Olá!
Hoje em meio ao feriado(não da bolsa) resolvi colocar em pauta um assunto que penso ser de grande importância para quem busca a sonhada independência financeira. O assunto é: Ter o próprio negócio é um dos meios para ser independente financeiramente?
De fato muitas pessoas resolvem abrir seus negócios e acabam falindo dentro de pouco tempo de sua existência, isso se dá pela imperícia na gestão do negócio, por falta de conhecimento na área de atuação ou até mesmo por inabilidade em questão de gestão empresarial.
Muitas empresas no atual cenário brasileiro dão certo, enquanto outras somente nadam em um mar de dívidas, mar este cada vez mais profundo. Esse problema ocorre pois antes de constituir a empresa de fato, temos que elaborar um plano, o Plano de Negócios, que é onde irão todos os dados sobre a empresa, desde a sua missão até o planejamento de vendas, localização e estudos dos concorrentes, porém muitas pessoas não fazem tal plano, seja por simples desconhecimento ou por pensarem que não precisam disso ara que o seu negócio dê certo.
Outro fator que faz muita diferença para um negócio dar certo ou não, é a sua localização, podendo ser um fator determinante para o sucesso ou para o fracasso do empreendimento. Mesmo que muitas pessoas não pensem que isso é um fator importante, temos como primordial uma boa localização, por exemplo, você já viu alguma loja de departamentos, com artigos de luxo em algum bairro de baixa renda? Ou então você já viu uma padaria localizada em uma rua onde as pessoas passam somente no caminho que as leva para o trabalho, e não para suas casas? O problema da localização é que os melhores pontos são os mais valorizados, e como conseqüência disso, dependendo do seu empreendimento, o valor de um aluguel ou financiamento para compra, poderá acarretar em um grande valor retido do que poderia ser seu lucro, ou muitas vezes, você nem consegue ter lucro devido aos altos valores.
Ter um empreendimento próprio pode significar ótimos lucros, desde que você saiba investir e tenha noção da área que você irá atuar, isso significa que a palavra chave é CONHECIMENTO, conhecimento do que você irá fazer, conhecimento do mercado, conhecimento de técnicas de tratar com o público, enfim, das mais diversas áreas.
Um sistema bastante comum nos dias atuais é o das FRANQUIAS, que você compra uma ‘filial’ de uma empresa, como por exemplo, McDonald’s, por digamos 100 mil reais, e você deve arcar com custos de construção do espaço, que deverá ser autorizado pela franqueadora(Mc Donald’s no caso) e então você irá ser guiado pela franqueadora, que também se responsabiliza pelo treinamento de funcionários. É um tipo muito bom de investimento para quem não possui tanto conhecimento na área, porém, você poderá se sentir como se o empreendimento não fosse seu, uma vez que existem várias regras e normas impostas pela franqueadora, como por exemplo, regulamentação de vitrines, regulamentação de espaços, número máximo de mercadorias ou até mesmo impor um número mínimo de vendas. Considero bom para quem saiba trabalhar sob pressão e não queira se aprofundar em conhecimentos de mercado e etc.
Portanto antes de investir em um empreendimento, estude, analise, utilize-se da calma, porém com a confiança que você deve ter para que tudo dê certo e seja realizado ao seu modo. Você pode sim ser independente, basta ter visão empreendedora e não desistir dos seus sonhos e objetivos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário