sexta-feira, 26 de junho de 2009

Analisando os gastos

Olá pessoal!

Venho mais uma vez com uma postagem referente à educação financeira. Hoje vamos analisar um pouco das dívidas, coisa que todo mundo - ou a grande maioria das pessoas - tem.

Uma pessoa endividada é aquela que compra um produto, e posteriormente não possui condições de arcar com o seu pagamento ou até mesmo com o seu custo de manutenção(no caso de bens como imóveis, veículos e etc), também é aquela pessoa que faz financiamentos ou parcelamentos, pois queira ou não, ela contraiu uma dívida a ser paga em X vezes, devendo ser cumprida.

Quando uma pessoa está gastando além do que recebe, é um indicativo que há um problema grave na organização orçamentária na vida desta pessoa e que não é de tempo recente. Ninguém se endivida de uma hora para outra, a não ser que tenha algum distúrbio, ou seja compulsivo por compras. Uma dívida - e aqui tratamos dívida como aquela que deveria ser paga, não no caso dos parcelamentos e financiamentos - é contraída ao longo do tempo, pois a pessoa vê que aquilo que ela recebe, não é mais tão suficiente quanto antes e mesmo assim não toma medidas para adequar-se, sendo assim, podemos dizer que na maioria das vezes é possível prever um endividamento.

Mas vocês perguntarão, como localiza-lo? A resposta é simples, basta fazer um acompanhamento mensal do quanto estamos tendo de receita e o quanto estamos tendo de despesas, também é bom vermos o que temos de ativos(aquilo que nos dá dinheiro) e de passivo(aquilo que nos toma dinheiro). Se ao longo de um período, digamos que, 3 meses, vermos que o dinheiro está "diminuindo" mas os gastos continuam os mesmo, se for algo como a inflação, até tudo bem, mas é importante ir controlando para igualmente não deixar chegar na ponta do funil. Caso esteja sobrando uma boa quantia e os gastos não estejam aumentando, tudo certo com a sua receita.

Vamos analisar? Deixo como missão para você, analisar o seu custo de vida, ou seja, com quanto você vive hoje? Você gasta mais do que recebe? Se a resposta para essa última questão for sim, que tal ver o que está acontecendo de errado? Sim, algo está errado, então vamos analisar.

Na próxima postagem abordarei sobre como sanar as dívidas e como fazer a renegociação das mesmas por outras com juros menores.

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...