
Olá!
Estamos agora acompanhando de perto as notícias sobre a dívida italiana, que é está 200 bilhões de dólares acima do seu PIB. Até semana passada tinhamos somente a Grécia nesse cenário de risco, agora já estamos com Itália e claro, os países da volta, mas a mais preocupante é a da Itália que ultrapassa os $ 2 trilhões, sendo a maior de toda a zona do euro, inclusive se juntarmos as dívidas dos outros países possivelmente não atingiremos a dívida da Itália.
Mas não só da Europa vivemos, é importante salientarmos que os Estados Unidos também estão prestes a ingressar em problemas econômicos, e hoje ainda ficou mais evidente ainda com a recuada do Presidente do FED, Ben Bernanke, onde ele havia dito semana passada que o governo estava apto a aprovar novos programas de estímulos econômicos, porém hoje já recuou citando que não ha no momento alguma possibilidade de prática de algum pacote de incentivo econômico para o país.
O momento em um cenário macroeconômico exige muitos cuidados e atenção por parte dos investidores, pois creio que poderemos ter uma forte recessão novamente em breve, mesmo com os pacotes sendo aprovados e postos em prática pelos governos dos países em busca da recuperação da crise.
Particularmente recomendo cautela nos investimentos de médio e curto prazo, em especial em empresas que dependam bastante de exportação e importação para os países europeus, seja de matéria-prima ou de seus produtos finais, mas é de muita cautela. Dizendo isso de certo modo contrario premissa de que um investimento de longo prazo que é de analisar uma boa empresa e comprar suas ações sem se importar, desejando apenas os dividendos, porém é uma forma de proteção ao capital, se eu pudesse realizar minhas ações ainda com lucro e soubesse que viria uma crise que iria desvalizar as mesmas, venderia e compraria durante a crise, no período de baixa. De certo modo é o que podemos fazer aqui no Brasil hoje, pois o IBOVESPA está indeciso em virtude de tal conturbação mundial, mas quando subir...
Então leitores, por hoje o que temos relativo ao cenário macroeconomico mundial é isto, mais tarde irei postar, como falei no twitter, sobre formas de proteção de capital em operações em bolsa. Confira!
Obrigado pela visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário