Hoje o COPOM decidiu por reduzir a taxa de juros, o que corresponde agora à uma taxa de 11,50% ao ano, o que não nos tira da posição de país com juro mais alto do mundo.
Essa medida era de certo modo esperada pelo mercado, contudo havia uma grande parcela que esperava uma redução de 1% na taxa. Esse tipo de atitude possui como objetivo controlar um pouco mais a inflação que o país vem enfrentando, e já se prevenir com relação à forte crise que vem assolando os Estados Unidos e a Europa, crise esta que pensou o mercado já ter se aliviado, em 2010, entretanto, hoje está encarando grandes dificuldades que vão desde falta de vagas de emprego até complicações para as pessoas físicas conseguirem capital para manterem um padrão de vida que seja ao menos, ideal para que possam manter uma qualidade de vida que vinham tendo.
Para o Brasil a queda dos juros, que poderemos ter em 2012 uma taxa mais baixa ainda, podendo atingir os 10% anuais, representa uma melhor acessibilidade aos consumidores e par aa indústria nacional, contudo ainda devemos ficcar alerta para o consumo, uma vez que é esse um dos principais fatores que comanda a inflação.
Já é previsto pelo Banco Central o rompimento do teto de 6,5% de inflação para esse ano, isso é proporcionado em virtude de diversos fatores, contudo não necessariamente em virtude da crise mundial, mas sim talvez por ausência de pulso por parte dos governantes quando o assunto é mercadorias de consumo como petróleo, alimentos e alguns itens de nicho.
Interessante ficarmos atentos para as novas decisões, pois poderemos ter - ou não - um natal mais interessante para as famílias brasileiras.
Obrigado pela leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário