quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ratings e classificações de risco

Bom dia meus amigos leitores!

Chegamos em uma sexta-feira, que não é 13, mas como toda sexta-feira, nos dá vontade de emendar logo no final de semana e descansarmos... Mas venho aqui para explicar, conforme o prometido, sobre os ratings e classificações de risco em relação aos países.

Então vamos lá... Ratings são nada mais do que graduações, classificações feitas por agências, empresas, que são especialistas nisso, na verdade são bem poucas agências, e ha claro, as principais nesse setor. Podemos destacar as agências Fitch Ratings, Moodys e Standard & Poor's e cada uma tem o seu escalonamento de notas não sendo assim algo padrão.

Certo, mas eu falei falei e o que é classificado nesse tal de Rating aí?
Isso classifica a capacidade de um país de honrar as suas dívidas, no caso anterior à crise de 2008 nós tinhamos vários paises europeus em classificações ótimas, e inclusive pouco antes do mercado financeiro começar a oscilar e cair, o Brasil havia ganho o Grau de Investimento, sim, pois em uma primeira classificação nós temos o patamar de Grau Especulativo e o Grau de Investimento, sendo o primeiro o mais baixo deles, onde estão os países que só servem para especular com o capital e ter um rendimento talvez maior, e os Grau de investimento que são países mais seguros para se aportar capital, por terem uma solidez maior em sua capacidade de pagamentos.

Já agora depois da crise, muitos países europeus estão com classificações horríveis, que chegam a ser de países com grau especualtivo somente(e inclusive classificados como devedores com alto risco de não pagamento de dívidas). Isso se deu por um grande endividamento para cobrir algumas medidas tomadas, como incentivar o consumo, variação de taxas de juros dentre outras medidas - necessárias - para regular o movimento da crise.

Aproveito para colocar aqui uma tabela que encontrei, bem completa sobre essa questão da classificação e o que cada uma quer dizer de acordo com as três agências citadas.

(Clique aqui para ampliar)

Então meus amigos, creio que por enquanto seja isto. Essa questão de Ratings é bem simples, porém bem útil e que afeta bastante o mercado financeiro em seus movimentos. Em especial quem é mais simpático com a análise fundamentalista releva bastante esse tipo de classificação, bem como outros dados, claro, porém é interessante que saibamos, nem que seja para entendermos quando o Willian Bonner fala que tal país foi classificado como CCC pelas agências (risos).
Tentarei ainda hoje fazer nova postagem sobre o mercado de ações mesmo, mas vocês sabem, sexta-feira temos de fazer tudo o que não conseguimos durante a semana...

Obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...