Nesse post vou abordar um pouco o tipo de gráfico a ser utilizado nas análises.
Certamente quem já procurou alguma coisa, viu algum comentário ou sugestão de investimento baseado em gráficos percebeu que falam em "Gráfico diário" ou 'Gráfico de x minutos", pois bem, Cada gráfico tem um tempo, como vemos nesse a seguir:

Nesse gráfico cada candle, que é cada parte em vermelho ou verde, significa um dia. Os vermelhos siginifcam queda e os verdades alta. Cada candle corresponde a um dia. Geralmente esse gráfico é utilizado quando o objetivo do investimento é de médio e longo prazo, ou quando a bolsa está em um bom momento, e não de indecisão.
Já nesse outro gráfico abaixo podemos ver um cenário diferente...
Nesse gráfico vemos que cada candle representa 30 minutos de pregão. Ou seja, agora invés de cada barrinha representar um dia, representa somente 30 minutos. Geralmente utilizamos esse gráfico quando queremos fazer negociações rápidas, como comprar na segunda-feira e vender na própria segunda, ou então, ficar poucos dias com a ação. Gráficos assim, ou com tempos menores, também são muito utilizados em épocas como a de agora, em quem um dia o mercado está de bom humor, subindo 5%, mas que no outro dia pode reverter e ficar em queda de -5%.Claro que cada pessoa tem o seu modo de investir, a sua aversão ao risco e também o desejo, esse último o responsável por grande parte de prejuízos, e as vezes de lucros também, então decidir que tipo de gráfico utilizar é uma decisão pessoal. Eu mesmo para alguns ativos utilizo gráfico diário e para outros investimentos utilizo gráficos mais rápidos, de 60, 30 ou até mesmo de 20 minutos.
Espero que tenha sido um pouco esclarecedor esse post, com relação à grafismos.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário