrar que ao fim de sua carreira, mais de 30 anos depois, você para se aposentar sofrerá uma boa diminuição na renda, o seu poder aquisitivo será reduzido e em alguns casos poderá cair pela metade do que vinha(não se esqueça que existem algumas bonificações que você só ganha enquanto estiver trabalhando), e nisso muitas pessoas acabam por se endividar de forma dantesca.
Então o que fazer para evitar cair o padrão de vida na aposentadoria?
Uma das coisas que vejo com melhores olhos é investir em imóveis, uma vez que você por ter um contra-cheque que lhe da a garantia de ter salário, poderá ter um crédito interessante em instituições financeiras, o que pode vir a proporcionar um grande valor com juros interessantes, facilitando assim para algumas negociações, porém, cuidado! Muita cautela e tato para saber onde investir, caso contrário invés de adquirir um ATIVO, poderá estar adquirindo um PASSIVO, e assim ter mais prejuízos do que lucros.
Outra opção interessante é entrar em planos privados de aposentadoria e previdência, que muitas vezes exigem do interessado muita calma na leitura do contrato em virtude das pequenas letras e entrelinhas, para que não seja surpreendido a longo prazo e venha a ter grandes prejuízos.
Ainda como alternativa, é muito interessante separar valores de seu salário, em geral as pessoas que buscam uma aposentadoria tranquila, poupam em torno de 10 a 20% do seu salário e investem em diversas modalidades de investimentos. A que mais recomendo, por se tratar de longo prazo(pensemos em 30 anos), são ações, com empresas sólidas e a cada período de dois anos, rever totalmente como estão os investimentos, isto para não ser pego de surpresa por uma empresa que poderá vir a quebrar em breve.
Mas para finalizar deixo destacada a frase do tópico: SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO NÃO É UM ATIVO!
Acredito que seja isso para esta postagem, embora que possamos falar muito mais sobre aposentadoria e sobre o que é ou não um ativo. Espero que seja de grande utilidade para você investidor.
Obrigado pela visita e bons trades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário